Resenha Nacional || "O Preço de uma Traição" - Katia Eli Pereira, João Fernandes da Silva Júnior



Petit, 2014, 1ª Ed. 

"A obra vencedora do Concurso Literário Petit 30 Anos de Literatura – categoria romance – traz uma envolvente e atualíssima história. Richard é um homem rico, tem uma bela casa, uma carreira bem-sucedida e, aparentemente, uma família feliz. Porém, o dinheiro não compra a eterna felicidade e perturbações começam a surgir em sua vida. Rosana, sua esposa tão dedicada à família, sem motivo aparente, começa a dar sinais de depressão e inicia um processo de isolamento, afastando-se do convívio familiar. Anita – uma bonita e insinuante jovem – é contratada como babá para cuidar das filhas do casal. Porém, Rosana sequer imagina como esse “anjo mau” irá destruir a harmonia de seu lar. Anita, ambiciosa, seduz Richard, tornando-se sua amante. Ele não sabe, mas é médium e por suas ações inconsequentes, envolve-se em estranhos fenômenos".



"O preço da traição" é um romance espírita que, como o nome diz, irá tratar das consequências de uma traição.
Narrado em terceira pessoa, a história se passa em São Paulo, onde Richard, um advogado de 43 anos, pai de Fernanda e Ana está vivendo em um apartamento longe da família. 
Richard começa a refletir sobre os seus atos realizados há alguns meses, que lhe custou o casamento e causou uma grande tragédia.

Sua ex-esposa é Rosana, uma mulher que começou a ficar depressiva por não se sentir realizada. Durante o casamento dos dois, Rosana cuidava das filhas e da casa, mas conforme os anos foram passando, ela começou a se sentir frustrada por não exercer sua profissão, o que acabou levando-a à depressão. Richard não entendia o motivo das crises da esposa e preocupado com as filhas, resolve contratar uma babá.

Anita Garcia é uma jovem de 19 anos que teve uma vida pobre mas sempre sonhou em ser uma "madame". Sem concordar com as "frescuras" da patroa (como alguém que tem tudo - entende-se $ - pode ficar deprimido?) ela começa a dar uma atenção especial ao patrão.
A "falta de respeito" de Richard com a esposa é logo percebida: Rosana não gostou de Anita, achou que a garota tinha segundas intenções e pede ao marido para despedi-la. Por sua vez, Richard, já interessado em Anita, se recusa. A partir desse instante, essa família desmorona de vez.

"A antipatia foi mútua e instantânea. Desaprovou aquela figura em sua casa e reclamou, achando-a um tanto vulgar e irresponsável. A babá intimamente também criticou a patroa: sem medir as palavras, considerava Rosana mulher fútil, apegada ao luxo e inconsequente. Segundo a sua opinião, ela se fazia de deprimida somente para chamar a atenção". (p.38)

Como se trata de um livro espírita, a história traz diversos ensinamentos sobre perdão, crescimento pessoal/espiritual e a necessidade de aprender com os seus erros. 
Para os leitores que apreciam esse gênero, "O preço de uma traição" é recomendado.
Em relação à revisão, diagramação e layout, a editora realizou um ótimo trabalho. Encontrei um único errinho na página 13, mas nada que interferisse na leitura. A capa chama a atenção. 

"Um dia entrou naquela casa para trabalhar como babá e agora a deixava para ir morar com o patrão em um lindo apartamento e, quem sabe, com um filho dele no ventre..." (p. 95)

14 comentários:

  1. Não conhecia este livro nem seus autores, é legal essa inciativa de trazer livros nacionais pois, acreditem, nós também temos livros muito bons. Após ler o livro "Violetas na janela", tenho uma excelente imagem sobre livros espíritas. O livro ,pela sinopse, trata de coisas do cotidiano(traição, depressão, reflexão após os erros...) não irei ler ele pois não é o que eu costumo ler, apesar de sempre ser bom sair do habitual,mas parece uma graça para quem busca um nacional mas maduro.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia, tudo bem?
      Eu sou uma pessoa um pouco suspeita pra falar, pois não separo a literatura em "nacional" ou "estrangeira". Leio os livros independente disso, e avalio cada um individualmente. Classificar a literatura como boa ou ruim de acordo com a nacionalidade do escritor não funciona comigo rs....
      Esse livro em particular, é uma ótima sugestão para os fãs do gênero. Quem tem interesse em livros espíritas, "O preço de uma traição" tem um bom enredo.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi Carol.
    Não costumo ler muito romances espíritas, não é muito o meu tipo de leitura. Mas achei bem bacana a mensagem que a história passa sobre "perdão, crescimento pessoal/espiritual e a necessidade de aprender com os seus erros".
    Mas, confesso que já fiquei com raiva do Richard e da Anita.
    A capa chama atenção, mas eu pensava que se tratava de um erótico =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela Liu, tudo bem?
      Eu também fiquei com raiva do Richard e da Anita rsrs
      A capa enganou não foi? Antes de ler a sinopse, eu pensei que era outro tema também.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi! Acho excelente trazer também um pouco da nossa literatura, que, como sempre, nos rende bons frutos. Sobre esse livro, talvez eu não o leria não é muito o gênero que me prende, mas gostei da história trazer temas bastante comuns e fazer um diferencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja, tudo bem?
      A história é ótima e a abordagem realmente é diferente. Concordo com você, e acho importante quando existe esse diferencial.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  4. Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas nunca me interessei, pois parece ter um enredo bem previsível,sendo assim, não tenho interesse em ler .

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante de sua resenha. Me interessei por essa história que é super comum hoje em dia em nossa sociedade.
    E será que vamos descobrir o verdadeiro preço de um traição? Bjs

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não me identificar com os ensinamentos espíritas, gosto de ler coisas diferentes, abordagens que fogem do padrão. E acho que esse livro pode oferecer isso!
    Não seria minha primeira opção de leitura, mas acho que leria caso tivesse a chance!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi! Não gosto de ler esse gênero, mas tenho que assumir que esse romance parece ser envolvente, amei a ideia que ele trás, é algo tão comum que vemos no dia a dia, entretanto acho que os autores conseguiram tirar algo surpreendente disso.

    ResponderExcluir
  8. Olá gosto de romances espíritas mais eu deixo de lado ao máximo. Pq absorvo muito e fico numa ressaca danada .Amei essa capa nunca diria que era um romance espírita rsrs

    ResponderExcluir
  9. Parece forte e encantador. Mesmo sendo espírita, muitas pessoas não gostam de ler, mas fiquei curiosa para saber como se daria.
    A capa é realmente incrível.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  10. O livro trata de um tema que não gosto, traição..não gosto dela em caso algum, principalmente no casamento..é não sou de perdoar..talvez eu devesse ler rsrs. Ele tem uma capa muito linda,
    bom saber que a editora teve um cuidado na revisão,
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Como já comentei algumas vezes, os gêneros dessa editora não me interessam.
    Mas para os que gostam, taí a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir