Resenha: "O Teste" - Teste - Livro 01 - Joelle Charbonneau



Única, 2014, Edição 1ª

"No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?"





"O teste" é o primeiro livro de uma nova distopia que traz elementos incríveis que prendem a atenção do leitor do início ao final.

A história é contada através do ponto de vista de Malencia, mais conhecida como Cia. Após terminar os estudos no colégio, apenas alguns jovens são selecionados para estudarem na Universidade. Esses escolhidos são a promessa para o futuro. Após serem selecionados, os jovens precisam passar pelo "Teste" para que os governantes saibam quais deles estão aptos e poderão ajudar a resolver os problemas existentes, como escassez de alimentos ou descontaminar as águas.

Cia mora com sua família em um local chamado Cinco Colônias. Faz muito tempo que um aluno de lá foi chamado para realizar "O Teste" e nesse ano quatro alunos, incluindo Cia, são selecionados. Incrível, não é?

A questão principal desse primeiro livro é no que consiste o Teste. E no momento em que o leitor descobre, fica viciado na série.

O livro é construído de maneira que não apenas o condicionamento físico dos personagens é levado em conta. O raciocínio rápido, a inteligência e a capacidade de sobrevivência são colocados a prova, demonstrando que existem mais situações que o governo não quer dividir com a população.

A trama é repleta de ação. Cia é uma personagem feminina forte, não depende dos outros e fará escolhas difíceis para chegar ao final. 

Com um enredo repleto de personagens dúbios (nunca sabemos em quem Cia pode confiar), a história sem sombra de dúvida tem todos os elementos necessários em um livro para alcançar a perfeição.

A capa se destaca com o fundo caótico e o símbolo em vermelho e amarelo, e a revisão foi bem feita.

"Na escola, aprendemos que, há noventa anos, Tosu City foi criada como o primeiro sinal tangível de que as pessoas haviam sobrevivido aos Sete Estágios da Guerra - os Quatro Estágios de destruição que os humanos lançaram uns sobre os outros, então os Três Estágios subsequentes - em que a terra lutou de volta". (p. 65)

11 comentários:

  1. Sempre foquei em livros policiais e de romance.
    Mas tenho lido tantos comentários sobre livros parecidos com o Teste, que tenho vontade de conferir.
    Vou ler.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho interesse de ler o livro
    Não gosto muito de livros de Ação :/

    ResponderExcluir
  3. Adoro distopia, esse está na minha lista de desejados =D

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito o livro, eu gosto quando as protagonistas femininas são fortes e não dependem dos outros, ponto para o livro.
    E amo uma distopia,
    a capa é diferente, eu pretendo le lo, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Este é o gênero que mais gosto, e estou doida para ler este livro, e pelo visto tenho ótimos motivos para isso né?
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    O livro parece ser bom, gosto quando a personagem principal é forte e sabe se virar sozinha e esse livro parece a principal exatamente assim. Gosto de livros que põe ação e espero que esse não me decepcione.

    ResponderExcluir
  7. Mais um livro que já conhecia, mas não gostei muito, muito diferente dos livros que estou acostumada a ler.

    ResponderExcluir
  8. Uau, amei esse quote no final! !

    Quero muito ler esse livro, pois amo distopias, e essa parece perfeita! !!

    ResponderExcluir
  9. Comecei a leitura desse livro e já estou viciado, na forma como é narrado e nas cena de ação, essa trilogia distópica tem tudo só para melhorar nos próximos volumes, achei ágil e envolvente a forma como Joelle escreve, Cia é uma personagem apaixonante, mesmo com os avisos ela se arrisca e faz o que quer, há muito segredos para se desvendar e quero saber onde isso vai dar.

    ResponderExcluir
  10. Quero MUITO ler =)
    Vários já me indicaram e dizem que ótimo e tudo mais... estou ansiosa para fazer a leitura, claro kkk
    Espero não me decepcionar. CAPA LINDA, apenas uma observação kk

    ResponderExcluir
  11. Gentee acabei de compra o box desse livro, nunca li Maze Runner ou Jogos Vorazes mas esse confesso estou supperr ansiosa pra ler. Bjinhos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir