Resenha: Uma Obsessão Sombria - A Formação de Victor Frankenstein #1 - Renneth Oppel




iD, 2013, Edição: 1ª

Neste livro, baseado na clássica novela de terror de Mary Shelley, Frankenstein, conhecemos o jovem Victor Frankenstein, que depois se tornaria o cientista que deu vida à famosa criatura. A história começa quando, aos 16 anos, ele entra numa viagem sinistra que mudará sua vida para sempre. Abalado pela doença misteriosa e incurável de seu irmão gêmeo, Victor se deixa levar pelo mundo perigoso da alquimia e sai em busca de ingredientes nada convencionais, mas que teriam o poder de criar o Elixir da Vida. Victor sabe que não pode falhar. Mas ele não imagina o quanto precisará sacrificar em nome dessa empreitada.




- "Por quê? Por que foi só a mim que você atacou?
- Porquê você - ela murmurou - é o verdadeiro monstro.
E então ela morreu, me deixando em choque." 



A história tem inicio com Victor, seu irmão Konrad, sua prima Elizabeth e Henri interpretando uma peça no salão de baile, onde Victor interpreta o gêmeo mal que mata seu próprio irmão em busca de ganância e poder! Querendo tornar-se único e poderoso sem ter de dividir o brilho com mais ninguém!
Bom isso é apenas uma peça que eles estão interpretando, porém não é tão diferente da vida real de Victor, pois ele sente-se ofuscado pelo seu gêmeo Konrad e sonha em se tornar melhor que ele. Quem pensa que por conta disso Victor seja obscuro e incapaz de amor engana-se, pois ele ama seu gêmeo apesar de invejá-lo!

Este livro nos conta como Victor Frankenstein tornou-se fascinado e ao mesmo tempo obcecado pela alquimia e por tudo que diz respeito à criação! 

Enquanto Konrad é mais centrado e suave, Victor é extremamente curioso como mencionado diversas vezes no decorrer da leitura e apaixonado por aventura.. Tem sonhos de grandeza e deseja de todo o seu coração tornar-se conhecido. Ele é daqueles tipos de personagem que não mede consequências de seus atos, apenas vê algo e vai atrás.

Em dado momento Konrad, Elizabeth e Victor encontra a biblioteca escura, que contém livros proibidos que envolvem alquimia e sugere magia.. Isso simplesmente fascina Victor, por mais que ele não seja grande fã de leitura vê-se extremamente interessado pelo conteúdo da biblioteca. Seu pai os proíbe de ir até ela, porém Victor quebra a promessa quando seu irmão adoece.. Ele almeja encontrar o Elixir da vida para curar seu irmão cuja enfermidade vai ceifando sua vida pouco a pouco.. Em busca de tal Elixir, Victor se envolve em grandes aventuras juntamente com Elizabeth e Henri e acabam por se envolver com um antigo alquimista proibido de praticar tal ato.. Polidori os ajuda na empreitada pela criação do Elixir. Mas será que suas ações são de todo honestas?

Por mais que existam boas intenções por detrás das ações de Victor, a ganância e ânsia por ultrapassar seu irmão são visíveis.. Inclusive após perceber que seu irmão e Elizabeth estão envolvidos, Victor descobre que também ama Elizabeth.

A história é muito bem escrita e descrita, Victor jura a todo instante que fará algo grandioso e será conhecido!


"Cobri meu rosto com as  mãos e me fiz uma gélida promessa.
Prometi que voltaria a ver meu irmão. Ainda que eu precisasse 
violar todas as leis secretas deste mundo."
pág.352

 

7 comentários:

  1. Eu nunca tive curiosidade de saber mais sobre a história do Frankstain, mais depois que o Victor apareceu em Once Upon a Time fiquei curiosa pra saber mais...

    Esse livro deve ser bem bacana, por contar porque ele ficou tão obcecado por reviver seu irmão, como ele aprendeu essas técnicas....

    ResponderExcluir
  2. Adorei o livro, adoro Frankenstein, e saber como tudo começou deve ser maravilhoso, quero ler!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Karini, tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, mas estou curiosa, a historia parece ser muito boa, gostei muito da sua resenha, ela fez com que minha vontade de ler o livro aumentasse, e eu adorei a capa dele.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Apesar de gostar de livros de fantasia e coisas sobrenaturais, esse livro não me empolgou!! Quem sabe no futuro eu mude de idéia!!!

    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Gostei da capa. A história parece ser muito interessante. Eu gosto de Frankestein e tudo que diz respeito à sua história. Fiquei muito curiosa pra saber como tudo começou.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante, gostei de saber um pouco mais sobre o livro, o enredo, os personagens.
    Obrigada por postar!

    ResponderExcluir
  7. Gente...
    Obrigada por postar a resenha desse livro.
    Gostei tanto que já está entre os meus desejados. :)

    ResponderExcluir