Resenha: O Segredo do meu marido - Liane Moriarty




Editora Intrínseca, 2014, Edição 1ª
Ela virou o envelope. Estava lacrado com um pedaço de fita adesiva amarelada. Quando a carta tinha sido escrita? Parecia velha, como se tivesse sido anos antes, mas não havia como saber ao certo. Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta que deve ser aberta apenas quando ele morrer. Imagine também que essa carta revela seu pior e mais profundo segredo - algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você encontra essa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo... Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, um pilar da pequena comunidade em que vive, uma esposa e mãe dedicada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas uma carta vai mudar tudo, e não apenas para ela: Rachel e Tess mal conhecem Cecilia - ou uma à outra -, mas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela. Um romance emocionante, O Segredo do Meu Marido é um livro que nos convida a refletir até onde conhecemos nossos companheiros - e, em última instância, a nós mesmos. - Quinto livro de Liane Moriarty, O Segredo do Meu Marido alcançou o primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times apenas duas semanas após seu lançamento. - Considerado pelas revistas People e Entertainment Weekly um dos 10 melhores livros de 2013, foi eleito também o melhor livro do mês de agosto pela Amazon. - O Segredo do Meu Marido já teve os direitos de publicação vendidos para mais de 20 países e os direitos cinematográficos adquiridos pela CBS.

Realista, chocante e perturbador! 
Karini Couto

Boa tarde seus lindos, não me contive e vim publicar a resenha desse livro que acabo de ler e amei, amei e amei!
Mais uma vez a Intrínseca arrasando nas publicações que realiza. De cara já posso dizer que apesar da capa simples eu adorei a mesma e que de fato para aqueles que leram O segredo do meu marido podem concordar que combina e muito com o enredo!

Errar é humano; perdoar é divino.
Alexander Pope

O livro relata o cotidiano e as questões que envolvem uma família e seus conflitos diversos, e ainda inclui um assassinato não resolvido e o que isso causou na vida de diversos personagens! A forma como Liane Moriarty descreve cada personagem é simplesmente realista e chocante de uma forma boa, pois podemos nos ver em diversas atitudes e pensamentos que ela nos mostra ao longo de sua história. Nesse livro também veremos retratados de diversas maneiras o caráter do Ser Humano no que se diz respeito ao certo e errado, e até mesmo a sacrifícios que estamos ou não dispostos em prol do que acreditamos ou daquilo que forma nossa opinião, principalmente levando em consideração que qualquer decisão tomada irá afetar de maneira definitiva o rumo da sua vida e daqueles que ama. Afinal, é muito fácil julgar quando não é conosco.. Emitir uma opinião de certo e errado quando se trata da vida de outra pessoa é mole, mas quando acontece conosco, debaixo de nosso teto e abala aquilo em que sempre acreditamos, muitas vezes perdemos o chão e não sabemos como agir ou mesmo quem somos! E aí qualquer moral e caráter pode ficar em dúvida!
Como podem perceber a história de Liane Moriarty é profunda, realista e muito, mais muito impactante! Vale a pena! E valeu a pena eu ter escolhido esse livro na Saraiva para comprar em meio a tantos outros que estavam disponíveis!

O problema da verdade é que ela pode mudar tudo...

Essa frase certamente é um fato incontestável; afinal a verdade é libertadora e ao mesmo tempo pode ser devastadora!

Em O Segredo do meu marido conheceremos Cecília uma mulher madura, bem casada, com três filhas saldáveis e uma vida bem sucedida em todos os aspectos. Além disso, Cecília é representante de pais e amigos da escola St. Angela onde suas filhas estudam e onde ela mesma estudou quando criança e adolescente, assim como consultora da Tupperware. Sua família não se preocupa com dinheiro e ela e seu marido John-Paul se dão  muito bem, pois acharam no casamento algo que pode destruir tantos outros, mas no caso deles os une .. Que é a rotina familiar, as filhas, os sonhos do que desejam para elas no futuro e etc. Cecília é uma mulher bonita, mas que nos últimos 6 meses não sabe o que é sexo, pois seu marido simplesmente não a procura desde então. Isso começa a deixá-la aflita e bastante pensativa nos motivos para o qual isso possa estar ocorrendo. Ela começa a pensar sobre ele ser gay, ter uma amante, sobre ela não estar de alguma forma atendendo as expectativas do marido.. Tudo isso é muito confuso e a está incomodando bastante! Ela é uma mulher bem realizada e até mesmo invejada em sua comunidade, por ser alguém tão bem resolvida e feliz! Porém o que ninguém imagina, nem mesmo Cecília é que sua vida está prestes a mudar por conta de uma carta escrita por seu marido na ocasião do nascimento da primeira filha do casal (Isabel). Uma carta que deveria ser aberta apenas em caso da morte de John-Paul e não antes. Uma carta que irá abalar o casamento e a vida dos personagens criados por Liane Moriarty. Tudo por causa do muro de Berlim, algo que sua filha Esther anda obcecada em pesquisar e saber mais a respeito, algo que de certa maneira envolve todos os personagens da história. Se Cecília não tivesse ido procurar um pedaço do muro de Berlim para dar a Esther não teria encontrado a carta de seu marido e a verdade não a estaria corroendo por dentro! As vezes a ignoârncia pode ser uma benção e não sabemos!

Não preciso lhe dizer isso, não é? Você é mãe.
Faria qualquer coisa pelas suas filhas, assim como eu faria
qualquer coisa pelos meus.
pág.205 (conversa entre Cecília e sua sogra)

Quem imagina que Cecília saiu abrindo a carta e lendo, engana-se, pois mesmo morrendo de curiosidade ela respeita seu marido e acredita que não deva fazer isso sem antes consultá-lo e é quando o consulta que tudo começa! Claramente John-Paul fica perturbado com o achado de sua esposa e estando em outra cidade (viajando a trabalho) a faz prometer que não abrirá a carta, alegando que é algo bobo e sem importância. Cecília percebe as nuances de preocupação na voz de seu marido, mas mesmo assim guarda a carta junto ao testamento da família intacta e não mais no soton como estava antes.

Se isso é uma brincadeira, não tem graça alguma - disse Tess.
 pág.27
Além de Cecília e sua família. Conheceremos Tess, uma mulher também bem casada, com um filho chamado Liam e uma prima que é como uma irmã (Felicity), que sempre esteve presente em todos os momentos de sua vida, como se ela fosse um complemento de si mesma! Will, seu esposo é maravilhoso e com ótimo senso de humor. Os três possuem um negócio juntos e ao ser chamada para uma reunião acaba ouvindo algo que irá mudar sua vida, a forma como pensa, questionar-se sobre até mesmo como vê as coisas!

Rachel achou que eles fossem lhe dizer que teriam outro bebê. Foi isso que
piorou tudo. Assim que entraram na casa, ela sabia que havia uma grande notícia.
pág.43 

E para completar o quadro, somos apresentados a Rachel, uma mulher tristonha e viúva, mas que encontrou em seu neto Jacob a alegria para voltar a viver. Rachel perdeu sua filha Janie assassinada quando tinha 17 anos. Robb (seu filho) e Lauren lhe dão uma notícia que irá mexer consigo e desencadear pensamentos e atitudes antes adormecidos!

A autora basicamente nos revela O Segredo de John-Paul desde a sinopse, na metade do livro ela deixa claro do que se trata o segredo e o mesmo não é exatamente o que irá ou não dar desfecho ao livro, na verdade é um complemento, algo chocante, inesperado pelos personagens, mas esperado por nós leitores. Mas que mesmo assim não nos faz perder o interesse na continuidade da leitura, pois a partir deste segredo a vida de Cecília se descontrola, as atitudes de Rachel por conta de acreditar que o professor de Educação Física da escola assassinou sua querida filha são impactantes e as coisas vão acontecendo em cadeia.

Além dos personagens citados, tem alguns outros também importantes para a trama, mas que de fato giram em torno das pessoas que coloquei acima!
O que Rachel, Cecília e Tess tem em comum? Todas são da mesma cidade e conhecem as mesmas pessoas, estando interligadas, onde os acontecimentos na vida de cada uma acaba por chocar-se com suas próprias vidas e convicções!

A história de Liane Moriarty nos prova mais uma vez que muitas vezes as aparências enganam e que nem tudo que parece é realmente!

Nenhum de nós conhece os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado.
E provavelmente é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre. Pergunte a Pandora.
pág.364 

Doida para ver esse livro nas telas de cinema!
Obrigada Intrínseca por esta publicação!


9 comentários:

  1. já conhecia o livro , mas havia esquecido dele ahah sua resenha veio me lembrar o quão curiosa fiquei de ler o livro e saber , afinal de contas, qual é o bendito segredo !
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  2. Desde que vi o lançamento desse livro fiquei louca por ele.
    E agora que vi que você gostou tanto só reforçou minha vontade. Gostei bastante dos personagens, principalmente da Cecilia.
    Não conhecia essa autora, e quero começar a conhecer através desse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei emocionada e curiosa a respeito deste livro. Você sita trechos do livro e fala dos personagens que me deixaram intrigada e ansiosa pra saber que segredo tem naquela carta. E o que ela ( a catra) vai acarretar pra essas pessoas. Não vejo a hora de poder ler também. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. O título já é de empolgar qualquer leitor curioso, e depois de ler esta resenha, a empolgação sobe muitos degraus.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse livro!
    Foi a minha primeira leitura da autora e confesso que já estou curiosa para outras obras dela.
    Mesmo sabendo do "segredo" o livro não perdeu o ritmo e o final eu achei ótimo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Essa é a primeira resenha que leio desse livro, e gostei bastante!
    Parece ser muito bom e bem escrito também!
    Eu também acho que pela sinopse dá pra ter uma ideia do que é esse segredo, mas vou ler o livro pra saber se é o que eu penso haha
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, menina que coisa hein, essa é a primeira resenha que vejo do livro e fico feliz dela ser positiva, eu quero muito ler o livro, estou super curiosa para saber que segredo é esse e porque envolve essas mulheres, pelo visto o livro te pega e não tem jeito, a capa é simples, mas é linda, adorei a resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro me chamou a atenção logo no seu lançamento e lendo uma resenha positiva já fico muito animada em ler! Espero amar tanto quanto você!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. A principio não me interessei por esse livro!!! Mas agora ao ler a resenha confesso que estou curiosa e vou acrescentar na minha lista de livros!!! Parabéns pela resenha!!

    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir