Resenha: A Bruxa de Near/Bruxa de Near/Livro 01 - Victoria Schwab


Planeta, 2013, Ed.1ª 
Na cidade de Near não existem estranhos e a velha história da Bruxa é contada apenas para assustar as crianças. Estas são as verdades que Lexi Harris ouviu durante toda a vida. Mas quando um estranho, um garoto que parece desaparecer como fumaça, surge em uma noite do lado de fora de sua casa, ela sabe que algo não está correto. Na noite seguinte, crianças começam a desaparecer de suas camas sem deixar qualquer vestígio e o estranho é o principal suspeito. Mas quando o garoto se oferece para ajudar na busca, algo no coração de Lexi diz que ele esconde outros segredos e não é o culpado. Ela estaria imaginando ou o vento parecia sussurrar através das paredes? Quando a busca pelas crianças se intensifica, o mesmo acontece com a necessidade de Lexi de saber sobre a Bruxa que talvez não seja só uma história para dormir...


Near é o tipo de vila pequena, onde nada escapa ao outro. Como todo lugar pequeno, todos são velhos conhecidos e cada um possui sua rotina pré demarcada. Em Near vive a jovem Lexi, que perdeu seu pai, um caçador e rastreador que a ensinou quase tudo que pôde, principalmente a confiar em seus instintos! Porém não é comum uma garota praticar atividades que não sejam domésticas.. casar, ter filhos e etc. Mas de comum Lexi não tem muita coisa.. e óbvio que seu maior desejo é se tornar tão boa quanto seu pai era!
Lexi vive com sua mãe e sua irmã Wren. Sua irmãzinha é linda e viva, alegra a todos a seu redor; enquanto sua mãe, após a morte de seu marido, tornou-se um ser frio, calado e distante; ela está ali apenas fisicamente.. Sua mente vive a vagar em algum lugar desconhecido! Lexi bate constantemente de frente com seu tio Otto, irmão de seu pai, que não se parece em nada com ele, segundo ela pensa, pois Otto quer controla-la de qualquer maneira e vive em seu encalço julgando-a e tentando fazer com que ela seja uma menina comum como todas as outras! Para Lexi isso é irritante e ao mesmo tempo a faz cada vez mais rebelde!

A vila inteira não gosta de bruxas e existe uma lenda sobre a Bruxa de Near, que mesmo tendo se perdido o real mito, a mesma ainda paira sobre as vidas dos moradores da vila através de canções e brincadeiras infantis. O pai de Lexi, assim como ela mesma, confia nas bruxas do parámo, que foram banidas pela cidade inteira por medo do desconhecido e pura ignorância! Atualmente apenas duas bruxas vivem próximo a Near e ambas, como disse acima, não são bem vistas pela população da vila, apenas Lexi tem interesse em relacionar-se com as mesmas!

Coisas estranhas começam a acontecer quando alguém misterioso chega à vila e isso causa pânico e medo, pois crianças começaram a desaparecer, como em Near não há estranhos, Otto e todo o resto associa os desaparecimentos ao jovem intrigante que chegou.. E assim começa uma verdadeira caça as bruxas, onde não se sabe quanto o mito da bruxa de Near é mito realmente! Ao ver o jovem Cole sendo acusado de raptar as crianças, Lexi se vê cada vez mais disposta a perseguir o verdadeiro culpado que ela não acredita ser o rapaz, mesmo tendo a certeza que ele esconde algo dela! 
Lexi está em uma luta contra o tempo, pois cada vez mais crianças estão desaparecendo e tudo indica para Lexi que a Bruxa de Near está de volta e ela precisa convencer a todos antes que seja tarde demais!

O livro é muito gostoso e eu li em voz alta contando aos meus filhos.. o que foi de fato muito legal! O tempo inteiro vê-los intrigados tanto quanto eu para desvendar o mistério por detrás dos desaparecimentos, foi verdadeiramente tão fascinante quanto a própria história!
A autora conseguiu com maestria misturar mistério e romance de forma delicada e bem delineada! Todo o cenário foi muito bem descrito, assim como o mito da Bruxa de Near!

A história é bem curtinha e mesmo assim muito bem desenvolvida! Amei a capa, está perfeita e foi o que me levou a ler o livro, além é claro de ser uma história sobre bruxas, que eu simplesmente amoooo!
Uma lição muito clara no livro é: "As aparências enganam!" Fiquem cientes disso e se aventurem pelas páginas desse incrível conto!


11 comentários:

  1. Adoro tudo que fala sobre bruxas ou bruxarias. É um tema, pra mim, muito rico e interessante. Esta estória já me conquistou de cara por isso. Mais ainda com personagens tão distintos e ricos de personalidade. Com certeza vou querer ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Amei a capa desse livro, ela está perfeita mesmo, amooo contos de fadas e também amooo histórias com bruxas, sempre tem um pouco de mistério, suspense e claro são envolventes. Gostei muito da sua resenha, e com certeza vou ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não curti, apesar de estar querendo começar a adentrar nesse universo literários das bruxas, esse livro não me agradou, acho que não começaria por ele. Quem sabe mais pra frente eu o leia, porém por enquanto não quero.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  4. que legal que leu para os seus filhos *--* Fare isso qd tiver os meus, mas vai demorar bastante ainda rsrrs adorei a resenha, quantas páginas são? Bjuu
    http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da capa , mas não da história .. aushaus Acho que não leria.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  6. Esse livro me chamou muita atenção quando o vi no skoob, eu gosto de livros que falam de bruxas e magias e nem me lembro qual foi o último que li. Gostei da ideia do livro, e gostei muito da capa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu tenho muito curiosidade em ler esse livro, também acho a capa do livro linda, a historia parece ser envolvente, e a narrativa fluida, adorei a sua resenha, ela só me deixou ainda mais curiosa para ler o livro.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Karini, ganhei o livro em uma promoção, mas ele não chegou ainda, mas concordo contigo, a capa é muito bonita mesmo. Assim que chegar quero ver se leio.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Também ganhei esse livro em uma promoção, mas como tenho muita coisa para ler ele acabou ficando esquecido na estante. Eu gosto de histórias com bruxas e coisas sobrenaturais e pela resenha ele parece ser bem legal. Vou resgatá-lo da estante esse fim de semana.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. A capa é perfeita, amo livros de bruxas. Com certeza vou comprar o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de livros assim!! E esse parece ser muito legal, sem contar a capa que é linda!!!

    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir