Resenha Nacional: "Inspiração" - Gisele Souza



Amazon, 2014, Edição: 1ª - Skoob: Clique aqui
A música nos envolvia numa sensualidade alucinante. Para Layla Bonatti, não havia pessoa mais importante do que o seu irmão, Lucas. Criá-lo desde pequeno cobrou seu preço e seus próprios sonhos foram anulados, exceto um: a música, paixão que cultivava desde que era uma menina. Cantar no bar era o seu único prazer, em suas apresentações deixava transparecer todos os seus sentimentos. Desta forma, encontrou a recompensa tão sonhada: ser amada e valorizada, seus anseios mais secretos. Porém, o fantasma da perda ainda rondava o seu coração. Layla será capaz de esquecer toda a dor e finalmente abrir o seu coração para um intenso romance?





"Inspiração" é um livro de 42 capítulos com narração em primeira pessoa, sendo que os capítulos alternam o ponto de vista de Layla, a Lala e Bruno.
Layla é uma pessoa que cuida com todo amor do seu irmão mais novo, o Lucas. Os dois tiveram uma infância difícil, marcada pela perda. Com 27 anos de idade Lala tem apenas o seu irmão como seu mundo, incentivando-o a estudar e pagando pelo curso dele de medicina, trabalhando em dois empregos: como secretaria em um escritório de advocacia e cantando no Beer às noites. 

Lucas é um jovem responsável que valoriza os sacrifícios feitos pela sua irmã. Dedicado ao estudo, se preocupa intensamente com Lala e sua felicidade.
Layla é gentil, amorosa e determinada. Para os leitores que pensam que é uma protagonista tranquila, não poderiam estar mais enganados. A mocinha é doce mas sabe ser também azeda, frágil, mas em alguns momentos tão forte que o leitor têm vontade de dizer a ela que tudo irá ficar bem e que não precisa vestir sua armadura.
A vida dos dois segue esse ritmo seguro até o dia em que Bruno Petri cruza o caminho de Layla.

Bruno é um médico de 29 anos, cirurgião chefe, dedicado aos pacientes e a necessidade de ajudar ao próximo. Na sua vida pessoal ele não busca compromisso, apenas diversão. Inicialmente o leitor tem uma relação de amor/vontade de estrangular o Bruno, pois em alguns momentos ele é extremamente arrogante quando está "conquistando" Layla. 
Não é difícil de adivinhar que a química que rola entre Bruno e Layla é explosiva e instantânea. A escritora soube dosar bem as cenas hots do livro com uma linguagem extremamente caliente e ao mesmo tempo sem ser vulgar. Com certeza muitos leitores irão suspirar pelas "habilidades" do Bruno.

"Eu não sou convencido, Anjo. É que os fatos não mentem, com a altura dos seus gritos de prazer dá pra saber que eu sou muito bom de cama". (p.194)

O diferencial da trama da escritora Gisele Souza está na composição das subtramas envolvendo os personagens considerados secundários.
Alberto, o melhor amigo de Bruno, Heitor e Elisa, que trabalham no Beer e a família de Bruno: sua mãe Dona Marisa e suas três irmãs: Larissa e seu próprio núcleo familiar, Ana Luiza e Sabrina, todos eles se destacam no momento em que entram em cena. Todos eles possuem histórias individuais que não são anuladas quando Bruno e Layla aparecem. 
A história fala de amor, mas também de confiança e perdão envolvidos em uma trilha musical incrível e marcante. 

Os personagens são cativantes e imperfeitos, e ao realizarmos a leitura de "Inspiração" nos identificamos com cada um deles, com seus medos e anseios e compartilhamos suas esperanças e alegrias. O modo carinhoso como Bruno se refere à Layla ("Anjo") e o modo como ela se refere ao Bruno ("Dr. Garanhão), além das conversas bem articuladas, sarcásticas e instigantes são uma combinação perfeita que levam os leitores das gargalhadas aos suspiros em um piscar de olhos.

A trama é muito bem desenvolvida e construída, e o enredo criado é apaixonante. 
Em relação à revisão foi realizado um trabalho espetacular. A capa chama a atenção e apesar de trazer poucos elementos, transmite um ar de mistério e sensualidade.

"- Você teve uma vida difícil, menina. Deixou tudo o que queria para cuidar de alguém que ama, sua recompensa está chegando, um amor inesperado surgirá. Você tem uma escolha a fazer novamente: confiar ou perder". (p. 46)

22 comentários:

  1. Carol,
    Adorei sua resenha!! O livro também é maravilhoso...um enredo doce e ao mesmo tempo com fortes emoções...ansiosa pelo segundo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika, tudo bem?
      Nem me fale do segundo livro rsrs... Eu comentei no skoob que eu estou ficando agoniada só de pensar em "Impulso".
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  2. Ai, Carol.
    Amei demais sua resenha.
    Obrigada de coração, fico feliz em saber que meu trabalho deu resultado.
    "Inspiração" é muito especial, além de ser minha estreia, coloquei muitos pedacinhos de mim na escrita.
    Beijo, e mais uma vez. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele!!
      Amei o seu livro, de verdade! E como eu já disse para você anteriormente, estou ansiosa para ler mais trabalhos seus ;)
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi Carol, não conhecia o livro e fiquei bem interessada. Gostei de ver que o Lucas reconhece todo o esforço da irmã, em vez de jogar fora, o que muitos fazem.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem?
      A interação entre Layla e Lucas é linda. Acompanhar de perto o amor e o respeito que esses irmãos tem entre eles é emocionante.
      Espero que você leia "Inspiração" e venha nos contar o que achou do livro ;)
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  4. Apesar de ainda não ter lido nenhum livro com autor nacional que me deixasse com gosto de quero mais, mesmo assim não desisto de conhecer mais as obras nacionais.
    Não sei se esse será o que vai me fazer cair de amores pelos livros nacionais, mas pretendo dar uma chance e vê no que dá. Espero realmente gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ieda, tudo bem?
      Então, eu amo literatura nacional. Sim, existem alguns livros que não convencem, mas existem alguns espetaculares. Esse da Gisele é um ótimo exemplo do gênero adult, que tem conteúdo e as cenas hot complementam a trama e não ao contrário.
      Bjkas

      Excluir
  5. Gosto quando a história também desenvolve os personagens secundários... assim a leitura flui melhor do que se ficasse centralizada nos protagonistas e fazem o leitor se aproximar mais da história.
    A capa é linda e sua resenha me deixou bem curiosa para conhecer o livro... pena que foi lançado apenas em ebook! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem?
      Não fique triste... será lançado o livro físico na Bienal de SP. Então em breve você poderá adquirir o livro impresso ;)
      Sim, a trama desenvolve os secundários e o melhor é que os personagens como o Lucas são tão fofos quanto os protagonistas.
      Bjkas

      Excluir
  6. Adorei a sinopse e mais ainda a resenha, pena que vou ter esperar ele sair impresso (por causa dos problemas de vista :s.
    Li apenas alguns livros nacionais, e ainda tenho receio na hora de pegar alguns,mas esse livro eu definitivamente vou ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jayh, tudo bem?
      Mesmo tendo lido o ebook eu também estou na expectativa pelo impresso hehe. Espero que você goste da leitura e se apaixone pelos personagens.
      Bjkas

      Excluir
  7. Oi Carol, tudo bem??
    Nossa demais poder conferir a resenha deste livro, já fiquei mega apaixonada por sua historia e por esta personagem, que me agradou pra valer. Já adicionei o livro a lista de desejados no Skoob, e espero poder conferir pois alem da historia ser super interessante, é de uma autora nacional e tem uma linda capa!!
    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli, tudo ótimo e você?
      Eu me apaixonei pelo livro, de verdade. Não consegui largar antes de chegar ao fim.
      Bjkas

      Excluir
  8. Oi Carol. Gostei muito da história, principalmente porque o enredo tem todo um envolvimento com música.
    A capa é linda demais.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane.
      É verdade, o livro tem música, poesia, e muito mais. Concordo, a capa é linda mesmo.
      Bjkas

      Excluir
  9. Os quotes deram uma ideia "caliente" do livro ! kk Antes de ler sua resenha , vi apenas a sinopse no post anterior e tirei tal opinião sobre o livro. Ao ler a sua resenha, passei a desejar o livro um pouco mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea.
      O livro tem umas passagens calientes sim, que vou te falar viu, são demais rsrsrs...
      Bjkas

      Excluir
  10. Fiquei muito curiosa a respeito desse livro!!! Adorei a resenha!!! Quero muito ler sobre esse Bruno!!!kkkkkk

    Bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcilene, tudo bem?
      Espero que você goste tanto quanto eu da leitura, porque eu me apaixonei pelos personagens..
      Bjkas

      Excluir
  11. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh eu curti bastante a história =)
    Poxa... eu quero ler. Acho que deve ser maravilhoso e das resenhas naicionais, este foi o que mais me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne. Fico feliz em saber que a resenha chamou a sua atenção e espero que quando realizar a leitura venha nos contar a sua opinião.
      Bjkas

      Excluir