Resenha Nacional: "Duas Vidas" - Daniel de Carvalho




Baraúna, 2009, Edição 01
Dois seres pertencentes a outra dimensão do Universo recebem a missão de corrigir uma anomalia da natureza que fez com que dois humanos nascessem com suas essências trocadas.Os seres assumem corpos terrestres e se aproximam dos humanos para ajudá-los a assumirem suas verdadeiras essências.A perspicácia do leitor será desafiada o tempo todo para descobrir,dentre os diversos personagens,quem são os dois humanos com essências trocadas e quem são os dois seres da outra dimensão disfarçados em humanos.Neste romance,você conhecerá pessoas inesquecíveis:Leonor,jovem herdeira de grande indústria,recebe proposta para casar-se com o herdeiro de outra grande empresa.Ela luta contra essa ideia não desejando tal casamento.Marcelo,rico,solteiro e bem-sucedido profissionalmente leva uma vida cheia de aventuras arriscadas.Apesar de possuir todos os bens materiais,ele não se sente feliz. Josué,soldador,é casado e tem dois filhos.Leva uma vida simples,porém nada falta à sua família.Mas ele não se sente realizado.Aurora,esposa de Josué, luta para ser mais que uma dona de casa.Arranja um emprego e começa a cursar uma faculdade.


A história criada pelo escritor nacional Daniel de Carvalho traz em sua simplicidade a discussão da essência humana e a busca pela felicidade.
No livro quatro personagens têm as suas vidas cruzadas e conforme o leitor os acompanha, vamos observando que todos eles tem algo em comum: a procura pela felicidade. 
Leonor tem 23 anos, é jovem, inteligente, bonita. Estuda para seguir os passos do seu tio na mineradora. Tem um vida que para os espectadores seria considerada perfeita. Mas será que ao realizar o que os outros esperam dela ao invés do que ela gostaria de fazer será o suficiente para ser feliz?

Marcelo é um homem de 30 anos, bem-sucedido, bonito, inteligente. Ama arriscar-se em esportes e na vida em geral. Viciado em adrenalina. Será que a busca constante por novas aventuras significa que Marcelo não está inteiramente feliz com a sua vida?

Josué é um homem de origens simples, casado com Aurora. Juntos, tem dois filhos e vivem uma vida confortável, sem luxos, porém rica em amor. A rotina de ambos significa que eles encontraram a felicidade ou se acomodaram e esqueceram de correr atrás dos seus sonhos?
Como a sinopse explica, dois seres de outra dimensão precisam trocar a essência de dois desses protagonistas para que eles consigam encontrar seu verdadeiro caminho e a sua felicidade. Apesar do toque "sobrenatural" que o autor fornece na trama, o livro trata do ser humano, da sua capacidade de amar, aprender, evoluir e encontrar maneiras de alcançar a felicidade.

O livro faz com que o leitor reflita sobre a sua própria vida e avalie seus sonhos e o que é necessário para realizá-los.

A escrita do autor é leve e fluida e o modo como a trama foi desenvolvida, com coesão e alternando o foco entre os personagens permite ao leitor uma viagem magnífica pela natureza humana.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um bom trabalho. Foram encontrados alguns errinhos de digitação e grafia mas nada que interferisse na leitura ou entendimento do texto. A capa não chama muito a atenção, mas o conteúdo vale muito a pena conferir!

19 comentários:

  1. Quando comecei a ler a resenha fiquei meio "nossa, não gostei". Mas, quando vi que quem tinha que descobrir quem eram os seres infiltrados e os de essências trocadas, meu bloqueio para com o livro se abrandou e baixei a guarda. Gosto quando tenho que interpretar e analisar a história para descobrir o que aconteceu (por isso amo investigação policial). Quando eu vi que eu tenho que fazer isso com esse livro, mudei de ideia e pensei um pouco melhor. É super ficcional, mas trabalha a minha mente de uma maneira que eu gosto. Não descartarei da minha lista. O colocarei na lista dos "talvez". haha
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, tudo bem?
      Pois é, existe esse lado meio detetive mesmo que acaba fazendo o leitor prestar a atenção em todos os detalhes.
      Bjkas

      Excluir
  2. Eu gostei bastante da história, achei muito interessante. Tem um mistério muito legal, deve ser interessante descobrir quem são os seres trocados.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, tudo bem?
      É bem interessante sim, pois várias pistas indicam mais de dois seres rs, aí você fica repassando as dicas mentalmente para tentar descobrir.
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi Carol, não conheço ainda o trabalho do autor. Já li outras resenhas de um outro livro dele, e foram positivas, assim como a sua.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem?
      Eu tive a oportunidade de ler duas obras do escritor contando com essa e gostei muito da maneira como ele escreve o texto.
      Bjkas

      Excluir
  4. Nossa parece ser bem legal!!! Não gostei muito da capa, mas como não compro livros pela capa é mais um pra minha lista!!! Valeu pela resenha!!!

    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcilene, tudo bem?
      A capa realmente não despertou o meu interesse, mas o conteúdo é incrível!
      Bjkas

      Excluir
  5. Não é bem o meu tipo de livro, a sinopse dele não me interessou e apesar da resenha ter sido positivia posso afirmar que ela também não me chamou a atenção,esse livro eu passo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jayh, tudo bem?
      Quem sabe o próximo livro resenhado não desperte o seu interesse?
      Bjkas

      Excluir
  6. Não sei se leria esse livro no momento, apesar de gostar de livros sobrenaturais e derivados, esse não me chamou muita a atenção.
    Gostei disso, de lutarem em busca da felicidade, mas parou por ai.
    Quem sabe no futuro eu me renda a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ieda. Que pena que não te interessou =\
      Bjkas

      Excluir
  7. Olá Carol...Não conhecia este livro,mas adorei poder conferir sua resenha sobre ele, confesso que não gostei da capa,se um dia tiver oportunidade lerei!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli, tudo bem?
      Que bom que gostou da resenha!
      Caso realize a leitura, venha nos contar o que achou ok?
      Bjkas

      Excluir
  8. A capa não me atrai de forma alguma mas a sinopse é bem interessante!
    Livros mais realistas são bons para nos dar um "choque de realidade"... gostei mais ainda de saber que é autor brasileiro!
    Parabéns pela resenha, me fez ficar curiosa. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo realista porque, mesmo com essa troca de essências, não me parece que leve muito pro lado sobrenatural. ;)

      Excluir
    2. Oi Amanda, tudo bem?
      O livro é bem realista mesmo, faz o leitor pensar na sua própria vida e traz personagens bem humanizados.
      Bjkas

      Excluir
  9. Outro que eu não conhecia, e nem curti essa capa hein? =( Mas enfim, o enredo não me atraiu muito.... mas fico tão feliz autores nacionais de talento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, tudo bem?
      Eu também não curti a capa hehe.
      bjkas

      Excluir