Resenha: "A falsa Princesa" - Eilis O'Neal




Farol Literário, 2013, Edição 1ª
"Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de dezesseis anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protegê-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a única vida que ela conhecia. Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e perigosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa. Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandoná-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre. Com uma trama surpreendente e uma aventura de tirar o fôlego, A falsa princesa é um grande romance de fantasia e uma história que encantará os leitores".

Narrado em primeira pessoa, o livro mostra a trajetória de uma jovem que teve um conto de fadas às avessas. Criada como princesa até os 16 anos de idade, Nalia descobre que sua vida inteira foi uma mentira, a começar pelo seu nome que é Sinda. 
Nalia/Sinda é uma personagem surpreendente, pois quando era princesa apresentava uma personalidade tímida, retraída mas ao descobrir a sua origem e a sua herança mágica ela começa a desabrochar diante dos olhos do leitor.
Seu melhor amigo é Kiernan, filho do conde de Rithia, um jovem que aparenta não querer nada com a vida mas a verdade não poderia ser mais diferente. Kiernan é gentil, paciente e extremamente brincalhão com Sinda. É o único que a entende, que conhece seus anseios e esperanças.  

Segundo contam nenhum membro da família real havia dominado a magia nos últimos 400 anos, porém o rei conta com dois conselheiros para assuntos mágicos: Neomar Ostralus e Melaina Harandon, a Baronesa de Saremarch e sucessora de Neomar.
Um dos pontos positivos dessa trama é a imprevisibilidade. O leitor é constantemente surpreendido pelas reviravoltas e complôs e quando acredita que resolveu o mistério ele simplesmente se torna mais complexo!
Por se tratar de um livro único alguns detalhes não foram muito bem explorados, como a mãe biológica de Sinda e até mesmo seu pai. 
Sua tia Varil é uma mulher que teve uma vida sofrida e não sabe como demonstrar carinho e afeição. O convívio repentino das duas é duro para ambas que precisam aprender a se adaptar a nova realidade.

Além de personagens sérios e suspeitos existem aqueles que trazem uma maior leveza e até mesmo uma certa comicidade a obra, como a maga Philantra, que demonstra uma personalidade bondosa e justa, mas que também é um pouco atrapalhada e dispersa.
Uma trama que envolve magia, aventura, um Oráculo e uma jovem que precisa desesperadamente descobrir o seu lugar no mundo. Um enredo que discute amor, amizade e laços inquebráveis.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é simples mas muito bonita e chama a atenção.

  "Era como se gelo se formasse sob a minha pele; 
e um pedaço especialmente grande instalou-se 
em meu coração. Por um bom tempo, não consegui falar, 
e quando consegui, minha voz era só um resmungo"
(p. 56)

22 comentários:

  1. Quero ler esse livro desde o lançamento, mas ainda não comprei... Não sabia que era um livro único, mas é bom, pois já tenho tantas sagas começadas...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelise, tudo bem?
      Nem me fale em sagas... estou tendo sérios problemas com elas rs. Algumas não terminam nunca!
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi Carol, li a pouco tempo e gostei da leitura. Kierman me conquistou e fiquei torcendo por ele! Gostei também da Sinda, ela não ficou apática e foi à luta.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem?
      Kiernan é fofo mesmo! A Sinda eu fui gostando aos poucos, eu a achei meio bobona no início, mas acredito que foi o choque de todas as mudanças rs
      Bjkas

      Excluir
    2. Eu também imaginei isso, mas sacanas mesmo foram os Reis.
      Bjs!

      Excluir
    3. Nossa, eu fiquei indignada com eles... "como assim? Simplesmente vá embora!" rs
      Bjkas

      Excluir
  3. Desde seu lançamento esse livro me chamou atenção, a começar pela capa que achei bem bonita, parece aquelas capas de romances histórico de livros de banca. Também gostei bastante do enredo.
    Pretendo ler mas não é uma das minhas prioridades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ieda, tudo bem?
      Quando realizar a leitura venha nos contar o que achou ;)
      Bjkas

      Excluir
  4. O enredo parece bem água com açúcar, do tipo que gosto de ler para intercalar com leituras mais "pesadas". Não chamou muito minha atenção, mas quem sabe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem?
      Não chega a ser tão leve assim... temos conspirações, magia e um pouco de ação.
      Bjkas

      Excluir
  5. Esse livro me trouxe a mente a princesa e a plebeia, mas acho que não tem nada haver no final.
    Gostei da resenha e leria esse livro sim, meu único problema é esse pingente no pescoço da menina na capa,ficou estranho na minha opinião:s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jayh, tudo bem?
      Acredito que o pingente tenha relação a identidade da princesa e mesmo passando uma sensação de deslocado na capa, eu até que gostei bastante dele rs
      Bjkas

      Excluir
  6. Oi Carol, tudo bem??
    A Falsa Princesa já está na minha lista de compras faz algum tempo, mas ainda não pude adquiri-lo. Quando li a sinopse pela primeira vez já fiquei curiosa e ansiosa para ler o livro e agora estou mais ansiosa para ter o livro em mãos após ler sua resenha.
    Espero poder ler o livro em breve, e realmente acho esta capa linda demais ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli, espero que você o leia em breve e venha nos contar o que achou ok?
      Bjkas

      Excluir
  7. Oi Carol, este é um livro que me interessou desde o lançamento. Que bom saber que é volume único, eu também já acompanho várias série e estou atrasada com todas! rsrsrs. A capa realmente é simples, mas muito bonita.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane é volume único sim!! Ainda bem, pois também tenho diversas séries para acompanhar rs
      Bjkas

      Excluir
  8. Já conhecia o livro e não é um a qual tive vontade de ler. Mesmo com sua resenha, mostrando tantos lados bons dele, não é uma história que chamou minha atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Andrea que o livro não despertou o seu interesse =\
      Bjkas

      Excluir
  9. Não conhecia esse livro, mas agora quero muito ler!!! Eu adoro fantasia e essa parece ser bem legal!!!

    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marcilene, tudo bem?
      O livro é muito bom mesmo, espero que você goste.
      Bjkas

      Excluir
  10. Fazzzzzzzz tempo que eu quero ler =(
    Mas nunca entra em promoção, um saco. Mas enfim, algumas amigas me recomendaram e só falam bem, então imagina né? Esttou com altas expectativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karolyne espero que você leia em breve o livro e venha nos contar o que achou...
      Bjkas

      Excluir