Resenha: Recomeço - Cat Patrick



Intrínseca,  2014, Edição 1ª
Tudo começou com um acidente de ônibus. Daisy Appleby era pequena demais para lembrar — tem apenas flashes do acidente que a matou, e de ter sido trazida de volta à vida. A partir daquele momento, ela se tornou uma das catorze crianças que fazem parte de um programa secreto do governo que visa aprovar um novo medicamento: o Recomeço. Daisy já morreu algumas vezes, e a cada morte ela recebe um novo sobrenome, vai para uma nova cidade e ganha uma nova história. A única constante em sua vida é a própria inconstância. Ao conhecer Matt e Audrey, seus primeiros amigos de verdade, após sua quinta morte, ela tenta criar raízes em mais um lar e começa a descobrir segredos sobre o programa Recomeço. Quanto mais informações vêm à tona, mais Daisy percebe que não passa de um peão em um jogo sinistro, que pode revelar que seu mundo — e tudo no ela que acredita — é uma grande mentira.

Em Recomeço somos apresentados a Dayse, uma jovem que já passou pela experiência de morrer e reviveu. Isso mesmo! O governo desenvolveu um remédio capaz de reviver alguém que morreu.
Dayse sofreu um acidente fatal aos quatro anos que ceifou sua vida e de várias outras crianças.. Foi o que "Deus", apelido dado ao criador do Recomeço precisava para por em prática os testes quanto ao seu mais novo feito. Dayse foi uma das felizardas, como ela não tinha família e vivia com freiras, foi alocada com agentes encarregados de manter sua segurança e o andamento do projeto. De certa maneira Dayse acaba gostando de Mason, como um pai; ele é o agente responsável pela sua segurança e controle dos testes de Recomeço.

Mas Dayse morre novamente na frente de seus colegas de escola o que a força a mudar-se para Omala junto com Cassie e Mason (seus responsáveis - agentes). Para Dayse, mudar-se e ter outro nome, não é algo incomum; assim como morrer, já que acabou passando por essa experiência mesmo após ter recebido o Recomeço aos quatro anos. 
Ela já morreu afogada, por asfixia e por picadas de abelhas.

Em Omala, Dayse encontra uma amiga; algo que para ela não é comum, pois como precisa manter o sigilo sobre quem é, ela vive afastada das pessoas, mantendo-se sempre na dela para que não chame a atenção; mas isso muda quando ela conhece Audrey no primeiro dia de aula, a  mesma é tão agradável com Dayse que a faz querer se aproximar e nisso tornam-se inseparáveis! Claro que Dayse continua mantendo sua vida em sigilo, porém ao conhecer o garoto lindo da classe em que está estudando inglês e acabar se aproximando dele por conta do mesmo ser o irmão de Audrey, isso meio que muda, pois ela se apaixonada pela primeira vez e quando nos sentimos assim queremos dar algo de nós para o outro. Assim após descobrir que sua melhor amiga tem uma doença em estágio terminal, Dayse começa a questionar o "Recomeço" e suas limitações. Assim como percebe que "Recomeço" é algo que tem um lado obscuro que a faz alvo principal de uma rede de intrigas que poderá causar sua morte, dessa vez de forma definitiva!

Cat Patrick tem uma escrita muito gostosa que nos prende do início ao fim. Para quem não sabe, ela é a autora de Deslembrança também lançado pela Intrínseca. Eu confesso que gostei mais de Recomeço do que Deslembrança, as duas histórias são muito boas, mas esse segundo livro da autora me prendeu ainda mais que seu primeiro livro.

A amizade entre Audrey e Dayse é muito bonita e sincera, e ao passo que Audrey se afastou de todos ao seu redor, encontrou em Dayse alguém para compartilhar seus últimos momentos e ensinar sobre superação e uma das coisas mais belas que temos na vida que é o amor sincero, seja ele vindo de um amigo, amor, pais e etc. Elas tornaram-se como unha e carne chegando até a completar as frases uma da outra. É triste e estarrecedor descobrir a doença de Audrey.. Senti junto com Dayse a tristeza de saber que sua melhor amiga pode não estar aqui amanhã, assim como tive grande esperança de que "Recomeço" pude-se de fato salvar a vida de Audrey. E ver o desenrolar das decisões de Dayse a partir do momento que toma conhecimento do Câncer de sua amiga é desesperador, pois ficamos torcendo por um final feliz para Audrey.

A descoberta do primeiro amor é retratada na história de forma bem leve, pois ao mesmo tempo que se apaixonam, eles precisam enfrentar a doença de Audrey e junto com ela diversas questões que serão levantadas. Mesmo assim, não deixou de ter sua magia e me encantar e ver como quando algo é verdadeiro nada pode destruir!

Apesar do jeitão de Mason, sempre concentrado no trabalho, percebemos o quanto ele se importa e confia em Dayse. E sinceramente desde o início eu gostei muito dele! 

Cassie teve minha antipatia de cara, e suas atitudes são justificáveis apesar de eu não concordar! Pois nem mesmo o desespero por ser aceito justifica mau caráter e tanta frieza!
 
Bom.. Curti Recomeço em menos de 24h horas de leitura, a escrita de Cat Patrick me pegou por completo e me fez sinceramente querer ler mais livros da autora!
Recomendo!

Outra coisa, posso parecer fútil, mas quem não gosta de uma bela capa?
Sem ao menos ler a sinopse eu já havia me apaixonado pela capa e o trabalho com o livro realizado pela Intrínseca está ótimo!

10 comentários:

  1. Já tinha visto a capa desse livro em algum blog, porém só agora para ler sua sinopse e sua resenha. Posso dizer que fiquei bastante curiosa com esse livro, espero ler ele em breve.

    Bjus!!!
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Karini, eu também não li o outro livro dela pela Intríseca. Uma pena, pois estou vendo que ambos são mesmo bons.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro mas já conhecia o mesmo e gostei bastante do que li. Não sabia que a história seguia este rumo eu pensava em algo um pouco diferente.
    Enfim gostei da resenha e me interessei em ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. A sinopse é bem peculiar... uma espécie de distopia mas pendendo mais para o romance e drama.
    Fiquei curiosa em conhecer! Não li 'Deslembrança', e como você diz que gostou mais desse, talvez seja o livro que vai me introduzir na escrita da autora. :)

    ResponderExcluir
  5. Não teve nenhum livro lançado pela Intrínseca que eu tenha me arrependido de ter começado a ler, já tinha ouvido falar desse livro, mas não conhecia muito da autora,confesso que adoro livros com ambientes ou situações distópicas,quero muito ler ele.

    ResponderExcluir
  6. Olá Karini...Nossa que livro com uma historia super diferente e interessante, fiquei bem surpresa e animada ao conferir sua resenha sobre o livro, ainda mais por esta edição que realmente instiga a nossa curiosidade, e como ainda não li nada da autora, já adicionei o livro a lista de desejados!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Karini. Amei a história do livro, ainda não conhecia. Aproveitei pra ler a resenha de " Deslembrança", que eu também não conhecia e também gostei muito, são duas histórias muito interessantes. Com certeza não é futilidade gostar do livro pela capa. A gente acaba ficando mais entusiasmada em ler quando a capa é bonita! rsrs.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. aaaaaamo o livro, apesar de nunca ter lido. Já vi inúmeras resenhas dele e cada vez mais a vontade de lê-lo aumenta. É uma história linda e tenho certeza que irei gostar ao terminar de lê-la. Além de a capa ser linda também, apesar de simples.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada dessa autora, mas estou curiosa a respeito deste livro!!! A capa é linda realmente!!!

    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Sim, a capa é realmente LINDA.
    E meu, parece ser ótimo.... li algumas resenhas, todas elogiando... e tenho certeza que vale a pena. É um dos melhores lançamentos da editora, com certeza.

    ResponderExcluir