Cinemix: Balada de um homem comum



Sinopse - Não recomendado para menores de 12 anos - Llewyn Davis (Oscar Isaac) é um cantor e compositor que sonha em viver da sua música. Com o violão nas costas, ele migra de um lugar para o outro na Nova York dos anos 60, sempre vivendo de favor na casa de amigos e outros artistas. Talentoso, mas sem se preocupar muito com o futuro, ele incomoda a amiga Jean Berkey (Carey Mulligan), que vive uma relação com outro músico, Jim (Justin Timberlake). Nem um pouco confiável, Davis se depara com a oportunidade de viajar na companhia de um consagrado e desagradável artista, Roland (John Goodman), mas nem tudo vai acabar bem nesta nova jornada. 


Curiosidades:

 O personagem Llewyn Davis é vagamente inspirado em Dave Van Ronk, que no passado fez amizade com vários músicos conhecidos, como Bob Dylan, mas jamais atingiu o estrelato.
Minha opinião - Llewyn Davis é um personagem que não desperta meios sentimentos ao telespectador: ou o amamos ou o odiamos. O filme mostra a jornada desse homem comum, que na maior parte do filme não demonstra amor próprio e não sabe e se preocupa com o dia de amanhã. Dormindo nos sofás de amigos, envolvido em relações passivo-agressivas e mais preocupado com a sua música e um gato, Llewyn é um personagem que não tem um futuro definido e a cada passo que dá, comete dois erros e um acerto. 
O filme têm um ar melancólico graças a personalidade do personagem mas também pela paleta sombria e fria que compõem os cenários e as roupas dos personagens. Os momentos mais "calorosos" do filme são quando Jean está no palco, ou quando Jim em algumas cenas está cantando e está claramente feliz e é claro, quando o gato aparece (pois um gato laranja em meio a um cenário cinzento definitivamente se destaca). Cada personagem tem o seu propósito e traz uma característica marcante que está relacionada com o protagonista: a rejeição, o artista verdadeiro, o que ele poderia ser. 

Sem dúvida a parte musical do filme é perfeita. Muitas vezes os personagens têm seus momentos de reflexão em cena e ficamos sem diálogos, mas logo em seguida quando começam a cantar e a se expressar é simplesmente magnífico. 

As atuações estão impecáveis. John Goodman rouba as cenas em que aparece, mas Oscar Isaac convence do início ao fim, conseguindo transmitir toda a petulância e falta de amor próprio do personagem de modo natural. Carey Mulligan também consegue encantar os telespectadores com momentos de total entrega quando está nos palcos e mudar radicalmente quando está diante de Llewyn. 

Um filme com um grande elenco, uma trilha sonora inesquecível e atuações de tirar o fôlego.
Inside Llewyn Davis - EUA , 2013 - 105 min - Biografia / Musical

Direção: Ethan Coen e Joel Coen

Roteiro:  Joel Coen e Ethan Coen

Elenco:  Oscar Isaac, Carey Mulligan, John Goodman, Justin Timberlake, Ethan Phillips, Robin Bartlett, Jerry Grayson, Jeanine Serralles, Adam Driver, Stark Sands, John Goodman, Garrett Hedlund

7 comentários:

  1. Eu tenho um sonho de criança que me acompanha até hoje : pôr a mochila nas costas e sair pelo mundo. Já me identificando com Davis , achei a história super bacana e a parte de envolver música também me agrada. O trailer só aumenta a vontade de ver o filme !
    bj

    ResponderExcluir
  2. Não vi esse filme ainda, parece ser bom apesar de parecer um pouco "paradão" no bom sentido, já está na minha lista de filmes pra assistir esse ano *-*

    ResponderExcluir
  3. Não sei se quero assistir a esse filme, apesar de ter Justin Timberlake, o que já me alegra, não faz muito o meu estilo. Poder ser que o assista só pra matar a curiosidade, mas não é um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia.... mas o elenco é bom =)
    Gostei da proposta, apesar de ser um filme mais complexo e tudo mais... parece ser bom. Acho que verei =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, adorei a resenha do filme. Eu sou apaixonada por filmes que fala sobre música e confesso que este tinha passado batido por mim. Mas já anotei a dica e vou procurar assistir também. Que elenco maravilhoso hein, Adoro o Justin e o John Goodman também, excelente ator.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Patricia, tudo bem??
    Não conhecia este filme, mas amo receber indicação para conferir um filme...Achei super bacana a proposta dele e irei procurar na locadora da minha cidade!!
    Beijinhos....

    ResponderExcluir
  7. Tem um bom elenco mas o roteiro não me anima muito. Acho que não assistirei num futuro próximo! =/

    ResponderExcluir