Resenha: A segunda vez que te amei - Leila Rego



Editora Gutenberg, 2013, Edição 01
André e Juli pareciam ter nascido um para o outro. Depois de seis anos de casamento, e sendo também sócios em um restaurante, as coisas, porém, já não eram o conto de fadas do início. Na verdade, sentiam que estavam vivendo mesmo o lado mais sombrio da sua história. Raquel e Alberto tinham a vida perfeita: empregos glamorosos, com rendimentos que permitiam um alto padrão de vida, um filho carinhoso e saudável, o apartamento dos sonhos, férias sempre inesquecíveis… mas um fato inusitado faria com que aquele castelo encantado estivesse prestes a ruir. A vida, no entanto, traça caminhos inesperados. E o que parecia não ter saída de repente se transforma em uma encruzilhada, na qual André, Juli, Raquel e Alberto podem se encontrar e agarrar a nova chance para a felicidade, trazendo para suas vidas mais amor, paixão, emoção e companheirismo, e assim conseguir viver como sempre sonharam. Inclusive com final feliz!


"Um dia você entende que o tempo não é inimigo.
E que ele é o nosso maior mestre. Que tudo vem 
na hora que deve vir. Que não adianta espernear
nem se esconder da vida. Que a fuga não é a
melhor saída. E que no fim das contas a gente 
sempre acaba agradecendo tudo que passou.
Porque o tempo está sempre ao nosso lado para 
nos mostrar o que realmente vale a pena."
Clarissa Corrêa


Em A segunda que vez que te amei de Leila Rego encontraremos uma história que pode facilmente ser confundida com o dia a dia e rotina de algum leitor. Na história seremos imersos nos problemas que envolvem o casamento, a rotina e como ela pode destruir uma relação sem que nem mesmo possamos perceber de imediato; e que cabe a cada um perceber onde precisa ceder se dedicar, demonstrar, ter paciência.. zelo e etc., para que um casamento.. Uma relação possa ser restaurada! Sei que parece até clichê, mas Leila Rego pegou uma fórmula já usada diversas vezes e deu seu colorido especial tornando A Segunda Vez que Te Amei um dos livros que mais me fez refletir sobre o meu próprio casamento! Talvez seja minha fase de leitura, ou mesmo por ter me identificado em alguns pontos, mas certamente esse livro me trouxe uma perspectiva diferente sobre algumas coisas pessoais, pois através dos olhos dos personagens da autora, pude também perceber onde cometo erros e onde posso melhorar coisas que muitas vezes não percebemos no dia a dia..  Estamos tão entediados e saturados dos problemas que nos esquecemos da magia de relacionar-se, que o estar casado não basta, que é uma luta diária fazer dar certo, e principalmente querer que dê certo! Muitas vezes somos nós mesmos a nos boicotar e não nos permitir a felicidade, causando para nós mesmos algo que depois nos arrependemos e não têm mais volta!

Aff.. Estou divagando.. Vamos falar um pouco dos personagens.. rs
A história criada por Leila Rego nos apresenta dois casais que vêm enfrentando seus problemas conjugais, são eles André e Juli e Raquel e Alberto.

Juli e André já são casados há algum tempo e visivelmente é possível perceber que a relação anda desgastada. Enquanto André tenta o máximo que pode consertar as coisas, Juli faz questão de fingir que está tudo bem e que não há nada a ser consertado, porém ela não é mais como antes. André é um homem dedicado e romântico e não consegue entender quando começou a perder Juli e isso o deixa em certos momentos desolado, pois ele deseja restaurar sua relação com Juli, enquanto ela parece que ligou o "dana-se" e não se importa mais com o rumo que as coisas irão tomar.

Em contra partida temos Alberto e Raquel, pais de Pedro e que levam uma vida tranquila até que algo surge e desestabiliza tudo. Para Raquel sua vida era ótima, porém para Alberto não era bem assim. Ele não tinha mais aquela chama acesa, aquela motivação que nos leva a estar com alguém; não estou falando de família.. E sim o que nos faz suspirar por alguém, desejar estar com essa pessoa acima de tudo! Entende o que quero dizer? Falta algo na relação deles, ou algo de perdeu.. 

Eu não posso falar do que desestabilizou a relação de Raquel e Alberto, só posso informar que irá surpreender a todos.
A vida dos casais em determinado momento se cruza, justamente nesse momento de conflito.. E a partir daí a maneira como cada passa a lidar com a situação que lhes é imposta pelo destino e por suas atitudes é muito interessante. 

O livro não mostra apenas o drama do casamento, mas o ser humano em seu íntimo e como somos burros em achar que não é necessário continuar se esforçando para sermos felizes! Gosto bastante dos temas que revelam o ser humano em seus momentos cotidianos e como eles fazem quando passam por problemas.. O que muitas vezes também nos auxiliam no nosso dia a dia.

Leila Rego me conquistou com sua escrita. Estou muito curiosa para ler outros títulos da autora! Aceitando presentes! *-* \o/

9 comentários:

  1. amei a sua resenha
    ..esse livro é espetacular e parece que todo leitor deve le-lo!
    a capa é muito linda e tudo chama atenção!

    ResponderExcluir
  2. uau que sinopse! e sua resenha tmb, ótima.
    Eu com certeza vou ler este livro, tenho certeza que vou gostar da história de Juli e André.

    Bjs ^^

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante o livro. Lendo a sinopse e principalmente a resenha, já deu pra notar que é uma estória intensa, com casais que tinham tudo pra serem felizes. Realmente a vida dá muitas reviravoltas e espero que os casais tenham se reencontrado e resolvido seus casos. Vou tentar ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. As reviravoltas que a vida dá, com certeza os relacionamentos sofrem altos e baixos, e vai ser um prazer conhecer este enredo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Duas coisas que tenho a falar sobre o livro, a primeira delas é que acredito ser uma história comum, onde facilmente podemos ver aspectos de ambos relacionamentos em algum casal em nosso dia a dia, não sei porque mais acredito que os que estão descontentes com o casamento irão se relacionar, acertei? Sera que os casais vão terminar juntos ou vão continuar suas vidas separados? São questões que nos fazem querer ler o livro.
    E o segundo ponto tem haver mais com a capa, achei ela totalmente sem graça, eu como leitora, se encontrasse na livraria e não soubesse de nada dele, o livro passaria totalmente despercebido por mim, essa é a verdade.

    ResponderExcluir
  6. Tenho MUITA curiosidade em ler algum livro da Leila. Já comprei um e só me falta tempo para ler, sabe? Essa mania de comprar e não ler, kk.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho muito vontade de ler A segunda vez que te amei parece ser muito bom, a capa é linda e o livro parece ter muito o que nos ensinar sobre as pessoas, espero poder ler em breve.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Otima resenha!!! Apesar de todos os sentimentos envolvidos esse livro não me interessou, mas quem sabe no futuro!!! Por enquanto ele não faz parte da minha lista de leitura!!!

    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro da Leila Rego, mas fico muito curiosa para ler este livro e conferir a sua escrita.
    A capa é bom fofa e a proposta da história bem linda também. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir