Olho por Olho || Jenny Han, Siobhan Vivian



Novo Conceito, 2013, Edição 1ª
Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!



"Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... Você pode ser considerar a caça."

“Olho por Olho” é o primeiro livro de uma trilogia escrita pelas autoras Jenny Han e Sioban Vivian. O enredo traz a história de Kat, Lillia e Mary, três garotas que se unem para criar um elaborado esquema de destruição e revanche. Nossa e como isso funciona! O livro é narrado pelas três garotas, cada uma mostrando o seu ponto de vista dos acontecimentos. A cada encontro delas o esquema de destruição vai ficando mais elaborado e perigoso.

Em um primeiro momento, quando se começa a conhecer a história você imagina ser mais um clichê de vingança, mas ao avançar na leitura o leitor passar a conhecer a história de cada garota, cada humilhação, exposição desnecessária, decepção e sofrimento que elas passaram. Muitos desses momentos foram cruéis, machucaram e “mataram” cada uma delas. Ai você se pergunta: vale a pena se vingar?

“Só podemos dizer que as coisas são coincidências certo número de vezes, antes de ter de encarar a verdade. Não foi o vento naquele dia que fechou os armários. Não foi um passo em falso o que quase fez Rennie cair da pirâmide de animadoras. E, esta noite, as luzes estourando, os surtos de eletricidade. Fui eu.”

Cada uma de nós em momentos de dor, fracasso e decepção nos deparamos com a situação de forma diferente. Kat, Lillia e Mary usaram o jogo do: “aqui se faz, aqui se paga” como combustível para ver seus inimigos da mesma maneira em que elas se encontraram um dia: derrotados e humilhados.

A história chegou a um ponto ao qual não se separava o que era certo ou errado ou justo e injustificável, passando a ter um sentido totalmente diferente na visão dessas três garotas, que se uniram e cresceram dentro da história de forma arrasadora. Surpreendeu-me, o livro é bem escrito, dinâmico e a leitura flui rapidamente.
Tenho que bater palmas e dizer que  as duas autoras casaram perfeitamente as suas escritas.

“Olho por Olho”, é um livro dramático e honesto e nos levar a romper nossa expectativa ao inesperado.

“- Não foi culpa sua.
– Foi sim – diz ela, olhando para mim. - Eu sei que foi.
Pego o isqueiro na bolsa e o acendo. Inalando profundamente, digo:
– Fomos nós três. – E dou outra tragada. Deixo a fumaça encher meu corpo. – Só espero que não nos peguem por causa disso.” 



10 comentários:

  1. que ótimo saber que este livro é dinâmico e a leitura flui rápido, já estava curiosa pela história mas precisava mesmo de uma resenha sobre ele com uma opinião assim como a sua.
    Agora tenho certeza que vou lê-lo.
    Obg, Bjs ^^

    ResponderExcluir
  2. Estou muito curiosa a respeito desta estória. As meninas são realmente diabólicas, né? Muito boa a ideia de vingança. Vou querer ler, só pra ver se elas conseguem se vingar. Adorei. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Patrícia, estou curiosa por conta desta trama de vingança envolvendo estas meninas. Mulher é bicho muito cruel...
    Bom saber que a leitura é dinâmica e que agrada.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Já li o livro e adorei também, muito bem escrito, a narrativa flui super bem mesmo dividida em três personagens! Até esqueci que eram duas autoras por trás. Eu amo essas coisas de vingança, então né, já estava curiosa, mas me surpreendi muito positivamente. Já leu Dente por Dente? É enorme, mas ainda tem essa narrativa fluída e é uma ótima continuação.
    Beijos,
    Isa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa,

      É tão bom quando um livro nos surpreende de forma tão positiva! Ainda não consegui ler a sequencia, mas já o tenho em mãos e ele será uma das minhas próximas leitura. Apesar de achar ele enorme acho que a leitura irá fluir rapinho. Como vc disse a dinâmica da escrita continua a mesma.

      Beijos,
      Paty

      Excluir
  5. Não sei e é justificado ou não mais acredito que a atitude das meninas foram apenas consequências de tudo o que elas sofreram. Acho que posso até afirmar que as meninas se tornaram mais amigas do que nunca por essas vinganças. As autoras souberam explorar isso de uma maneira bem legal ao meu ver.

    ResponderExcluir
  6. Achei legal saber que o livro flui rápido. Estou muito ansioso para ler a série, preciso destes livros. Achei a capa e um pouco da história bem parecido com gossip girl!

    Bjs,

    livroseestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Agora sim estou na corda bamba, pensei que o livro não seria bom, vi resenhas negativas quanto a ele, e agora você vem e me diz que a leitura flui facilmente, tenho duvidas ainda se devo ou não ler, mas creio que eu tenha que dar uma chance ao livro né.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro não havia me chamado a atenção, mas agora estou muito curiosa pra ler o que essas três aprontaram!!! Eu já quis me vingar de uma pessoa, mas nunca tive coragem pra isso!!! Vou acrescentar esse livro na minha lista!!!

    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Que legal, um livro escrito por duas escritoras!
    Eu estou bastante curiosa para ler este livro, pois adoro histórias do tipo. Vou ler ele em breve!

    ResponderExcluir