Resenhas: Todos Nós Adorávamos Caubóis - Carol Bensimon




Cora e Julia não se falam há alguns anos. A intensa relação do tempo da faculdade acabou de uma maneira estranha, com a partida repentina de Julia para Montreal. Cora, pouco depois, matricula-se em um curso de moda em Paris. Em uma noite de inverno do hemisfério norte, as duas retomam contato e decidem se reencontrar em sua terra natal, o extremo sul do Brasil, para enfim realizarem uma viagem de carro há muito planejada. Nas colônias italianas da serra, na paisagem desolada do pampa, em uma cidade-fantasma no coração do Rio Grande do Sul, o convívio das duas garotas vai se enredando a seu passado em comum e seus conflitos particulares; enquanto Cora precisa lidar com o fato de que seu pai, casado com uma mulher muito mais jovem, vai ter um segundo filho, Julia anda às voltas com um ex-namorado americano e um trauma de infância.
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2013
Edição: 1
Páginas: 192
Avaliação: 3/5

O livro é narrado pelo ponto de vista de Cora, um personagem com personalidade ímpar, que fala o que pensa e não mede as consequências de seus atos. Em comparado com Júlia que sempre teve uma criação mais polida, reservada e é uma pessoa mais dócil e educada. Elas se conhecem na faculdade, onde ambas cursam jornalismo e acabam compartilhando muitas coisas, inclusive uma árdua paixão uma pela outra. Cora sempre gostou de meninas, apesar de sair com meninos e Júlia sempre se manteve por detrás de toda a postura que lhe foi ensinada.. Até que ambas não aguentam mais e acabam se relacionando de maneira mais intensa, mesmo com toda essa diferença nas personalidades Julia e Cora se apaixonam uma pela outra e por ambas virem de mundos tão distintos e terem visões tão diferentes essa relação acaba gerando conflitos, principalmente quando Júlia decide ir para Montreal terminar seu curso.

Nesse momento há o término da relação que ambas cultivaram e cada uma segue seu rumo, mas o destino as une novamente quando elas retornam ao Brasil e decidem sair em viagem juntas.. Algo que sempre falaram que fariam, mas não colocaram em prática.

A relação das duas é uma descoberta que pouco a pouco elas vão se aventurando sem saberem onde irão chegar. A autora descreve tudo de forma delicada e nos mostra que a questão no livro não se trata de defender ou negar o homossexualismo e sim no sentimento, no amor, amizade, medo e na vontade de ser feliz.. de estar com alguém que amamos, que nos ama!

Eu nunca havia lido nada com o tema homossexual e me surpreendi ao gostar do enredo criado pela autora. Não sou preconceituosa, longe disso, mas realmente nunca havia me interessado pelo tema descrito em livros, já li uma ou outra coisa em algum YA, mas onde o foco não era exatamente esse. A autora consegue prender o leitor e deixá-lo curioso, no mínimo, para saber o que virá a seguir.

Recomendo o livro mesmo para aqueles que possuem uma visão mais fechado com relação ao tema, pois realmente curti muito a forma como a autora descreve a relação de Cora e Julia.

4 comentários:

  1. A história parece ser agradável e com uma narrativa fluida. Também como você nunca havia lido algo sobre tema homossexual. Isso não quer dizer que foi por preconceito mais por falta de oportunidade ou algo que me chamasse atenção. Como foi o caso desta história. Vou tentar ler e ver como termina. Gostei muito dos seus comentários sobre elas. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Só li um livro até hoje com este tema, e eram de duas mulheres. Foi um livro nacional que eu gostei. Este também parece ser interessante. De qualquer forma, vou anotar a dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Já li livros com tema homo, mas eram envolvendo homens, não tenho nenhum preconceito, mas este livro não me chamou atenção!!!

    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Olá Karini, tudo bem??
    Demais poder conhecer um livro com uma historia assim, acho super interessante a gente ter outros tipos de leituras e apesar de não conhecer o livro achei sua historia super envolvente. Uma ótima dica de leitura =)
    Beijos ♥

    ResponderExcluir