Resenha: "Uma herança de amor" / Livro 2 - Armadilhas do destino - Lycia Barros


Novo Século, 2013, Ed. 3ª
Skoob: Clique aqui
De todos os filhos de Paulo, Rafael sempre foi o que mais deu trabalho. Após uma infância traumática – incluindo o abandono de sua mãe – ele se reergueu com o apoio da família. Contudo, carregou marcas profundas na sua alma. Agora, já adulto, Rafael Cavalheiro pretende estabelecer-se definitivamente na cidade maravilhosa, perto do irmão gêmeo e da cunhada, para realizar seu grande sonho: tornar-se um renomado chef de cozinha. Seus planos pareciam perfeitos. Mas sua vida muda radicalmente ao conhecer Alexia, garota desafiadora e irresistível. E mesmo contra a vontade de ambos, eles se apaixonam. Porém, Rafael e Alexia passarão por diversas turbulências, que deixarão esse inusitado relacionamento ameaçado, pois uma armadilha do destino poderá mudar as suas vidas para sempre.

Para quem leu o primeiro livro, sabe que Adam e Rafael foram abandonados pela mãe na infância. 
Um dos pontos mais positivos da trama, além do casal principal, é poder entender melhor o que realmente aconteceu. Na verdade, a autora trouxe todos os personagens do primeiro livro (um mais fofo do que o outro) e a história não tratou apenas do Rafael e sim, de toda a família. Pude acompanhar o Adam e Amanda, ver o amadurecimento do relacionamento deles, acompanhar a caçulinha se tornando uma mocinha. Mas vamos voltar a trama central. Rafael é o gêmeo brincalhão, descontraído, cheio de charme, mas que embaixo dessa superfície traz as dores e a culpa do abandono de sua mãe. Culpa? Sim, ele se culpa pelo que aconteceu. 

Logo no começo do livro, vamos rever o que aconteceu em sua infância e observar como o garotinho sofreu com isso. Apesar das confusões que ele causou no primeiro livro, Rafael juntou uma grana para estudar gastronomia no Rio de Janeiro, onde o irmão e a cunhada estão morando. Chegando lá, ele se dedica muito aos estudos e as mulheres, fazendo sucesso nas duas áreas. Quando surge uma grande oportunidade de emprego, Rafael brilhantemente se destaca e lá ele vai conhecer Alexia, uma mulher que é bem-sucedida, mas que sente-se muito solitária. Claro que faíscas vão rolar e os dois vão ter que lidar com as suas dúvidas e problemas para tentar ter um futuro. Como classificar esse livro? Excepcional. 

O fato de que a autora trouxe toda a família nessa continuação, e eu pude ver o quanto todos amadureceram, foi fantástico. Saber a verdadeira história de Olívia (a mãe dos gêmeos) foi uma trama secundária perfeita, pois ficamos nos questionando desde o primeiro livro o que teria acontecido, e apesar de não concordar com a atitude dela, é possível entender o lado dela na história. O livro é simplesmente emocionante, em diversos momentos o leitor irá dar uma pausa na leitura para enxugar as lágrimas. Claro que existem momentos hilários, pois o Rafael é simplesmente carismático demais e arranca não apenas suspiros como também risadas. 


O livro "Uma herança de amor - armadilhas do destino" é um exemplo da qualidade da literatura nacional e estabelece um alto padrão para as leituras que virão a seguir.

8 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro dessa série, mas parece ser muito bonita a estória!! Vou acrescentar à minha lista, pois tenho lido varios livros de autores nacionais e eles não ficam devendo em nada aos internacionais!!

    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcilene.
      Eu concordo plenamente. Existem autores nacionais maravilhosos que não são valorizados.
      Bjkas

      Excluir
  2. Parece ser realmente uma série fantástica. Pena que ainda não consegui ler. Mais quero muito conhecer a história dessa família, que tanto você menciona aqui. Ansiosa pra saber mais dessa família linda. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth.
      Eu amo essa família. Ela já tem um espaço no meu coração.
      Bjlas

      Excluir
  3. É por estas e outras que eu não consigo entender porque nós mesmos temos tanto preconceitos com nossos autores. Eu não conheço ainda o trabalho da autora, mas sempre leio resenhas positivas dela, e este livro pelo visto não vai fugir a regra.
    Bjs< Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose.
      Realmente muitos leitores ainda têm pré-conceitos sobre a literatura nacional. Como em qualquer lugar do mundo e em qualquer profissão, existem bons e não tão bons. Até hoje eu li 05 livros da Lycia e com certeza me tornei fã da escritora ;)
      Bjkas

      Excluir
  4. Já estava super animada com a resenha do primeiro livro e fico super feliz de saber que o livro, continua com uma boa historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli, tudo bem?
      Que bom saber que a resenha te animou. Venha nos contar o que achou do livro quando terminar a leitura ok?
      Bjkas

      Excluir