Resenha: "Tocada pelas Sombras" - Série Academia de Vampiros #3 - Richelle Mead


Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Numa batalha de tirar o fôlego, ela viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. Será que essa escolha significa que apenas um deles sobreviverá?

Editora: Agir
Ano: 2010
Edição: 1
Páginas: 384
Avaliação: 4


Contêm spoilers dos livros anteriores.

No terceiro livro da série Academia de Vampiros temos uma mistura e tanto: ação, suspense, romance e sobrenatural.
Rose está começando a entender o que realmente significa ser beijada pelas sombras. Além disso, temos uma Rose mais sensibilizada pela perda dos amigos, principalmente Mason.

"Eu parecia alguém que estava sem dormir há tempos, mas não queria voltar para a cama. Não queria me arriscar a cair no sono, não agora. Precisava de algo que me despertasse e me afastasse da mente o que eu acabara de ver". (p. 09)

Ter sido capaz de enfrentar Strigoi fez com que Rose percebesse que a sua vida não seria apenas uma aventura incrível, mas também tem que aprender a lidar com a sua impulsividade e seguir em frente.

"O episódio me fizera ver a vida por uma perspectiva mais sombria. Na verdade, todos aqui na Escola São Vladimir passaram a enxergar a vida assim, principalmente eu. As outras pessoas começaram a perceber as mudanças em mim". (p.13)

A protagonista também está um pouco amargurada, pois seu amor por Dimitri precisa ser freado e enquanto isso Lissa está aproveitando o relacionamento com Christian, além de estar focada no aprendizado do espírito junto com Adrian.
A Lissa apesar de ter suas próprias responsabilidades, parece ser um pouco alheia ao sofrimento de Rose. E como ambas possuem um laço Rose consegue observar o quanto Lissa está aproveitando cada momento.
Christian adquire um papel mais importante. O amadurecimento dele é claro, e além de se mostrar um ótimo namorado, sempre apoiando Lissa, ele também é um bom amigo para Rose, mesmo ela ainda tendo uma certa antipatia por ele.
Adrian é um personagem bem presente nesse livro e a sua interação com a Rose traz uma leveza à leitura, seja pelas provocações ou pelos diálogos inteligentes.

"A chegada de Adrian colocou minha paranoia frenética em modo de espera. Ele entrou na sala escura e me deu uma piscadela quando sentou na cadeira perto de mim". (p.95)

As cenas que mais deixam o leitor eletrizado são cenas entre Dimitri e Rose, pois a tensão e a química entre os dois é palpável, e deixa o leitor na expectativa, torcendo para que algo aconteça.

"Uma emoção encheu meu corpo de novo, mas agora não era ódio ou ira, nem nada disso. Era quente e maravilhoso e fazia meu coração doer - de uma maneira boa". (p.301)

O terceiro livro também é repleto de tensão pois será realizado o julgamento de Victor. Suas jogadas e tentativas de mexer com a cabeça dos demais personagens chega a ser diabolicamente assustador.
O final do terceiro livro é o melhor até agora. Nas últimas páginas é provável que o leitor prenda a respiração com medo de perder algum detalhe.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um bom trabalho. Existem alguns erros de digitação e grafia, mas nada que interferissem na leitura.

"Dessa vez, estou pensando em mim mesma. Não em você. Toda a minha vida, Lissa... por toda a minha vida tem sido a mesma coisa. Eles vêm primeiro. Eu vivi minha vida para você. Eu treinei para ser sua sombra, mas quer saber? Eu quero vir primeiro". (p.377)

5 comentários:

  1. Continua emoção pura essa série. Não posso deixar de ler este também. Os personagens estão cada vez melhores e cheios de ação.

    ResponderExcluir
  2. Já passei esta série em e-book, mas ainda não li nenhum dos livros.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol...Mais uma série que ainda não tive a oportunidade de ler, mas tenho ela na minha lista de desejados.E como ela tem tem muitos fãs a gente sempre fica curiosa!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Li o primeiro livro dessa série e parece muito bom!
    Curioso para ler a continuação, ouvi dizer que teria filme, é verdade?
    Alguém sabe algo a respeito?

    ResponderExcluir
  5. Eu amo essa série!!! Já li todos antes mesmo de serem lançados aqui no Brasil e agora estou ansiosa pelo filme e espero que não detonem com tudo!!! Parabens pela resenha!!!!

    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir