Resenha: "Solo Consagrado" - Sobrenatural - Livro 02 - Cynthia Hand



Durante meses, Clara Gardner havia treinado para lidar com o grande incêndio que aparecia em suas visões. Ela só não estava preparada para a escolha que teria de fazer no momento em que tudo veio a acontecer... No final das contas, Clara acabou descobrindo que nada em ser metade anjo era exatamente como ela imaginava. Agora, dividida entre seu amor por Tucker e seus sentimentos cada vez mais confusos sobre o papel que ela e Christian exercem neste mundo, Clara tem de lutar contra uma revelação bombástica: alguém que ela ama morrerá dentro de alguns meses. Com seu futuro incerto, a única coisa da qual Clara tem certeza é de que o incêndio fora apenas o início...

Editora: iD 
Ano: 2012 
Edição: 1 
Páginas: 408
Skoob: Clique aqui 
Avaliação: 4/5

O segundo livro da trilogia é completamente diferente do primeiro. Desde o início, é possível perceber que a trama irá se desenrolar de maneira mais lenta. O foco principal da trama é emocional e vai trabalhar com a perda, com a necessidade de fazer as pazes com o passado e conseguir forças para seguir em frente. Durante toda a leitura é possível absorver a sensação de tristeza que paira nas páginas.
Após Clara ter fracassado em seu propósito, ela se encontra em parte aliviada e em parte preocupada, pois não sabe quais poderão ser as consequências dos seus atos.Um pouco depois, Clara tem um novo sonho, em que alguém muito próximo a ela irá morrer. Ela tenta de todos os modos proteger a todos, mas descobre que a vida pode impor muitos obstáculos.
Sua amiga Ângela sugere que as duas, mais Christian e o irmão de Clara Jeffrey formem um "Clube dos Anjos" para tentar discutir e aprender mais sobre o lado sobrenatural deles. Se por um lado a ideia é boa, por outro faz com que Clara passe muito mais tempo com Christian, estremecendo a sua relação com Tucker.

A trama ainda discute o lado adolescente dos personagens, que estão na sua maioria na época de decidir a faculdade que irão cursar e pensar no futuro. O triângulo amoroso começa a ser delineado, mas não é o foco principal do livro.
O leitor também acompanha a história de Samjaza, o asa negra que Clara feriu no primeiro livro e a sua relação com a mãe de Clara.
O livro resume-se a revelações: sobre a vida pessoal de Clara, sobre as decisões que deve tomar, sobre os seus poderes, sobre o passado de sua mãe e sobre os anjos de maneira geral.
Para aqueles que tiveram a oportunidade de ler o primeiro livro, fica visível perceber o amadurecimento da escrita da autora. Os personagens ganham mais profundidade, nuances que não existiam anteriormente e os cenários são descritos com uma maior suavidade.
Um dos pontos positivos do livro foi a reflexão dos sentimentos e decisões que foram e deverão ser tomadas por Clara.

Um dos pontos negativos foi que a autora focou-se tanto em Clara, que alguns personagens perderam o brilho (como a Ângela) ou simplesmente fizeram aparições especiais (como a Wendy, irmã do Tucker).
Uma trama bem construída, delineada e repleta de reviravoltas. O leitor irá chorar com Clara, sofrer e compreender que as decisões mais corretas são em sua maioria aquelas que podem destruir o seu coração.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa tem um brilho nas letras e detalhes e o azul traz uma sensação de serenidade. 

"Abri meu coração para o dele. Senti o que ele sentia. 
Ele me ama tanto que aquele beijo o estava matando, 
pois era um beijo de adeus. Ele não queria me deixar ir embora. 
Queria lutar por mim. Todas as fibras de seu corpo lhe diziam para lutar. 
Mas ele não sabia como. Acabou concluindo que a mais pura 
forma de amor talvez fosse me deixar partir"
(p. 400)

7 comentários:

  1. Gostei muito da capa do livro, não li o primeiro ainda, mas parece ser muito bom!! Parabens pela resenha ficou otima e despertou o meu interesse pelos livros!!! Feliz Ano Novo!!!

    Bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcilene! Como foi a virada do ano para você? Espero que tenha sido maravilhosa!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. eu ainda nao li o primeiro livro, mas gostei muito da resenha sobre o segundo!! aparenta ser um livro bem calmo neh?? sem muitas emoçoes... nada tenso demais!! gente, eu odeio triangulos ¬¬ me estressam e me deixam nervosa... mas pelo visto o campeao da protagonista ai sera esse Christian.. mas n sei kkk
    acho q vou ler sim!! que capa incrivel!! amei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jack, tudo bem?
      Sim, o segundo é uma leitura mais calma, mas o primeiro livro da série tem situações mais dinâmicas. Mas em compensação, o segundo é mais emocionante ;)
      Eu gosto de triângulos amorosos quando são bem desenvolvidos, sem forçarem os relacionamentos.
      A capa é linda, confesso a você que quando vi a capa do primeiro livro é que fui correr atrás pra saber sobre a trama rs
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  3. Não gostei muito desta história de calmaria. Quando li o primeiro até achei emocionante e cheio de ação. Agora este, você dizendo que é mais lento e calmo... Não sei se vai me agradar. Esperava mais empolgação e emoção. Vou pensar se vou ler.

    ResponderExcluir
  4. Quero ler essa série faz tempo. Ainda não tive oportunidade. Mas assim que tiver corro para ela!

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol. tudo bem??
    Desde que foi divulgado o lançamento do primeiro livro já tinha curiosidade para ler ,além da capa ser linda, a sinopse me chamou muito a atenção, mas as condições sempre me fazem adiar a compra. Depois dessa resenha, minha vontade aumentou, pois é sempre bom saber que os personagens amadurecem!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir