Resenha: " Promessa de Sangue" - Série Academia de Vampiros #4 - Richelle Mead


Agir, 2010, Ed. 1ª
A vida da guardiã Rose Hathaway nunca será a mesma. O recente ataque a Academia St. Vladimir devastou todo o mundo Moroi. Muitos estão mortos. E, pelas poucas vitimas carregadas pelos Strigoi, o destino deles é ainda pior. Uma rara tatuagem agora adorna o pescoço de Rose, uma marca que diz que ela matou Strigoi demais para contar.Mas apenas uma vitima importa… Dimitri Belikov. Rose agora deve escolher, um de dois caminhos bem diferentes: princesa – ou, abandonar a academia para sair sozinha em uma caça para matar o homem que ela ama. Ela terá de ir ao fim do mundo para encontrar Dimitri e manter a promessa que ele implorou para ela fazer. Mas a pergunta é, quando a hora chegar, ele irá querer ser salvo? Agora, com tudo em jogo – e mundos de distancia da St. Vladimir e sua desprotegida e vulnerável, e recentemente rebelde, melhor amiga – Rose pode encontrar forças para destruir Dimitri? Ou, ela vai se sacrificar para ter uma chance em um amor eterno?
O quarto livro da série Academia de Vampiros é sobre a jornada de Rose em busca de Dimitri, que agora é um Strigoi. Sabendo o quanto Dimitri preferia estar morto do que se transformar em Strigoi, Rose no livro anterior abandona tudo: a escola, o treinamento e Lissa.

"Nunca tive medo de arriscá-la antes, mas agora parecia haver uma grande diferença entre morrer inutilmente e morrer por uma causa. Se ao tentar matar Dimitri eu morresse por não possui uma estratégia, minha vida não teria significado nada". (p.191)


Esse livro tem uma leitura um pouco mais arrastada do que os anteriores, pois a história foca principalmente em dois aspectos: a busca de Rose por Dimitri e os momentos em que ela utiliza o laço para saber de Lissa.

Alguns pontos são interessantes no livro: o leitor irá conhecer a vila dos Dampiros, e a família de Dimitri. Conhecer as mulheres da família de Dimitri permitiu o entendimento da sua personalidade tão forte e ao mesmo tempo protetora.

“A própria casa mexeu comigo. Não havia sinais óbvios de que Dimitri já vivera ali, e no entanto eu só conseguia pensar: ‘Foi aqui que ele cresceu.’. ‘Ele andou por estes pisos, encostou nestas paredes…’ Ao caminhar por cada quarto, também eu encostei naquelas paredes, tentando extrair delas a sua energia. Eu o imaginava estirado no sofá, em casa, de férias da escola. Me perguntava se ele deslizava pelos corrimões da escada quando era pequeno. Eram imagens tão reais que eu precisava lembrar a mim mesma que Dimitri não vinha ali há anos.” 


Conhecemos também Sidney, uma humana que é alquimista, que nada mais é do que um grupo seleto de pessoas que tem uma função importante para manter os humanos seguros. 

Para os leitores que ficaram preocupados em não saber o que aconteceria na escola, podem ficar tranquilos: mesmo à distância, vamos acompanhando tudo o que acontece com Lissa e seus amigos. Lissa nesse livro se tornou um pouco chata e sem graça, mostrando uma imaturidade tremenda.
Adrian deixa cada vez mais claro o interesse por Rose. A visita constantemente nos sonhos e se mostra mais empenhado em se tornar uma pessoa melhor para ela. Adrian é um personagem carismático, inteligente e sarcástico que ganha muitos fãs e com o Dimitri sendo um Strigoi, existe uma grande expectativa de que ele consiga ter algo com Rose.
Dimitri para tristeza dos leitores aparece após a metade do livro. É comovente ver o amor de Rose tão diferente e frio até mesmo com ela.

Rose participa de algumas cenas de ação contra Strigoi muito boas e mostra que é capaz de se tornar uma Guardiã excepcional.

As possibilidades deixadas em aberto no final do livro acabam mostrando que algumas certezas que até agora foram discutidas não estão exatamente corretas, o que deixa o leitor na expectativa pelo próximo livro.

Em relação a revisão, diagramação e layout a editora realizou um bom trabalho. Foram encontrados alguns erros de digitação e grafia no decorrer da leitura.


"Eu sabia o que precisava fazer para me salvar, embora isso bem pudesse acabar me matando também". (p.375)

5 comentários:

  1. ainda continuo achando essa série o máximo. É uma das melhores séries que já li até o momento. Neste a personagem é incrível e apaixonante. Não vejo a hora de ler. beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, esta é uma série que eu venho enrolando para começar. Já cheguei a baixar os e-books dela, mas mesmo assim não dei início.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol, tudo bem??
    Difícil comentar na resenha de uma série, que ainda não lemos...Sempre tenho algumas série que tenho muita curiosidade, mas confesso que esta ainda não me chamou a atenção =(
    Mas quem sabe um dia, não me bata a curiosidade e leia!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Ver Dimitri como um Strigoi foi de doer o coração, gosto tanto dele, mas o amor deles é muito forte e vai encontrar uma solução!! Amo essa série e se dependesse de mim a Richelle Mead escreveria mais uns 6 livros sobre esses personagens!!! O Adrian é cativante, não tem como não gostar dele!!!!

    Bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Finalmente uma resenha boa sobre esse livro. Obrigada =D

    ResponderExcluir