Resenha: " O Dom" - Série Witch & Wizard - Livro 02 - James Patterson, Ned Rust




Os irmãos Allgood nunca desistem de lutar contra os poderes autoritários e desumanos d’O Único Que É O Único, mas, agora, eles estão sem Margô — a jovem e atrevida revolucionária; sem Célia — o grande amor de Whit; e sem seus pais — que provavelmente estão mortos... Então, em uma tentativa de esquecer suas tristes lembranças e, ao mesmo tempo, continuar seu trabalho revolucionário, os irmãos vão parar em um concerto de rock organizado pela Resistência onde os caminhos de Wisty e de um jovem roqueiro vão se cruzar. Afinal, Wisty poderá encontrar algo que lhe ofereça alguma alegria em meio a tanta aflição, quem sabe o seu verdadeiro amor... Mas, quando se trata destes irmãos, nada costuma ser muito simples e tudo pode sofrer uma reviravolta grave, do tipo que pode comprometer suas vidas. Enquanto passam por perdas e ganhos, O Único Que É O Único continua fazendo uso de todos os seus poderes, inclusive do poder do gelo e da neve, para conquistar o dom de Wisty... Ou para, finalmente, matá-la.


Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Edição: 1
Páginas: 288
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 3/5

O segundo livro da série acabou trazendo um enredo um pouco decepcionante para os leitores. 
Alguns detalhes permanecem idênticos aos do primeiro livro: capítulos curtos, narrados alternadamente pelos irmãos.  Além disso, a história novamente deu a impressão de que "pulou" alguma partes, de tão rápida que foi. Não houve um grande desenvolvimento das situações, a maioria delas foi trabalhada de modo superficial.
O principal problema do livro é que temos a impressão de ter "mais do mesmo". O segundo livro inteiro foca na fuga e na salvação dos jovens rebeldes, o que não seria um problema se tivesse elementos que complementassem esse cenário. O que não foi o caso desse livro.

Quando temos protagonistas extremamente jovens em uma série, normalmente eles possuem um grau de maturidade maior do que os demais adolescentes. Na série Witch & Wizard, isso não ocorreu. Muitas das confusões que ocorreram no segundo livro derivaram do fato de que os protagonistas não pararam para pensar e planejar ou agiram de forma instintiva. Algumas situações geradas foram desnecessárias e alguns dos personagens secundários ficaram totalmente apagados na história. 

Falando dos pontos positivos do livro é o sarcasmo da jovem Allgood. Ela continua arrancando algumas risadas dos leitores mesmo em situações não muito favoráveis. Outro ponto positivo foi uma maior exploração do personagem da Célia, mesmo com seu comportamento bizarro em alguns momentos, além do melhor entendimento do "Dom" dos irmãos.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é simples, mas muito bonita. Os detalhes no D azul realmente chamam a atenção e combina com a capa do livro anterior.
O livro é ideal para aqueles que procuram uma leitura leve, dinâmica e sem muitas pretensões.

“Então, me transformo numa tocha humana, como já tinha feito antes. Mas, desta vez, deixo todo o cuidado de lado. De repente, línguas de fogo de três, seis, dez metros de altura estão se alastrando ao meu redor, rasgando o até então fresco ar da tarde”. (p. 19) 

5 comentários:

  1. Mais isso que você mencionou de não pensarem muito no que vão fazer é o que na maioria muitos jovens realmente fazem. Eles ainda estão passando por fases e quem sabe mais pra frente o autor nos surpreenda com o crescimento deles. Mais pra mim continua sendo uma boa leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Vi uma palestra sobre esse livro e achei interessante, fiquei curioso para ler e saber se é tão bom quanto dizem!

    ResponderExcluir
  3. Eu li o volume 1 e gostei, mas percebi que este volume foi muito criticado, estou até com receios com a leitura, mas como gosto é gosto, torço para gostar um pouco mais que a maioria.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o primeiro livro da série, mas dei uma "passadinha" de olho na resenha e pelo visto a historia realmente tão é tão boa...Mas pretendo ler, pois quero matar minha curiosidade desta historia!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o primeiro, mas estou muito curiosa a respeito dessa série!! Já esta na minha lista a algum tempo e agora acho que finalmente vou ler!!! É que são tantos livros que fica dificil escolher um pra ler, né! (Acho que voces me entendem)

    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir