Resenha Nacional: "Uma herança de amor" - O Plano Perfeito - Lycia Barros


Novo século
Skoob: Clique aqui

"Como caçula da família, Ivy sempre foi superprotegida pelos pais e pelos irmãos.Com isso, passou a infância e a adolescência se sentindo sufocada e deixando que outras pessoas tomassem as decisões mais importantes de sua vida. Porém, aos dezoito anos, tentando romper este ciclo, Ivy muda-se para Ouro Preto para realizar o grande sonho de sua vida: cursar a faculdade de jornalismo para poder trabalhar e ser independente o mais rápido possível. No entanto, a sua trajetória na faculdade dura pouco tempo pois, ao visitar os pais em sua cidade natal - São Lourenço - ela se depara com um misterioso visitante: Leonardo Belford. O homem que irá virar a cabeça da família Cavalheiro - e principalmente a de Ivy - de cabeça para baixo. Afinal, ele estava ali com uma dolorosa missão a cumprir, e não pretendia ir embora até que tudo estivesse consumado".
 "Um plano perfeito" finaliza a trilogia Uma herança de Amor de forma emocionante. Para os leitores fãs da trilogia que acompanham desde o início a fofa da Ivy vão perceber que a sua história é a mais forte no aspecto emocional. Provavelmente isso acontece pelo fato de que Ivy, de todos os membros dessa família incrível, seja a mais inocente de todas, pois não se envolveu em nenhum dos dramas das duas famílias, seja com a história do passado de sua mãe ou da ex-mulher de seu pai. Por isso, os acontecimentos que transcorrem nesse livro acabam tendo um impacto emocional tão forte nos leitores. Como alguém tão puro e inocente pode ser alvo de tanta maldade?

Nesse livro Ivy está com 18 anos fazendo faculdade de jornalismo em Ouro Preto e tendo como colega de quarto a Nicole, sua amiga desde o ensino médio. Focada nos estudos, ela não tem tempo para cair em delírios românticos e é uma expectadora da vida de suas amigas.


"Ela não estava reconhecendo a si mesma. Nunca estivera tão intimidada e atraída por um homem antes. E esses sentimentos conflitantes a irritavam por causarem nela todo aquele alvoroço: interesse e desdém, desejo e repulsa". (p. 42)

Em uma visita aos seus pais em São Lourenço ela conhece Leonardo Belford. Leonardo é misterioso, mas desde o princípio mostra-se como uma pessoa dissimulada. Em frente à Ivy é gentil, carinhoso, mas quando está sozinho apresenta sinais de amargura e até mesmo maldade. Ivy inocente do jeito que é, apaixona-se perdidamente por Leonardo e a sua jornada sofrida terá início.
Um dos pontos muito positivos da trama é o envolvimento de toda a família do começo ao fim do livro. O leitor acompanha o crescimento dessa família amorosa. Vemos Amanda lidando com seus filhos cheios de energia, o Rafael virando um pai babão de primeira, um Adam mais zen mas extremamente protetor e uma Alexia mais incrível. 

A história trata de perdão, mas também traz os valores familiares à tona e a necessidade de se seguir em frente. A escritora nacional Lycia Barros fechou com "chave de ouro" uma trilogia que aborda temas delicados com histórias de superação.
Alguns novos personagens foram inseridos nesse último livro e trouxeram uma brisa de bondade junto com eles, como o Rodrigo e Maria. É muito tranquilizante encontrar personagens tão humanos, repletos de erros, mas ainda mais cheios de vontade de redimir-se. O livro mostra como devemos aceitar os nossos enganos mas o mais importante, como não cometê-los novamente.

Em relação à revisão, diagramação e layout, a editora realizou um bom trabalho. Foram encontrados alguns errinhos de digitação, mas nada que interferisse na leitura.
A escrita da autora é fluida e a leitura ocorre sem que o leitor perceba que chegou ao final do livro. É possível afirmar com todas as letras que essa família maravilhosa ganha um lugar no coração de todos os leitores.


"Não vejo nada, mesmo quando acendo a luz.... Não creio em nada, mesmo que me provem certo como dois e dois....As plantas crescem em nosso jardim, pra te mostrar, só pra te mostrar  por que... Não há nada aqui, ponha tudo em seu lugar... O meu lugar está aí... (p.88)

8 comentários:

  1. Realmente esta série foi uma das melhores que já vi e conheci. A autora soube trabalhar todos os personagens e os fez de maneira simples e singular. Nada exagerado ou apelativo. gostei muito desta família. Espero que este livro seja tudo isso e muito mais que você menciona, pois estou ansiosa por conhecer mais da nossa bela personagem angelical. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, tudo bem?
      Eu me apaixonei pela trilogia. A família é realmente incrível e os livros possuem lições maravilhosas.
      Espero que goste do terceiro livro tanto quanto eu ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi Carol!! Adorei a resenha! Me deixou com mais vontade ainda de ler essa trilogia!! Gosto muito de livros assim (minha sobrinha diz que é livro de amorzinho), faz a gente pensar na própria vida!!

    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcilene.
      Que bom que gostou da resenha. É uma trilogia muito bonita, repleta de lições valiosas.
      Bjkas

      Excluir
  3. Nossa, não conhecia a trilogia, mas gostei tanto da resenha que a´te bateu uma vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joelma, tudo bem?
      Fiquei feliz em saber que gostou da resenha ;)
      Venha nos contar o que achou da trilogia quando realizar a leitura ok?
      Bjkas

      Excluir
  4. Oi Carol, fico triste comigo mesma por ainda não conhecer o trabalho da Lycia. As resenhas dos livros dela são sempre positivas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose.
      Espero que você tenha a oportunidade de conhecer os livros da autora. Eu particularmente sou muito fã do trabalho da Lycia.
      Bjkas

      Excluir