Resenha Nacional: "O Bisturi de Ouro" - Chaiene Santos

Novos Talentos, 2013, Ed. 1ª
"Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia enxergar o futuro com os olhos da sabedoria. No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía. O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade. Este mata a pessoa que Eduardo mais ama na vida e depois de descobrir a culpa do “amigo”, terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão". 
"O Bisturi de Ouro" é narrado em terceira pessoa e conta a história de Eduardo. Eduardo que era criança na década de 70, cresceu em um lar extremamente amoroso, com pais trabalhadores e dois irmãos mais novos. Desde jovem tratou os estudos como algo mais do que uma obrigação e sempre se dedicou, cultivando o sonho de ser médico. O livro narra toda a jornada de Eduardo para alcançar seu sonho. No meio do caminho o leitor vai conhecer seus amores, sua luta e observar de perto a sua garra.

Ser uma pessoa tão emocionalmente amparada e destacar-se em tudo o que faz acabou despertando inveja de certas pessoas no caminho. Entre elas, está Glauco, um rapaz que tem todas as ferramentas para se dar bem na vida, mas que não vê o motivo de precisar se esforçar. 

Um dos pontos que ganha destaque na leitura é o núcleo familiar de Eduardo. Nota-se desde o princípio o amor incondicional dessa família, a interação entre eles é linda e o sentimento salta das páginas.
O livro tem uma trama bem elaborada e desenvolvida. O autor descreve em detalhes algumas situações, mas a leitura não se torna pesada em momento algum.

Os personagens são bem construídos, possuem características marcantes que fazem com que o leitor se conecte com cada um deles, de maneira diferente.
Um livro que fala de perdão, de seguir em frente e de se encontrar como pessoa. Sem dúvida o tema principal é perseverança e a lição principal do livro é "nunca desista dos seus sonhos". 

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa chama a atenção e está totalmente relacionada com a trama.

"Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar 
mais alto de uma escada. Os degraus devem 
ser subidos um de cada vez, sem pulá-los 
nem prejudicar outras pessoas. Como início 
de um projeto de vida, o sonho e a força 
de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos 
e a seguir em frente".
 (p.71)

8 comentários:

  1. Achei a capa lindíssima e também fiquei interessada em saber se Eduardo perdoará ou se vingará

    ResponderExcluir
  2. Fiquei apaixonada pela capa. A história também me parece ser muito boa e os personagens bem intensos. Qual escolha Eduardo irá fazer? Fiquei curiosa a respeito e vou ver se descubro. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, não tinha ouvido falar do livro ainda e gostei do que você contou. Não sei se eu seria tão espiritualmente elevada para perdoar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei conhecendo este autor aqui no mix e até agora não me interessei por ler, mas quem sabe mudo de idéia, afinal sempre tem aquela fase em que queremos mudar um pouco não é? Otima resenha!!!

    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol...Com toca certeza este livro é super misterioso, e isto me agrada bastante para uma leitura. Já havia lido outras resenhas dele, e ele já esta na minha lista de desejados!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. oi eu queria saber se não tem outra forma de seguir o blog... pois não consigo seguir usando a conta do google

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Você tb pode seguir através das do Yahoo e Twitter!

      Abraços,
      Paty

      Excluir
  7. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo em destaque.
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir