Resenha: A Guerra / Mundo em Caos - Livro 03 - Patrick Ness



Pandorga, Ano: 2013, Ed. 1ª

Três exércitos marcham em Nova Prentisburgo, cada um tentando destruir os demais. Todd e Viola se vêem presos no meio do conflito, sem possibilidade de fuga. Depois que as batalhas começam, como eles poderiam interromper a luta? Como eles poderiam estabelecer a paz sendo eles a minoria? E, se a guerra transforma homens em monstros, que terríveis escolhas os esperam? De repente uma terceira voz surge na batalha, uma voz determinada a se vingar. O que você faria? Seguiria um tirano ou um terrorista? Salvaria a vida da pessoa que você mais ama, ou milhares de estranhos? Acreditaria na vitória, ou assumiria que está perdido? Se tornando adultos em meio ao tumulto, Todd e Viola questionam tudo o que sabem, correndo através do horror e indignação em direção a um final chocante."A Guerra" é a conclusão eletrizante da premiada trilogia "Mundo em Caos". Uma historia de sobrevivência e energia, que retrata a realidade devastadora da guerra.

Este é o último volume da trilogia Mundo em Caos, confesso que eu poderia ler mais dessa trilogia sem me cansar! É um livro distópico bem ao estilo que eu adoro, onde retrata uma sociedade fictícia que pode perfeitamente ser confundida com a nossa própria e isso cria uma "sensação" de "delírio" sobre o que de fato é ficção e quanto do que está escrito tem realmente traços de um futuro que possamos vir a enfrentar, devido ao nosso presente e as ações cometidas por governadores e etc.

Acho livros distópicos muito interessante, não sei se compartilham da minha opinião?!

A história nesse terceiro volume se passa em meio a guerra e ao caos; e todo o transtorno e angústia que a mesma causa nos personagens podemos sentir na nossa pele, pois é impossível não se sentir em agonia por um desfecho ameno, ou torcer por aquela teoria que desenvolvemos ao longo da história.. Como imaginamos que possa vir a ser finalizado! Porém como o próprio autor demonstra.. A Guerra transforma homens em monstros e isso não é nada além de realidade, quando somos introduzidos em um meio extremo, tendemos a agir da mesma maneira, ou seja, extremamente, sem muitas vezes mensurar nossas ações ou o quanto as mesmas poderão vir a ser impactantes, degradantes e desesperadas! 
A Guerra é narrada pelo ponto de vista de Viola e Todd, conforme nos livros anteriores, mas temos uma visão de um outro personagem que torna tudo ainda mais tenso!

Não quero ficar dando spoilers para aqueles que ainda não leram, então recomendo que leiam as resenhas anteriores, para entenderem como A guerra começou:


Eu amei essa trilogia e pretendo reler algum dia!

4 comentários:

  1. Poxa. Só fui tomar conhecimento desta série agora. Acredita? Mais tudo bem. vou aceita sua sugestão e vou tentar ler todos os livros. Adoro temas deste tipo. São bem prazerosos de se ler e muito ricos de detalhes. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Karini, tudo bem??
    Quando comecei a ler a sinopse do livro, não imagina que era o último livro de uma trilogia, e confesso que sempre li algumas resenhas de O motivo, mas não sabia que era uma serie.Mas dei uma olhadinha no final da resenha e fiquei feliz de saber que você gostou...
    Espero saber mais coisas sobre ela assim que possível!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler as outras resenhas dessa trilogia e só confirmou o que eu conclui ao ler esta daqui TENHO QUE LER!!! Adoro todo tipo de distopias e essa parece ser muito boa! O fato de ter um virus que extinguiu as mulheres é bem parecido com Partials que é outra distopia que gostei muito de ler e isso me deixou ainda mais curiosa!!

    As resenhas ficaram otimas!!!

    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Mudaram bem a capa em relação as anteriores, ficou bem melhor! Não comecei a série ainda, mas sempre falei que as capas eram um ponto negativo dos livros. O enredo continua me interessando.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir