Resenha: "Sombras Vivas" - Cornelia Funke






Sinopse - Mais uma vez no Mundo do Espelho, Jacob Reckless precisa se libertar de uma maldição que em poucos meses lhe custará a vida. Depois de tentar diferentes formas de magia, sua última opção é uma lendária balestra, capaz de dizimar exércitos, mas também de salvar aqueles que realmente precisam. Para encontrar esse objeto extraordinário, ele terá de viajar por Álbion, Lorena e Austrásia, enfrentar criaturas terríveis e competir com Nerron, um ser perigosíssimo que está decidido a derrotá-lo a qualquer custo e a ser o primeiro a encontrar a balestra, para então ser tornar o caçador de tesouros mais talentoso de todos. Jacob não tem tempo a perder. E se não fosse a presença de Fux, sua companheira de aventuras capaz de assumir tanto a forma humana quanto a figura de uma raposa, ele talvez não tivesse forças para encarar tantos obstáculos. Só assim, no limite entre a vida e a morte, ele conseguirá perceber que existem tesouros ainda mais preciosos que sua própria vida.


Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765190
Ano: 2013
Páginas: 304
Tradutor: Sonali Bertuol
Avaliação: 4/5
Skoob: Clique aqui

Contêm Spoilers do Primeiro Livro


Minha opinião -  Após ter salvo Will, foi Jacob quem recebeu uma maldição e está com os seus dias contados. Atormentado pela maldição e por guardar segredo tanto de seu irmão quanto de sua melhor amiga Fux, ele parte em busca da cura. É claro que a procura pela cura não será fácil, levando Jacob e Fux a aventuras inimagináveis.
Alguns detalhes nessa continuação são bem interessantes, como a avaliação que Jacob faz da sua vida e de seus sentimentos pela namorada de seu irmão e por Fux. Logo no primeiro livro nós observamos que Fux sente mais do que amizade por Jacob, mas nunca tentou ultrapassar a linha da amizade.
Fux a cada livro se torna uma personagem mais complexa: se no primeiro livro não temos informação alguma sobre a sua vida antes de conhecer Jacob, em "Sombras Vivas" vemos como foi a dinâmica familiar dela e os problema que ela enfrentou. 
Algumas "fábulas" novas são inseridas na série, como a do Barba Azul, que vai ter um trecho de grande destaque no livro.
Enquanto está nessa busca, o "mundo atrás do espelho" sofreu grandes alterações políticas: apenas seis meses após os acontecimentos do primeiro livro, os goyls governam a Austrásia. A filha da imperatriz está grávida do rei goyl e tal situação tem um grande impacto, que pode alterar o rumo de Austrásia.
Dá para imaginar que nem todos estão felizes com essa nova situação e farão de tudo para mudar novamente esse cenário político, inclusive contratar mercenários para encontrar uma mítica balestra, uma arma poderosíssima que poderá ser a salvação de Jacob.


"A cabeça no oeste
A mão no sul
O coração no leste
Juntos eles possuem
O que cada um deseja.
O culto onde todos começaram". 



Como sempre, a obra de Cornelia Funke  é repleta de ação e criaturas incríveis.
Alguns personagens, como Albert Chanut, o velho caçador de tesouros e agora proprietário da Taberna "Ao Ogro Voraz", ou o interesseiro anão Evenaugh Valiant e sua perspicácia para os negócios reaparecem e trazem uma sensação de familiaridade e conforto ao leitor. Infelizmente, para aqueles leitores que gostariam de acompanhar um pouco mais a interação entre Jacob e Will irão ficar decepcionados. Will e Clara fazem uma breve aparição apenas no início do livro. 

Nerron é um caçador de tesouros gouyl que é um concorrente sério para Jacob. Muito inteligente, perspicaz e sem muitos escrúpulos, apesar de ter sido contratado e bem pago, ele possui seus próprios objetivos. Conhecido como "O Bastardo" ele terá suas próprias aventuras ao lado de Louis da Lorena, o príncipe de 17 anos e extremamente mimado, filho do rei Charles da Lorena. Louis é um personagem que gradativamente vai mostrando sua verdadeira identidade, que a propósito não é nada agradável. 
A escrita é fantástica, com um toque perfeito de fantasia mesclado com realidade. A criação das cidades, criaturas e mitos e totalmente perfeito e muito bem balanceado, deslumbrando o leitor e o convidando a conhecer um pouco mais o "mundo através do espelho".
Em relação à revisão, diagramação e layout, a editora realizou um trabalho excelente. No início de cada capítulo temos uma arte incrível. A capa é muito simples, mas segue o design da capa do primeiro livro.

"Por que não haveria de existir 
uma arma que traz a morte quando 
é usada por ódio, mas a vida quando 
é usada por amor?"  
(p.58)



4 comentários:

  1. Ok, tive q passar meio batida pela resenha pq ainda quero ler o primeiro livro e odeioooooo spoilers. T_T
    De qualquer modo, acho q historia muito bacana e quero demais começar essa serie. Só preciso arranjar uma amiga disposta a me emprestar o diabo desse livro, pq as finanças estão comprometidas por um bom tempo.

    ResponderExcluir
  2. Me interessei muito por essa série!! Fiquei sabendo dela aqui no Mix, não conhecia ainda, mas estou muito a fim de ler parece ser muito legal!!! Adoro livros sobre fantasia!!!

    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  3. a resenha esta otima.. mas eu ja li outras resenhas dessa serie e acho q realmente nao vou gostar deles!! achei uma fantasia muito sem nexo kkkkkkkkkk e eu n gostei das sinopse nem da capa :P
    beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Não conheço o trabalho da autora e por enquanto ainda não vou conhecer.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir