Resenha: 1984 - George Orwell


"1984" não é apenas mais um livro sobre política, mas uma metáfora do mundo que estamos inexoravelmente construindo. Invasão de privacidade, avanços tecnológicos que propiciam o controle total dos indivíduos, destruição ou manipulação da memória histórica dos povos e guerras para assegurar a paz já fazem parte da realidade. Se essa realidade caminhar para o cenário antevisto em 1984 , o indivíduo não terá qualquer defesa. Aí reside a importância de se ler Orwell, porque seus escritos são capazes de alertar as gerações presentes e futuras do perigo que correm e de mobilizá-las pela humanização do mundo.


Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
Edição: 1
Páginas: 416
Nota: 4

Em 1984 temos um passado delineado e um futuro (apesar de a data ser antes da nossa atual) que apresenta diversas questões importantes que atacam o nosso presente! Um livro altamente reflexivo a meu ver e muito bem escrito. Foi minha primeira leitura do autor e posso dizer que me surpreendi por nunca ter lido nada dele antes!

Neste livro temos O Partido que manda em tudo e todos e o autor delineia de forma clara as diversas formas que o "governo" tem de influenciar e mandar no indivíduo sem que muitas vezes haja sequer um esforço por parte dos mesmo para não serem manipulados.
Eu poderia ficar horas escrevendo sobre esse livro, de verdade, pois como diz minha vó: "tem é pano pra manga" rs.. Mas vou me ater em algumas coisas que me marcaram durante o processo de leitura para não me tornar uma lunática e compulsiva defensora de direitos e ideais! rs

Esta é uma leitura forte e um clássico que deveria ser lido por todos nós pois acrescenta e muito, não é apenas uma leitura "divertida" ela nos faz desenvolver questionamentos sobre o que vivemos atualmente e etc.


8 comentários:

  1. Tenho dois livros do George Orwell, "A Revolução dos Bichos" e "1984", só li o primeiro. Comecei a ler "1984", mas achei a leitura muito maçante, talvez não seja meu gênero preferido. No entanto, preciso criar coragem para começar a ler outra vez. Não sou muito fã de assuntos que envolvem política, mas se esse livro for tão metafórico quanto "Revolução dos Bichos", acredito que a leitura não irá se arrastar tanto. Assim que houver menos livros na minha lista de pendentes, tentarei voltar a lê-lo.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quando começamos a falar em política, realmente o assunto se estende e tem muita história a ser contada. Ainda não li nada do autor, apesar de já ter ouvido falar muito das obras dele.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo já tendo lido várias resenhas deste livro, até boas, não me interessei por ele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive vontade de ler esse livro, deve ser muito interessante!!
    Gostei da sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoro clássicos! Do autor eu li "A Revolução do Bichos" e é um excelente livro, sempre tive curiosidade em ler 1984 *-* Talvez já esteja na hora de comprar um exemplar para minha estante ;)

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei de A Revolução dos Bichos, mas 1984 não me interessou!! Talvez quando não tiver nada mais urgente para ler eu possa me empolgar, mas no momento não!!!

    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Oi, :)

    Não sei se leria... não acho que seja meu gênero favorito.
    A capa não me atrairia se eu esbarrasse nela por ai, então acho que não vou ler =*

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ser um clássico né, ainda não o li.
    Tenho vontade, mas acho que leria só depois de um tempinho.

    ResponderExcluir