Resenha Nacional: "Como (quase) namorei Robert Pattinson" - Carol Sabar

"Quando abro os olhos, ali estou eu. Deitada de bruços na areia da praia. E Robert Pattinson está passando óleo bronzeador nas minhas pernas". Aos 19 anos, Duda é literalmente viciada na saga Crepúsculo. Já perdeu a conta de quantas vezes leu os livros da série e assistiu aos filmes. Através de um perfil secreto na internet, ela se comunica com outras fãs do Crepúsculo que, assim como ela, estão totalmente convencidas de que não há garoto no mundo que valha um dente canino do vampiro Edward Cullen. Sua obsessão ganha fôlego com uma temporada de estudos em Nova York, onde ela faz planos mirabolantes para conhecer pessoalmente Robert Pattinson, o ator que interpreta o vampiro nos cinemas. Mas, após um incidente com seus únicos (e insubstituíveis!) livros da saga, Duda entra em verdadeiro surto de desespero. Percebe, então, que uma mudança radical em seu comportamento “crepuscólico” é mais do que urgente. O que ela não esperava era conhecer Miguel Defilippo, seu vizinho na ilha de Manhattan, que é a cara do ator Robert Pattinson! Apaixonante, lindo, rico, misterioso e ambíguo, Miguel acaba se tornando um desejo mais inacessível para Duda do que o próprio astro de Hollywood. Uma história cheia de humor, aventuras e reviravoltas, para você chorar de rir! "
Editora: Jangada
Ano: 2011
Edição: 1
Páginas: 464
Avaliação: 5 S2
Skoob: Clique aqui

Totalmente apaixonada! Foi assim que eu terminei a leitura do livro "Como quase namorei Robert Pattinson". Eu já estava de olho no livro da autora Carol Sabar há algum tempo, e quando ele chegou em minhas mãos, cheguei até a última página na mesma noite. Não consegui largar o livro sem saber o que iria acontecer com Duda, Miguel, Lisa, Margô, Susana, Dani Dei e todos os outros personagens que compõem esse romance hilário.
Duda é uma jovem que eu só posso classificar como "doidinha". Obcecada pelo Robert Pattinson, ela não tem noção do impacto que causa nos rapazes a sua volta, nem mesmo no Roberto Cavalcante, "o gostosão da geografia". Duda é meiga, maluca, amiga. Seus pais são correspondentes da Rede Globo na China há uns três anos. Enquanto está estudando na PUC, Duda, sua irmã Susana, Margô e Lisa vão passar uma temporada em NY para estudar inglês. As quatro vão causar muita confusão no exterior. Duda tem pensamentos muito engraçados, tornando impossível a missão do leitor de ficar sério.

 "A primeira vista, Nova York é pura correria e agitação. E a segunda também. Cruzes.. Fico cansada só de ver". (p. 56)

Durante a leitura ainda acompanhamos os últimos tweets da @crepuscolica e seu orkut, além de alguns testes realizados pela Duda (como o teste de sanidade mental, cujo resultado da Duda foi um pouco assustador). Crepuscolica é a identidade secreta de Duda, onde divide seus suspiros com outras milhões de fãs da Saga. Para sorte da nossa protagonista, seu novo vizinho e co-proprietário do apartamento é nada mais nada menos do que Miguel Defilippo, um sósia do vampirinho. Não é preciso nem comentar que Duda vai se meter em enormes confusões depois de descobrir esse detalhe né? Miguel não foi o meu personagem favorito do livro, seus mistérios quando descobertos me deixaram um pouco chateada com o rapaz.
Temos ainda Pablo, o novo amigo de Duda no curso de idiomas. Tenho que admitir que me apaixonei por esse personagem. Carinhoso, sensual, lindo e apaixonado. Que garota não iria querer um Pablo? 

"O único probleminha (talvez o grande erro) é que.. bom, Pablo é um bocado bonito. Ah, tudo bem, ele é mesmo lindo demais com todo esse corpo másculo, além de ser uma fofura de pessoa. O fato de ele ser assim tão gostoso às vezes me confunde um pouco. Mas só um pouco". (p.81)

Como (quase) namorei Robert Pattinson é um comédia romântica, mas também trata de valores pessoais, amizades e auto-descobrimento. Os leitores irão rir, chorar e se apaixonar com esses personagens tão humanos.
Em relação a revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho excelente. Os detalhes internos apresentados no meio do texto acrescentam ainda mais ao livro. Em relação a capa: simplesmente fofa!
Para os fãs do gênero, vale a pena conferir. É mais uma obra nacional que entrou na minha listinha de favoritos!

"E espero realmente que você tenha tido tempo de pensar sobre nós, Duda. Caso contrário vou fazê-la pensar na marra. Vou encher o seu saco, todos os dias. Persegui-la na PUC. Invadir sua aula. Ficar de joelhos e me declarar na frente dos seus amigos. Vou grudar em você e lembrá-la a toda hora de que estou decidido a lutar até o final pelo que quero para mim. Pelo que preciso para ser feliz". (p. 455)

8 comentários:

  1. Sempre li algumas pessoas que tem esse livro na lista de desejados. Mas em momento algum procurei ler a resenha, até porque não gosto de Twilight, muito menos do Pattinson. Leria esse livro, apenas pelo humor que há nele.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, tudo bem??
    Já conhecia este livro de um vlog que estaca falando sobre os melhores do ano, e já estava super animada e agora lendo sua resenha, fiquei morrendo de vontade de ler. pois um romance fofo e com comédia deve estar na minha estante. E que segredo será esse??
    Espero descobrir em breve!!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nada da Carol Sabar, mas este é um dos que estão na minha lista de "quero muito ler!", talvez porque eu também goste bastante de Crepúsculo e tal, quero ver as aventuras da Duda e me chama muito atenção o fato humor do livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, até hoje este livro não despertou "aquele" interesse.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi, :)

    Já ouvi falar tanto da escrita bem humorada dessa autora que não tem como não ficar com vontade de ler *------*

    Mesmo tendo lido umas resenhas bem negativas sobre esse livro, mas na sua positiva acreditei mais do que em todas elas...kkk' Parece ser um bom livro, que você deve ler sem grandes expectativas e que só assim irá te surpreender :)

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  6. Apesar de amar Twilight, ainda não me interessei por este livro! Gostei muito da sua resenha!!

    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Comédia romântica maravilhosa! Lembro que ri muito com as loucuras dos personagens. Sem falar que a história é um sonho <3 Queria ser a Duda :P

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Este é um dos livros que mais desejo, sério \o/
    Um nacional que é bem carinho, e nunca entra em promoções u.u Um saco isso.
    Mas enfim, um dia eu comprarei ele.

    ResponderExcluir