Resenha: "A Crônica do Fogo" - Os Livros do Princípio - Livro 02 - John Stephens


SinopseKate, Michael e Emma só queriam salvar sua família, mas acabam envolvidos numa perigosa aventura para salvar o mundo. Segundo livro da trilogia Os Livros do Princípio, do roteirista, diretor e produtor hollywoodiano John Stephens, A Crônica do Fogo retoma o ritmo de O Atlas Esmeralda, com referências claras aos universos de J. R. R. Tolkien e J. K. Rowling. Depois de um inverno tumultuado, Kate, Michael e Emma continuam a busca pelos pais desaparecidos. Porém, o mago Stanislaus Pym esconde os irmãos no Lar Edgar Allan Poe para Órfãos Incorrigíveis e Desamparados, como uma forma de protegê-los. No entanto, o esconderijo das crianças é logo descoberto por seus inimigos, e uma perseguição frenética envia Kate ao passado.

Edição: 1
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581051543
Ano: 2013
Páginas: 312
Tradutor: Regiane Winarski
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 4

Minha opinião - Na continuação de "O Atlas Esmeralda", os três irmãos irão começar a busca pelo segundo livro e ao mesmo tempo irão descobrir alguns fatos relacionados ao Magnus Medonho.
Diferentemente do que aconteceu no primeiro livro, os irmãos dessa vez serão separados ao iniciar essa nova aventura. Kate será transportada ao passado, mais precisamente em Londres de 1889. Lá Kate irá conhecer personagens como Beetles e Jake, assim como Rafe. O enredo focado em Kate e em Rafe é o mais sério dos dois. Para quem leu o primeiro livro está ciente do bom humor que a narrativa possuí graças a interação dos irmãos e com essa separação, a maior parte das cenas engraçadas acabam focando-se na narrativa de Michael e Emma.
A outra parte da história é a jornada de Michael e Emma que junto com o dr. Pym e Gabriel, arrancam risadas. O dr. Pym com o seu jeitão de maluco, consegue tornar até os momentos mais sérios em situações de arrancar risadas do leitor:

"- Ela diz: "Querido idiota". Ah, nossa, que começo. Você está prestes a entrar em propriedade particular. Invasores levarão tiros, serão enforcados, apanharão com porretes, levarão mais tiros; seus globos oculares serão bicados por corvos, seus fígados serão assados...." Meu Deus, que nojento, isso continua por um tempo..." (p.35)

A interação entre Michael e Emma continua hilária. Emma continua arranjando confusões e implicando com Michael, principalmente porque Kate não está junto para controlá-los, mas também vamos observando o amadurecimento da relação entre os dois, a confiança que vão desenvolvendo um com o outro e a grande responsabilidade que ambos possuem.

"- Mas Kate me deixou no comando, lembra? Na sala da srta. Crumley, ela disse "Cuide de Emma".
- Deve ter sido porque ela viu você primeiro. Se tivesse me visto, provavelmente teria dito, "Emma, cuide de Michael!Ele realmente precisa!"". (p. 69)

Enquanto os dois buscam o segundo livro, sua jornada os levam até  Declan Rourke, o assistente do Magnus Medonho, um homem realmente malvado. Além disso, Michael, o garoto enciclopédia da família, vai poder conferir em primeira mão os elfos e tirar as suas próprias conclusões sobre eles. O encontro com os elfos e seus costumes também é muito engraçado, principalmente graças a princesa. 
O livro é repleto de aventura, bom humor e relações familiares. A busca pelos pais, o amadurecimento dos jovens conforme a jornada avança e as revelações sobre os livros vão sendo muito bem desenvolvidas.
Em relação a revisão, diagramação e layout a editora realizou um bom trabalho. É possível observar alguns errinhos de digitação, como letras trocadas de ordem ou falta de letras em algumas palavras, mas nada que interfere na leitura. A capa segue o clima de aventura, mostrando os três irmãos em mais uma confusão.

14 comentários:

  1. Puxa, eu tenho o Atlas Esmeralda mas ainda não li. Demorou para sair essa continuação, não é? De qualquer forma, parece que o segundo livro tem muita aventura e todas as resenhas que li do primeiro foram boas, então, ao que tudo indica, a continuação segue a mesma linha.

    ResponderExcluir
  2. Outra série que eu ainda não conheço.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Não conheço essa série, por mais que eu seja fã de Harry Potter desde sempre, não consigo gostar de outra série que envolve fantasia ou algo do gênero.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Carol, tudo bem??
    Comprei Atlas Esmeralda em uma promoção no Submarino mas ainda não li e fiquei super feliz de saber que tinha sido lançado a continuação, mas ainda não pude comprar...Mas depois de ler sua resenha fiquei super animada!!
    Beijocas♥

    ResponderExcluir
  5. Não li nem o primeiro volume ainda (Que está intocado na estante) e já lançam o segundo??? Preciso correr contra o tempo então, feliz em saber que a história continua boa *-*

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Não li ainda o primeiro livro mas já esta na minha lista de metas de leitura, então tenho que me apressar!!!kkkkkk São tantos livros que fico perdida entre qual ler primeiro!!!kkkkkkk

    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Oi, :)

    Não acompanho a série, mas já li vários comentários por ai.
    Fiquei na duvida se leria, acho que no fim vou acabar conferindo ;)

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa série, mas curto aventura e tudo mais.... mas são tantos livros, séries que não conheço que fico na dúvida em qual ler.

    ResponderExcluir
  9. Eu ja li e reli o atlas esmeralda e a cronica de fogo mas n sei nem o nome do terceiro livro

    ResponderExcluir
  10. Eu ja li e reli o atlas esmeralda e a cronica de fogo mas n sei nem o nome do terceiro livro

    ResponderExcluir
  11. Eu ja li e reli o atlas esmeralda e a cronica de fogo mas n sei nem o nome do terceiro livro

    ResponderExcluir
  12. Eu ja li e reli o atlas esmeralda e a cronica de fogo mas n sei nem o nome do terceiro livro

    ResponderExcluir
  13. Eu ja li e reli o atlas esmeralda e a cronica de fogo mas n sei nem o nome do terceiro livro

    ResponderExcluir
  14. Eu ja li e reli o atlas esmeralda e a cronica de fogo mas n sei nem o nome do terceiro livro

    ResponderExcluir