Resenha || Aquele Verão - Sarah Dessen



ID, 2012, Edição 1ª
Há muita coisa acontecendo na vida de Haven... Primeiro, o casamento do pai com Lorna Queen, a “Mulherzinha do Tempo” da televisão local. Depois, o casamento da irmã Ashley com o chato Lewis Warsher, que não parece combinar com Ashley de jeito algum. Haven também não consegue ignorar o fato de ter quase um metro e oitenta e cinco de altura e ainda continuar crescendo. Ela mal consegue ver quem ela é agora ou onde ela pode se ajustar. Então, o antigo namorado de Ashley, Sumner Lee, aparece e reacende as lembranças de Haven do verão quando seus pais eram felizes, a irmã era descolada e despreocupada, e tudo era perfeito... ou pelo menos assim parecia.




“Sentia falta do que todos éramos naquela época. Um verão e um cara e, de repente, as coisas não eram mais as mesmas."

“Aquele Verão” é o romance de estreia de Sarah Dassen, que conta a história de Haven, uma garota de quinze anos, que vê sua vida mudar rapidamente com tantos acontecimentos: o divórcio dos pais e o novo casamento de seu pai e o casamento de Ashley, sua sempre perfeita irmã. Para completar, o antigo namorado de Ashley, Sumner, aparece e reacende as lembranças de Haven do verão quando seus pais eram felizes, a irmã era descolada e despreocupada, e tudo era perfeito. Nesse momento tudo o que Haven deseja é que as coisas poderiam voltar a ser como eram. Será?

Haven se obriga fazer uma viagem ao passado como uma busca do que realmente era sem seus traumas pela altura e os reais problemas enfrentados pelo divórcio de seus pais, mas este retorno a traz de volta a uma realidade: a de que o amadurecimento pode nos dar caminhos diferentes, com novas possibilidades, e verões inesquecíveis no futuro.

"A música se elevou, tons de soprano e harpas e tristeza, lamentando algum rapaz perdido na guerra, mas ainda conservei meus olhos fechados e tentei me lembrar de cada detalhe desta dança, pois mesmo naquele momento sabia que não iria durar."

Sim, esta foi a primeira obra de Sarah que li, bem escrito e com uma narrativa profundamente observadora, cheia de ironias, personagens reais e uma combinação de eventos inesperados, “Aquele Verão” é um livro de leitura rápida e sem grandes expectativas. O livro não me conquistou apesar de tudo que descrevi acima, acho que porque fui com muita expectativa e por Sarah ser uma escritora muito elogiada. Mas, não vou parar por aqui pois tenho em minha estante outras obras da autora e logo estarei conferindo, quem sabe eu não me apaixono na  próxima leitura. Fica a dica para quem curte a autora.

Boa Leitura!

"O reaparecimento dele era prova de que o tempo do qual eu sentia saudade realmente acontecera. Neste verão, Sumner era exatamente o que eu precisava."

10 comentários:

  1. Eu ainda não li nada da Sarah Dessen e confesso que também fico preocupada, porque sempre ouço falar bem dos livros dela. Se apesar do livro não ter conquistado você totalmente, você ainda quer ler mais obras da autora, é porque você percebeu potencial na escrita dela e isso já é um bom sinal. Aquele Verão parece bom, quem sabe eu também não comece a conhecer a autora por ele?

    ResponderExcluir
  2. Estou pensando em comprar este livro em inglês, mas eu realmente ainda não sei. Muitas pessoas falam bem dela, mas...

    ResponderExcluir
  3. Ainda não me interessei pelo livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Que pena a história não ter te agradado tanto...
    Eu tenho uma vontade enorme de ler um livro da Sarah Dessen, . Um livro dela que quero muito ler é Just Listen, muitas pessoas tem falado bem dele, confesso que estou bem curiosa! Mas já tinha lido outras resenhas em relação a este livro e já estava bem desanimada e agora acho que não lerei ele, somente irei adquiri-lo se estiver em alguma promoção...
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada da Sarah Dessen, isso também inclui resenhas. O enredo é até interessante, parece ser bem reflexivo. Quem nunca quis que algo voltasse a ser como antes, não? Muito me atrai esse clima de nostalgia.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não havia me interessado por esse livro então acho que não vou ler, mas quem sabe no futuro!!!

    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Recomendo dela o livro Just Listen <3 Sarah Dessen é uma das minhas escritoras do coração, sempre com temas relevantes e bem escritos, pena que você não tenha gostado tanto assim de Aquele Verão (mas 3 estrelas é sempre bom néh?? Haha)

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada da autora mas confesso que tenho curiosidade.
    Não sei que começaria exatamente por esse livro, mas aidna assim as vezes é bom ler um livro como esse. SE lesse sei que não teria expectativas gigantes o que com certeza contribuiria pra que eu gostasse dele *-*

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  9. Não li nada da autora ainda mas tenho curiosidade em ver como é a escrita dela.
    Este parece ser bacana, acho que o leria. Parece bem divertido e leve.

    ResponderExcluir
  10. Estou em dúvida se quero ler ou não, já li dois livros da autora, um está em favoritos e outro não gostei nada, não sei o que esperar.

    ResponderExcluir