Resenha Dupla Nacional: Suíte Nº 3 - Yeda Lins


Um rapaz trabalha como recreador de hotel e contrai um empréstimo para ajudar o tio doente. A dívida vira uma bola de neve e os agiotas começam a ameaça-lo de morte. Então ele se aproxima de uma moça solitária, rica e muito culta, com a intenção de conseguir o dinheiro. A moça aceita se envolver, dentro do limite estabelecido pelo seu lado racional. Mas o destino reservou outros planos para eles.



Editora: Penalux
Ano: 2013
Edição: 1
Páginas: 150

Avaliação: 3

"O amor não vê com os olhos, mas com a mente:
por isso é alado, e cego, e tão potente."
Shakespeare

Karini: Com essa frase do aclamado Shakespeare damos início a leitura de Suíte Nº 3 da autora nacional Yeda Lins. Nele seremos apresentados a diversos personagens dentre eles Sergio, um homem comum, sem muita perspectiva na vida, trabalha como recreador infantil em um hotel. Seu tio Breno está doente à algum tempo e Sergio cheio de dívidas que contraiu para ajudá-lo, pois foi ele quem o criou e criou seu irmão já falecido. Sergio está em pânico, pois deve a agiotas que o estão cobrando cada dia com mais afinco deixando-o transtornado. 

"Tô morto, cara. E a grana não vai dar nem pra tapar
o buraco do dente... 
Pág.21

Karini: Sergio divide um quarto e sala com seu amigo Marcos em Copacabana. Ambos levam uma vida muito simples. Diferente de Sergio, Marcos tem planos para se formar em administração e conquistar algo melhor para sua vida. Um bom amigo que está sempre preocupado com Sergio, após uma reportagem na tv onde se vê a notícia do falecimento de um milionário, e aparece a filha que irá herdar a grana, Marcos sugere a Sergio que "pegue" a mulher e assim se livre da dívida com o agiota.


"Jaburu.. e você pensa que é fácil chegar perto? 
Ah, sem essa.
Pág.22

Rafaela: Sergio vai ao lançamento de um livro do amigo de seu irmão falecido, quando vê Vera, a mulher da tv, e pensa que ela pode realmente ser a solução dos seus problemas. Ele não perde tempo e se aproxima de Vera para conquistá-la, conseguindo passar a noite com ela (eu particularmente não gostei dessa parte, Vera é muito tímida e reservada, como assim sai com o Sergio e vai para a cama dele?! Ainda mais sendo virgem!).

"- Mudei de ideia. Vou com você. Ele para. Vira-se devagar, sorri e 
vem em sua direção. Chega mais perto. Segura sua mão, aproxima bem a boca 
do ouvido dela e sussurra: - Não tenha medo." 
pág 26

Karini: Também me senti incomodada com a facilidade com que Vera aceitou a investida de Sergio e partiu para um quarto sabendo no que daria. Uma mulher de 32 anos, virgem, tímida e recatada.. Mas parece que o universo estava conspirando a favor desse casal improvável, pois é exatamente isso que acontece! Vera já havia visto Sergio no hotel trabalhando como recreador e mesmo ele mentindo ser professor de Educação Física, ela embarca na dele.. Indo contra seus extintos.

Rafaela: Eles tem uma noite mágica, mas que, não termina muito bem. Vera querendo sumir vai para Paris (eu particularmente também queria poder fazer isso XD), Sergio desesperado para não perder seu peixe vai atrás dela, e a conquista novamente dia após dia.

"Começa a caminhar pela sala imensa,  decorada com 
uma sofisticação e requinte que ele nunca tinha visto na vida.  
Parece um cenário de novela. Vai até a outra sala, 
como se procurasse alguém.  
Ela insiste: – Você não me respondeu.  
Minha filha chegou em casa de táxi e a conta 
da corrida foi muito alta. Trancou-se no quarto  
e ficou a tarde inteira lá. Depois saiu, 
dizendo  que ia viajar para o apartamento em Paris. 
Se você sabe o que aconteceu,  preciso que me diga AGORA."
Pág.37

Rafaela: Suíte nº 3 é um bom livro, a trama é bem trabalhada e com capítulos curtos, assim a leitura se torna fácil e rápida. Achei o título muito criativo por ter relação com quarto de hotel e com música de ambos, teve um bom encaixe com a história.
Ainda não sei se gosto do Sergio, achei a atitude dele medonha, entendo seu desespero, mas ainda assim não foi honesto da parte dele. Vera, uma mulher tímida que se acha insossa, cheia de inseguranças e complexos, que ao longo do livro vai se mostrando mais confiante e marcante. Uma história romântica, quente, envolvente e com reviravoltas.

Karini: Eu gostei da história apesar de ter tido algumas coisas que me incomodaram, como "o surto" de Vera em ir para cama na primeira noite com um cara que já começou mentindo para ela. Mas de certa maneira tentei entender Vera, pois sendo uma mulher que nunca teve um namorado e muito insegura, ela viu a chance de mudar sua vida. E toda essa situação proporcionou exatamente isso! Pois com a relação com Sergio, Vera desabrochou, passou a se cuidar mais e ter vaidade, se sentir mais segura e isso realmente fez uma diferença enorme para a personagem que era sempre reclusa e cabisbaixa. Sem contar que ela é uma mulher muito generosa, pois mesmo sabendo que Sergio é um canastrão, ela o incentiva a estudar e quer vê-lo mudar sua vida.. 

Sergio é um homem interesseiro, e oportunista, mas não imaginava que fosse se apaixonar por Vera.. E isso causa uma luta interna nele que não sabe mais como agir ou o que fazer!
Eles passam por situações devastadoras e com isso ambos vão amadurecendo e tomando decisões que poderão uni-los ou separá-los de vez! 
Eu sinceramente compartilho da mesma opinião que a Rafaela, não sei se gosto de Sergio, muitas coisas acontecem ao longo da história e ele passa por transformações.. a autora quis mostrar que nem sempre ele foi assim logo no início ao narrar uma história que aconteceu quando ele ainda era um menino. E mostrando também o carinho que ele tem com seu tio Breno. Mas mesmo assim, sinceramente, ele não me convenceu! Acredito sim que ele se apaixonou por Vera, mas foi bem cômodo unir o útil ao agradável né?

Com relação aos demais personagens.. Pedro Henrique, irmão de Vera, é super protetor e percebe logo de início que Sergio é um oportunista e só quer a grana de sua irmã e tenta a todo custo protegê-la, mesmo contra sua vontade!

Vitória, irmã de Vera, é jovem, linda, rica e invejosa. Ela não se conforma que Vera tenha conseguido Sergio e é motivo de discórdia entre ambos e por sua causa lá no início da história, Sergio foi demitido do trabalho como recreador. Ela é aquele tipo de mulher que está acostumada a ter o que quer e não aceita um não como resposta!

Claudia é a "noiva" de Sergio que aparece e também apronta uma enorme para cima deles. Uma típica apaixonada que fará de tudo para ter seu amado de volta!

Susana é a namorada de Marcos e se mostra uma grande amiga para Vera, mostrando a ela que pode ficar mais bonita se arrumando melhor, e realçando sua beleza natural.


O final da história é previsível. A capa é simples, a revisão contém alguns erros, mas nada que comprometa a leitura. 
Um romance com idas e vindas e muito drama, mas que nos mostra que o amor é algo que quando acontece não há como fugir.. 

Será que Sergio irá mudar? Será que Vera o perdoará das intenções ao se aproximar dela e de todo sofrimento que lhe causa ao longo da história? E o mais importante.. Como a autora irá conduzir esse casal improvável a um final feliz?
Leiam e descubram por si!

Livro nas redes:

Para aqueles que ficaram interessados em adquirir o livro poderá estar fazendo direto com a autora que tem um precinho especial e ainda envia com dedicatória! Bora apoiar o autor nacional? Segue e-mail da Yeda autora: ylins@msn.com

14 comentários:

  1. ♪ Dαyαnє ♪31 outubro, 2013

    Oi, :)


    Acho que fiquei realmente na dúvida sobre esse livro =/
    Por um lado, parece ser bem escrito e criativo... mas, por outro, pelo jeito não ia me 'apegar' ao Sergio como personagem e isso ia acabar atrapalhando um pouco minha leitura

    ResponderExcluir
  2. Erika Paiva31 outubro, 2013

    Ainda não tinha visto resenha desse livro e pela sua resenha não tenho muita vontade de ler ele.

    Bjus

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Vanessa Meiser31 outubro, 2013

    Eu li e resenhei recentemente este livro.

    Acho que senti o mesmo que você, muita dúvida em relação ao Sergio. Ao mesmo tempo em que entendia ele, também achava que ele poeria ter agido de forma diferente....

    Vera merece ser feliz!!! Hehehe.


    Beijo, Vanessa Meiser - Blog do Balaio

    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. ♪ Dαyαnє ♪31 outubro, 2013

    Oi, :)


    Nossa, que história incrível, sério *--*


    Só posso imaginar o quão incrivel deve ser ter pessoas acreditando no seu sonho, no seu trabalho, e além de te motivarem ainda se unem para ajudar a alcançar isso. Ultimamente os blog' literários tem mesmo tido uma participação incrível na divulgação de vários autores nacionais; essa história é só uma prova disso ^^


    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  5. Não gostei do enredo e ao ler a resenha por completo, mais as opiniões, não me interessei. Achei a história um pouco superficial, esse seria um livro que certamente não terminaria de ler. Apesar disso, achei a capa bonita.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, meninas! Esse é um livro que não me atraiu; desde a sinopse, notei que não seria uma leitura que me agradaria. Pelo visto, Sergio é o tipo de personagem que não iria me encantar, e com isso eu acabaria achando o livro tedioso. Este me parece ser um romance bem superficial, além de tudo. Uma pena, não gostei, mesmo. A capa é simples, mas não é "das piores". Hehehe. Beijocas.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei curiosa sobre esse livro!! vou acrescentar na minha lista, mas não como prioridade!! A resenha esta otima, parabens!!!

    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Bom a capa me encheu os olhos, mas esse Sergio...bom ele me parece o tipo de personagem que me faz querer jogar o livro na parede kkkkkkkkkkkk mas quem sabe eu gostaria de ler hein ?
    bjus

    Nome: Hosana Santiago
    Seguidor: Hosana Nanah
    nannahguedes@hotmail.com
    @heynaninha

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro mas ainda não fiquei convencida a ler. De cara acho que já teria raiva de alguns personagens, o que não significa que isso seja ruim, mas não é uma leitura que eu faria agora.

    ResponderExcluir
  10. Esse eu não conhecia ainda, mas adorei a sinopse e a resenha, mas fiquei curiosa para saber no que vai dar o romance do casal. Dica anotada!!
    Beijos♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Michelli, na verdade o Sergio é o típico malandro agulha carioca. Boa pinta, descolado, rato de praia, e Vera é muito culta, gosta de estudar e tem uma memória e inteligência impressionantes. Como diz a resenha, parece que Sergio consegue unir o útil ao agradável, mas é essa transformação, que acontece aos poucos no livro, entre os dois, que torna a leitura interessante. Na página do livro no Facebook tem uma seção DEPOIMENTOS em que muita gente diz o que achou. dá uma conferida por lá. Obrigada mais uma vez, Karini e Rafaela! https://www.facebook.com/SuiteNo3/notes

    ResponderExcluir
  12. Gosto de ler resenhas duplas, a percepção de cada um em relação a um mesmo livro é bem interessante de se ler ou ver.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Meninas ^^ parece que o livro tem mais reviravoltas que uma novela mexicana haha adoro! É noiva e irmã malvada aprontando \o/ Quero ler Suíte n° 3 (Apesar da incoerência da moça pura se entregar mesmo sabendo da mentira do cara, muito difícil de engolir essa hein), adoro um nacional *-* Fato.

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  14. Um Nacional é sempre bom, apesar de não ter curtido essa capa né.
    Mas parece ser bem envolvente, não me interessei muito, mas aí esta uma boa dica.

    ResponderExcluir