Resenha: O Poder da Espada / A Primeira Lei - Livro 01 - Joe Abercrombie

Sand dan Glokta é um carrasco implacável a serviço da Inquisição de Sua Majestade. Nas mãos dele, os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões – sejam eles culpados ou não. Por ironia, Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou dois anos sob tortura.Mas isso nunca teria acontecido se dependesse de Logen Nove Dedos. Ele jamais deixaria um inimigo viver tanto tempo. Só que isso foi antes. Agora ele está decidido a mudar. Não quer ser lembrado apenas por seus feitos cruéis e pelos muitos inimigos que se alegrarão com sua morte.Já a felicidade do jovem e mulherengo Jezal dan Luthar seria alcançar fama e glória vencendo o Campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo que lhe permitisse jamais ter um dia de trabalho pesado na vida. Mas há uma guerra iminente e ele pode ser convocado a qualquer momento. Luthar sabe que, nos campos do Norte gelado, o embate segue regras muito menos civilizadas que as do esporte.Enquanto a União mobiliza seus exércitos para combater os inimigos externos, internamente se formam conspirações sanguinárias e um homem se apresenta como o lendário Bayaz, o Primeiro dos Magos, retornando do exílio depois de séculos. Quem quer que ele seja, sua presença tornará as vidas de Glokta, Jezal e Logen muito mais difíceis. Agora a linha que separa o herói do vilão pode ficar tênue demais.

Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Páginas: 480

Edição: 1
Tradutor: Alves Calado
Nota: 4

Este é um livro de ficção e fantasia com uma riqueza generosa de detalhes e que inspira o  leitor a buscar por novos autores, pois fiquei surpresa por ver como Joe Abercrombie não perde em nada para nomes conceituados!

A história é muito bem descrita e o autor consegue criar personagens vívidos e intensos. Alguns amados e outros odiados desde o primeiro instante que temos contato com eles. Em meio a uma guerra está acontecendo uma competição de esgrima e em meio a tudo isso a história irá se desenrolando. Temos lutas intermináveis, muita ação e também magia! Porém a magia descrita nas páginas de O poder da espada não é uma magia capaz de fazer a história por si só.. e sim uma magia que complementa as ações dos personagens!
Tudo ocorre em nome da inquisição e o carrasco da história é algo realmente a se temer, pois sem a menor piedade, Glotka e capaz de se tornar seu pior pesadelo! Nessa história nem mesmo as crianças são poupadas.. Se não acatam as imposições da Cora, são punidas como qualquer outra pessoa!

As cenas descritas pelo autor durante as batalhas são fortes e intensas e conseguimos imaginar de forma quase real em nossa mente e em vários momentos me senti aflita pelo que estava sendo narrado!
O que adorei é que este é um livro de fantasia totalmente para adultos.. Não tem aqueles "mimi mimi" adolescentes e dá para fugir um pouco das leituras que costumo ler no cotidiano e inovar!

Confesso que não tive coragem de ler George R. R. Martin, Guerra dos Tronos todo pela extensão das páginas em cada exemplar... Mas acompanho o seriado e posso falar que Joe Abercrombie é tão talentoso quanto George Martin, e acredito que quem se arriscar pelas páginas de O poder da espada irá tornar-se fã e viciar-se em mais essa leitura, que inclusive também ficaria perfeito nas telonas!
 
O bom de uma leitura como esta é que não sabemos ao certo o que esperar a cada página virada.. as reviravoltas são constantes então não temos aquela previsibilidade da maioria das histórias do gênero! E isso já é um grande motivador para seguir em frente por suas 480 páginas!

6 comentários:

  1. Oi, :)

    Detalhes que já me fizeram ficar interessada pela leitura; você dizer que o autor se preocupou com detalhes (que, pra mim, sempre tem o poder de tornar a história mais realista *-*), o modo coo você disse ter conseguido amar/odiar os personagens de verdade... e ter comparado a George R.R. Martin. *----*

    Vou querer conferir o/
    Parabéns pela resenha ;)

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiiiiiiiiiii
    Falam muito bem desse livro já está na listinha
    Sua resenha tá muito boa, faz com que a gente fique com mais vontade de ler

    Bjoooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. hm, eu não curto muito livros de batalhas, acho que por isso que não fiquei com vontade de ler ele =/ Só a capa já desanima...
    Mas que bom que gostou *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi Karini, tudo bom? ^-^
    adorei a sua resenha, mas ainda assim não consegui me interessar pelo livro \: . Não sou muito fã de histórias do gênero... quando se trata de batalhas, mundo medieval e sangue eu prefiro acompanhar nas telonas do que nas páginas de um livro, já que com o livro a minha imaginação vai ainda mais longe e eu acabo imaginando cenas medonhas.... e digamos que por aí vai ]: aushdiuhasudhiuashd.
    Mesmo assim, é bom saber que o livro consegue surpreender o leitor a cada nova página, pois com um livro desse tamanho e com uma história, aparentemente, tão densa, ficaria difícil se fosse algo previsível ou mega cansativo né? ]:

    Vou indicar para um amigo meu que adora histórias ao estilo de "As Crônicas de Gelo e Fogo" ((:

    Beeeeijinhos e uma ótima quinta-feira! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Hey!
    Amei a ideia do livro, até mesmo por saber que não é cansativo como aparenta. Bom.. Eu já li os três primeiros livros de Guerra dos Tronos,e eu realmente não gosto. Sabe quando você se arrasta de livro a outro tendo a esperança de começar a gostar em algum momento? Foi isso que aconteceu comigo, mas a parte da esperança não rolou kkkkk Mas não é que eu não goste do estilo, já li alguns outros livros e adorei. Logo, com certeza esse entrou no topo da minha lista de desejados. Bjos.

    ResponderExcluir

  6. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo.
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir