Resenha: Sal - Leticia Wierzchowski


Um farol enlouquecido deixa desamparados os homens do mar que circulam em torno da pequena e isolada ilha de La Duiva. Sob sua luz vacilante, a matriarca da família Godoy reconstitui as cicatrizes do passado. Em sua interminável tapeçaria, Cecília entrelaça as sinas de Ivan, seu marido, e de seus filhos ausentes, elegendo uma cor para cada um. Com uma linguagem poética, a premiada escritora gaúcha Leticia Wierzchowski, autora de A casa das sete mulheres, dá voz e vida a cada um dos integrantes da família Godoy, criando uma história delicada e surpreendente, enriquecida por múltiplos e divergentes pontos de vista.

Editora: IntrínsecaAno: 2013
Edição: 1
Páginas: 240 

Avaliação: 4

Esta é a primeira vez que leio algo da Leticia Wierzchowski; a autora consegue criar uma história envolvente e que cativa o leitor com riqueza de detalhes e personagens que podem ser confundidos com pessoas reais.

O livro é dividido em três partes. Na primeira parte conheceremos Flora que nos guia por sua perspectiva narrando os acontecimentos que ocorreram no seu ciclo familiar.
Na segunda parte a narrativa é feita por Tiberius e na terceira parte temos um misto de narrativa pela perspectiva de diversos personagens.

Particularmente em alguns momentos me peguei confusa devido a grande quantidade de personagens ativos na trama e isso meio que retardou minha leitura um pouco, pois me peguei relendo trechos para entender melhor determinadas situações.

Julius rumou a La Duiva no intuito de conhecer Flora, uma escritora que chamou sua atenção com sua história chamada "O livro"; eles tiveram um envolvimento passageiro e com isso as coisas na família começaram a desandar. O Farol ficou fora de controle e toda a família caiu em desgraça e desunião!

Gostei muito de Cecília, ela me encantou com sua percepção do que se passa ao redor enquanto está fazendo seu tricô. A maneira como ela coloca os demais personagens, suas ações e tristezas me tocaram profundamente!

Uma história onde a ficção se confunde com a realidade e transporta o leitor para dentro das páginas nos fazendo sentir e nos emocionar junto com os personagens!  

Leticia é brasileira e fico orgulhosa de ter talentos como ela aqui no nosso país!
Leiam Sal! 
 

24 comentários:

  1. Ainda estou com o pé atrás com esse livro, mesmo sabendo que a editora não costuma apostar em livros ruins. Mas sua resenha aplacou um pouco minha desconfiança.
    Gosto da premissa, mas fico meio desconfiada com a qualidade do texto.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ka, tudo bem?
    Adorei a sua resenha! Você sabe que eu quero muito ler esse livro e a sua resenha só reforçou a vontade rs.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Karini, nunca tinha visto falar desse livro!
    Parece ser muito bom, além de que fiquei curiosa pela autora ser brasileira. Espero lê-lo em breve.
    Gostei da resenha!

    Bjooooooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, o livro é bom sim! Eu tb não conhecia a autora e fiquei impressionada e orgulhosa dela ser brasileira!
    É muito bom encontrar livros bem escritos pelas mãos dos nossos autores!

    ResponderExcluir
  6. Eu vi esse livro e achei a capa linda, passando uma ideia de solidão e melancolia, me deu vontade de conhecer a história. Sabendo que se trata de uma autora brasileira e que o romance é tão interessante com uma história bem elaborada e personagens tocantes a expectativa só cresceu. Temos ótimos autores e sempre acho bacana quando as editoras os publicam e os blogs literários valorizam seus trabalhos, fico orgulhosa por todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito do que disse do livro e acho que vou ter que voltar a ler certas partes por que me confundo facil com muitos personagens.
    Concordo com você é otimo ler livros de autores brasileiros, ainda tenho um pé meio atrás com isso, mas estou muito feliz em ler coisas muito boas.
    A capa é muito linda, gostei da lombada toda colorida.

    ResponderExcluir
  8. Desde que lançou que eu tou muito curiosa pra ler esse livro! primeiro pela capa, depois pela sonopse... E pelas resenhas que eu tenho lido, acho que vou gostar bastante. Isso de ter muitos personagens deve atrapalhar um pouco mesmo...

    ResponderExcluir
  9. Karini!
    Não li nada da autora ainda, mas acompanhei a série na TV, baseada no livro anterior dela e achei bem criativa.
    Li sua resenha e gostei, deu o tom do que poderemos encontrar na obra SAL e fiquei extasiada, quero muito poder ler.
    Sem contar que adoro os autores nacionais, seria mais uma oportunidade.

    Tenha um domingo carregadinho de descanso e de iluminação!!
    Paz, amor e muita luz!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  10. Não li a autora, mas confesso que A casa das sete mulheres chamou a minha atenção. Outro fato que me impulsionou a querer ler o livro foi de ser o primeiro livro nacional que a Intrínseca publica. Sua resenha reforçou a minha vontade. Vamos ver!

    ResponderExcluir
  11. Estou super interessada em ler esse livro desde que foi lançado. Adorei a capa, a sinopse e o fato de ser um dos primeiros ou o primeiro livro nacional que a Intrínseca lançou, então só pode ser muito bom. Enfim, achei a história muito interessante e o livro já entrou pra minha lista de desejados, não vejo a hora de ler. ;D

    ResponderExcluir
  12. É o tipo de livro que parece nos transportar para uma realidade paralela, embora não seja uma fantasia parece ser carregado de vida de pessoas, soa interessante. Gostei mto da capa, e pretendo lê-lo em breve.

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros que me emocionam. Nunca li nada da autora, mas parece ser bom demais. Quero conhecer mais a personagem que faz trico (uma das minhas paixões).
    Nome de seguidora:Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
  14. Ainda não conhecia o livro, mas hoje li algumas resenhas e fiquei muito interessada nele! Uma leitura que te prende....
    Quero muito ler!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu ouvi falar desse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha dele… Ele não tinha me despertado o interesse até ler uma resenha, o livro parece ser muito bom e eu já conhecia a autora pelo livro A Casa das Sete Mulheres, que eu gostei muito. Espero gostar desse livro.

    ResponderExcluir
  16. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Resenha bem elaborada, abordando pontos importantes do livro,, nos dando uma boa ideia sobre o conteúdo, despertando o interesse dos leitores

    ResponderExcluir
  17. Oii!
    Eu ainda estou meio desconfiada com este livro.
    Uns falam que é bom e outros não...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia a autora, fiquei muito curiosa para ler esse livro, a capa me chamou bastante a atenção, se eu não ganhar o sorteio, pretendo comprar-lo... Beijos
    lardasorte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi :)

    Mesmo depois de ter ouvido comentários, ter lidos trechos liberados pela editora que me cativaram... porque ainda estou na dúvida? O.o' rs'

    Mas, estou torcendo para conferir, nunca li a Casa das Sete Mulheres, mas mesmo assim quero apostar em autores nacionais ;)

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  20. Não conheço a escrita da autora, mas estou bem curiosa para conhecer essa trama emocionante.

    ResponderExcluir
  21. Conheço a escritora, mas nunca li nenhuma obra dela. Realmente Sal é apaixonante, li em partes pela internet e já me apaixonei. Espero em breve poder ter em mãos. É uma trama envolvente, empolgante, te tira a atenção e são livros assim que precisamos hoje em dia, livros que nos envolvam e nos transportem para o mundo deles, onde a gente possa interagir com os personagens, se envolver nas histórias. Amei a resenha, realmente uma das melhores, parabéns a toda equipe e continue com essa qualidade excelente!

    By: Bia Scalzo

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito dá resenha! Não esperava essa história pela capa do livro.. Fiquei muito curiosa para conhecer os personagens!!
    Sucesso a autora!

    ResponderExcluir
  23. Estava curiosa para ler alguma resenha sobre o livro e fiquei maravilhada com a sua. Gostei muito do enredo trabalhado pela Leticia e creio que eu vá me encantar com ele, além chorar hahaha
    Espero poder ler esse livro logo, já entrou pra minha ista de desejados :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro. Ainda não tive oportunidade de ler nada da autora, mas tenho vontade. Acho ótimo quando o autor nos envolve em suas histórias, e pelo que você falou, a Letícia fez isso, e muito bem, por sinal. Bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir