Resenha: O livro das princesas - Patricia Barboza, Paula Pimenta, Lauren Kate, Meg Cabot


"Da mesa da Princesa Mia Thermopolis: Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão! (Sim, você também vai amar, Tina Hakim Baba. Pode pegar meu exemplar emprestado quando eu terminar de ler. Não, melhor: compre o seu. Assim você vai poder ler de novo e de novo, como eu pretendo fazer.)

Sinceramente, Sua Alteza Real, Princesa Mia Thermopolis"

Eu ando encantada por livros que falam de princesas e amei receber esse livro que é uma releitura dos clássicos que lemos quando crianças só que em uma versão mais moderna e com uma linguagem mais atual. Amei, amei, amei!

O primeiro conto do livro foi escrito pela Meg Cabot e nele somos apresentados a Belle Morris, uma linda e famosa modelo que vai parar em um cruzeiro com seu pai, sua madrasta e sua "irmã" (filha da madrasta). Belle, mesmo sendo linda e famosa, é uma pessoa simples e com uma personalidade ímpar. Ama ler e por incrível que pareça, detesta tirar fotos! rs Nesse cruzeiro ela conhecerá um homem intrigante e que irá arrebatá-la. 
Esse conto é uma releitura de A Bela e a Fera.

Eu gostei bastante do conto da Meg, porém eu me senti pedindo por mais. Sabe quando uma história tem mais potencial do que foi demonstrado? Sei que era para ser um conto, algo curtinho.. Mas queria que a Meg continuasse a escrever! Ela não só conseguiu fazer uma história que realmente lembrasse o conto original, como conseguiu trazer esses personagens de maneira palpável para os dias atuais! E soube passar perfeitamente sua mensagem!

No segundo conto, somos apresentados a Cintia... Ela flagra o pai traindo sua mãe, e acontece à separação de ambos, com isso sua mãe vai embora e Cintia não quer morar com a nova madrasta e suas "irmãs", então vai morar com a tia. Com isso ela acaba se tornando uma DJ..

Este conto foi muito bem escrito e trouxe um ar todo novo a clássica Cinderela, pois a Paula Pimenta (autora) soube trazer a princesa clássica para o nosso mundo e realmente criar uma princesa pop, sem deixar de lado todos os outros personagens que participam da trama clássica. A madrasta, a fada madrinha, as irmãs.. Amei e acabo de virar fã da autora. Preciso ler seus livros tipo.. Já! Perfeito! 

O terceiro conto traz o clássico de A bela adormecida pelas mãos da Lauren Kate, ela não se aproximou tanto dos outros contos, em relação a inovar e conseguir adaptar os personagens ao nosso século. O conto dela foi mais poético, romantizado e meio fora da atualidade por assim dizer. Nesse conto a mocinha (Talia) é enfeitiçada por um unicórnio e para se livrar da maldição teria que receber um beijo do amor verdadeiro. Muitos e muitos anos se passam até que Percy vai a Paris e acaba se vendo envolvido na trama pronto para salvar Talia.

O conto de Lauren não é ruim, mas acho que ficou muito distante dos outros quando se trata de trazer um clássico para os dias atuais! Não curti tanto quanto curti os outros! Achei um pouco bizarro e parece que faltaram mais detalhes, mesmo que sendo um conto!

O quarto e último conto nos apresenta Camila uma jovem que tem cabelos muito compridos devido à promessa que sua tia fez quando ela estava doente. Então ela só poderia cortar os cabelos quando completasse 15 anos. Camila mora com sua tia.. É bem articulada e uma pessoa muito viva apesar de ser mantida quase que o tempo todo no apartamento onde reside com ela. O motivo é o excesso de cuidados por parte de sua tia, os cabelos e sua reclusão faz com que Camilla seja apelidada de "Rapunzel".
A personagem se fantasia e canta em alguns momentos, ela ama Katy Parry rs

Achei Camila muito presente e uma personagem que realmente nos faz lembrar a Rapunzel e conseguiu ser adaptada para os dias atuais. Nunca li nada escrito pela Patrícia Barboza e fiquei bastante impressionada com sua desenvoltura. Acho que esse conto foi o que mais me surpreendeu na verdade! Muito bem escrito!

Por fim.. Tenho que completar, adorei os contos, mesmo que um deles não tenha caído na minha graça, e o que dizer da capa e diagramação? PERFEITOS!

Este é um livro para ler, reler, e ler para minha filha! Amei!
Super-recomendo! 
    
    
Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403254
Ano: 2013
Páginas: 288

Avaliação:5 S2

25 comentários:

  1. Os contos que eu mais quero ler são os da Meg Cabot e da Paula Pimenta, o da Rapunzel também (a ela ama Katy Perry rs). Na verdade quero ler o livro todo, que aliás é TODO lindo!
    BEijos :)

    ResponderExcluir
  2. A Capa deste livro está um charme. Minha sobrinha ganhou e está adorando. Depois dela vou dar uma conferida também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro conto de fadas principalmente releituras que tragam um ar de modernidade....por isso to morrendo de vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro conto de fadas principalmente releituras que tragam um ar de modernidade....por isso to morrendo de vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Eu estou com o livro em um dos primeiros lugares da minha lista!
    O livro conta somente com escritoras maravilhosas.
    Curiosidades a mil!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Quero esse livro desde a primeira vez que coloquei os olhos nele *--*

    Estou muito ansiosa pelo conto da Meg -porque é a Meg! Tem como odiar algo que aquela mulher escreve?? *---* - mas se que as autoras nacionais também não vão me decepcionar. A capa é linda, as histórias parecem ser super divertidas. Quero muito ler :)

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  7. A capa é muito fofa!

    A maioria das resenhas que li foram medianas, ninguém gostou 100% dos contos.

    ResponderExcluir
  8. Eu achei a capa muito linda!
    Tenho visto muitas resenhas sobre ele e QUERO demais esse livro pra mim. Sobre os contos fico curiosa pra ver cm histórias antigas ficaram com uma nova roupagem! Tô muito curiosa mesmo!

    Bjoooooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. OMG, eu também ameei esse livro... é simplesmente perfeitooo e essa capa...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Este livro deve ser fofíssimo! Aparentemente só o conto da Lauren não é tão bacana e curiosamente é o que menos me agrada desde sempre (nunca gostei de Bela Adormecida). Os outros parecem fantásticos, principalmente o da Paula.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Adoro contos pq eles são um ótimo meio de conhecer a narrativa dos autores de forma breve e objetiva. A temática dessa antologia é ótima e já me conquistou!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  12. Adoro também releituras, e tudo que cultua os clássicos relacionados a realeza. E contar ainda com uma linguaguem digamos mais "cool" melhor ainda!!! O livro que estou mais ansioso é o da Meg, sou muito fã dela. Sem contar na diagramação e capa, que perfeitos, isso porque vi em fotos imagina "ao vivo"...

    ResponderExcluir
  13. Por favor, eu quero!!! A cada parágrafo da resenha eu ia ficando mais curiosa!!!
    Parece simplesmente lindo!! Amo histórias com princesas então dá pra imaginar o quanto eu gostei do livro..

    ResponderExcluir
  14. Nossa, quero muito esse livro!!! Quando vi que ia ter duas autoras que amo (a Paula - como assim você não leu nada dela ainda??? - e a Meg) e era uma adaptação de contos de fadas, o que eu amo, fiquei bem animada. E essa capa é uma gracinha.
    E eu já ouvi algumas pessoas dizerem mesmo que o da Lauren Kate é o mais fraquinho mesmo, achei meio "nada a ver" ela pôr sobrenatural na história, já que é uma adaptação pros dias atuais... Mas vai saber, né.
    Fiquei bem curiosa com o da Rapunzel, apesar de ela não ser uma das minhas princesas favoritas (eu amo a Bela! Haha).
    Espero poder ler em breve e gostar tanto quanto você :)
    Beijos!
    Isa.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, quando eu ouvi falando desse livro, já queria só por causa da união das autoras brasileiras e com autoras internacionais, só fiquei chateada com tamanho do livro queria que tivesse sido maior mas não importa eu quero esse livro e fiquei super curiosa com o mocinho já que os mocinhos da Paula são muito fofos *-*

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Quero TANTO ler esse livro :D Adoro tudo que é baseado em contos de fadas *-* E com tantas autoras fantásticas, impossível o livro não ser impressionante.

    ResponderExcluir
  17. Amor a primeira vista!! Me encantei logo pela capa!! E saber que logo o primeiro conto é da diva Meg Cabott!! Que escreve sobre minha princesa preferida, que é a Belle (apesar de ser dito que ela não explorou todo o potencial, é o que mais quero ler)
    Estou curiosa também para ver o trabalho das escritoras brasileira, já li Patricia Barbosa e gostei, mas não conheço ainda a narrativa da Paula Pimenta.
    Resumindo, este parece ser um livro DIVO!!!

    ResponderExcluir
  18. Para quem está acostumado a ler essas autoras com livros completos, acho bacana ler os conos, mais sintetizados e objetivos. princesas sempre atraem a gente, difícil ser de outra maneira. Também é interessante ter as brasileiras nesse trabalho.

    ResponderExcluir
  19. Que bacana!
    Assim que li a sinopse, já gostei do livro.
    Parece um livro delicioso de ler e ótimo para presentear garotas, não?
    Achei a ideia dos contos de fadas modernizados bem criativa. Além disso, a capa é uma fofura *-*

    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Não sou muito fã de livros de conto, contos em geral, não gosto por que geralmente acabam muito rápido e fico com a sensação que de que faltou alguma coisa. O engraçado é que esse livro eu tenho vontade de ler, li algumas resenhas e normalmente falam muito bem dele e mesmo só tendo lido livros da Lauren Kate, acho lê-lo é uma boa maneira de conhecer um pouquinho as outras autoras.

    Giselle Oliveira

    ResponderExcluir
  21. KARINI!
    Já amo livros de contos e se relacionados com as princesas que aprendemos a admirar no decorrer da vida, ainda mais. Curiosa por ler, principalmente a adaptação da Bela e a Fera, que amo!
    Parabéns pela resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  22. aaaa adoro Meg Cabot, Lauren Kate e Paula Pimenta !! Curiosa pra ler os contos das outras autoras também. Adoro livros sobre princesas, com princesas, sobre a realeza, sou fã de "O Diário da Princesa" e há tempos não leio nada parecido, to muito curiosa pra ler esse livro de contos

    ResponderExcluir
  23. Gosto bastante de adaptações de contos de fadas clássicos. As autoras e contos foram muito bem escolhidos, e é muito legal saber que nossas autoras estão mandando super bem. Pelo jeito, os contos escritos por elas foram os melhores do livro. Fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. Que lindoooo *-*. Estou mega-super-hiper curioso pra ler esse livro, e já que foi super recomendado, tenho que correr pra livraria mais próxima pra comprar ;D
    Beijoos!
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adorei a capa, é muito fofa! Apesar do livro não ter me interessado tanto, fiquei curiosa para ler o conto da Meg.

    ResponderExcluir