Resenha: "A livraria 24h de Mr. Penumbra" - Robin Sloan

Sinopse:
A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…

Um livro que tinha tudo para ser um sucesso.... é assim que eu vejo o livro "A livraria 24h do Mr. Penumbra". Clay Jannon é um homem que como tantos outros, durante uma recessão econômica perde o emprego e começa a procurar qualquer trabalho que pague suas contas. Respondendo a um anúncio:

"PRECISA-SE DE ATENDENTE
Turno da noite
Exigências específicas
Bons Benefícios" (p.15)

Jannon irá conhecer o Mr. Penumbra e a sua livraria. A única referência que ele tem é o fato de ser fã da série "As crônicas da Balada do Dragão". E não é que ele consegue o trabalho?
O interessante é que conforme Jannon vai trabalhando na livraria, ele percebe que ela tem algumas características peculiares, como por exemplo alguns livros desconhecidos:

A outra livraria fica empilhada em cima e atrás de tudo isso, nas prateleiras com escadas altíssimas, e contém volumes, que, pelo menos segundo o google, não existem. Pode confiar em mim. Eu procurei. Muitos têm aparência de antiguidades - com couro rachado, títulos folheados a ouro - , mas outros são recém-encadernados com capas novinhas. Então, não têm nada de antigos. Eles são apenas... especiais. (p. 22)

É claro que junto com os livros "especiais" a Livraria também possuí clientes "especiais":



"Eu me pergunto essas coisas quando fico aqui sentado e sozinho, depois que Tyndall, ou Lapin, ou Fedorov vão embora. Tyndall é provavelmente o mais esquisito, mas eles são todos bem estranhos: todos grisalhos, obsessivos, aparentemente importados de outra época e de outro lugar. Não há iPhones. Na realidade, não se fala em eventos recentes ou cultura pop, não se fala em nada além dos livros. Acho que eles são um clube, apesar de não ter provas de que se conhecem. Sempre vêm sozinhos e nunca falam uma palavra sequer sobre qualquer coisa além do objeto da atual fascinação frenética deles". (p.24)



É esse mistério que Jannon tentará desvendar: que livros são esses que esses clientes retiram periodicamente da livraria. Por que eles estão em códigos? O que significa?
Outros personagens relacionados com a vida pessoal de Jannon aparecem no livro, como seus colegas de apartamento, Matthew Mittelbrand e Ashley Adams:

"Matthew Mittelbrand é o nosso artista residente. Ele é magro como um poste, muito branco e tem uns horários estranhíssimos, mais estranhos até que o meu, porque são mais imprevisíveis". (p. 30)

"Ashley é linda. Provavelmente bonita demais, de uma beleza chamativa e porte elegante, como um modelo em 3-D. Seu cabelo é comprido e liso, cortado reto à altura dos ombros. Os braços são firmes graças a duas sessões de  escalada por semana. Sua pele está sempre bronzeada. Ashley é uma executiva de contas numa agência de relações públicas e, como tal, fazia as relações públicas da New Bagel, foi assim que nos conhecemos. Ela gostou do meu logo. No início achei que tinha uma queda por ela, mas depois percebi que ela é um androide". (p. 31)

E é claro que temos o melhor amigo de Jannon, o Neel Shah (um eterno nerd fofo) e a Kat. O livro é uma reflexão sobre o uso extensivo da tecnologia e o amor aos livros, o que seria uma receita certa para os leitores. Mas ao terminar a leitura, senti que faltou "algo" no livro, pois não consegui me conectar com os personagens. Nenhum deles demonstrou um carisma que me conquistasse.
Em relação a revisão, diagramação e layout, a editora está de parabéns. A capa está totalmente de acordo com a trama, dando a impressão de que o leitor realmente está entrando na livraria do Mr. Penumbra.

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632483
Ano: 2013
Páginas: 288
Tradutor: Elis Beletti Dobes Bacarji
Skoob: clique aqui
Avaliação: 3

9 comentários:

  1. Bom diaaaaaaaaaa!
    Esse eu n conhecia, mas gostei da capa.
    A história parece ser legal, pena q vc n se conectou com os personagens, chato né qd a gente sente q faltou alguma coisa no livro!

    Bjoooooooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro mais ainda não o li. Espero não sentir falta do "algo", esse algo as vezes estraga um livro como no seu caso rsrs Realmente o livro tem tudo para ser ótimo, estou ansiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Desde que vi ele pela primeira vez fiquei com vontade de ler. Primeiro porque tem "biblioteca" no titulo rs. E eu já amo suspense, um suspense que acontece em uma biblioteca... Acho difícil eu não gostar.
    Que pena que você não gostou tanto :(

    ResponderExcluir
  5. Achei a premissa dessa trama diferente, se tiver uma oportunidade a lerei.

    ResponderExcluir
  6. já li ele, minha avaliação também foi 3, ele não é ruim, mas também não é tão bom. pra mim foi uma leitura rápida mas não tão impactante quanto eu esperava que fosse. Pena..
    bjos

    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho vontade de ler o livro.
    Mas todos estão falando tão mal, que nem sei...
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei tão animada pra ler esse livro quando vi a capa e a sinopse, mas já vi que ele não é tão bom assim...
    Uma pena, porque como você disse, tinha tudo pra ser super bem-sucedido. Mesmo assim, quero ler, amo qualquer coisa que envolva livros e, ainda mais, livrarias (sonho!), mas já sem esperar grandes coisas.
    Beijos,
    Isa.

    ResponderExcluir
  9. Oi, :)

    Quando saiu esse livro e eu vi a sinopse, ele me pegou, sério! rs' Gostei da capa, (por alguma razão ele me lembrou um filme que vi O.o'), e mesmo você tendo dito que faltou alguma coisa nele, acho que vou acabar conferindo rs'

    Vamos ver o que acho o/

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir