Bienal do Rio eu vou e você?





Boa noite leitores, como estão? Ansiosos pelo maior evento cultural do Rio de Janeiro? Eu estou! Tenho contado os dias a espera do encontro com blogueiros de vários estados, autores nacionais e internacionais.. Bem como estar acessando todo o evento e interagindo com os diversos expositores que estarão presentes e claro fazendo muitas compras! \o/ 

Vamos conhecer um pouco do que é a Bienal?

Sobre a Bienal 

A Bienal do livro do Rio de Janeiro é considerada um dos maiores eventos culturais da cidade, bem como maior festa literária do país! Pois é.. Pasmem! O evento acontece desde 1983 e sua primeira edição foi organizada nos salões do hotel Copacabana Palace. Atualmente o evento acontece no Riocentro (Centro de Convenções, localizado em Jacarepaguá/RJ). Este é o maior centro de convenções da América Latina; ou seja, o evento tomou tamanha proporção que precisou de um local bem mais espaçoso para receber os mais de 600 mil visitantes que vem recebendo!

A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é uma iniciativa do SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros - em parceria com a Fagga Eventos e ocupa três pavilhões do Riocentro, em uma metragem de 55 mil m². O evento espera receber em torno de 600 mi visitantes; 170 mil estudantes. 

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro conta com 950 expositores e uma programação cultural plural, abrangente e sempre atual, que inclui bate-papos, sessão de autógrafos e apresentações de autores nacionais e internacionais.

30 anos de Bienal do Livro do Rio:

Em 2013, o evento chega a 16ª edição e comemora 30 anos de sucesso. O SNEL e a Fagga I GL events exhibitions realizam a Bienal desde a 1ª edição.

São três décadas aproximando e estimulando o contato do público com o livro, promovendo a leitura e a educação.

Edições Bienal: 

XVI Bienal do Livro do Rio – (2013)

Com uma programação cultural desenvolvida para aproximar ainda mais o público do universo literário, a XVI Bienal do Livro Rio aposta em novos ambientes de interação com os leitores e prepara uma grade de eventos ainda mais diversificada e dinâmica. Consolidada como um dos principais marcos do calendário cultural do Rio de Janeiro, a Bienal acontece em 2013 entre 29 de agosto e 8 de setembro.

Alemanha, país homenageado

A Alemanha é o país homenageado da edição de 2013 – realizadas em parceria como o Goethe-Institut. Em sintonia com a Feira de Frankfurt, que este ano homenageia o Brasil, a presença alemã na Bienal tem como objetivo intensificar o intercâmbio entre as duas nações, enriquecendo o encontro por meio de uma ampla oferta de atividades artísticas e literárias.

Além da presença dos escritores alemães na programação cultural, o que promoverá uma gama de diálogos com suas contrapartes brasileiras – tendo como pauta assuntos como ilustração de livros infantis, poesia, linguagens intermídia, literatura e viagem, graphic novels e multiculturalismo –, a Alemanha terá um estande de 400 metros quadrados do qual fará parte a exposição multimídia Alemanha de A a Z. As 26 letras esculpidas do alfabeto alemão, quatro delas em 3D, vão ofercer aos visitantes uma perspectiva bem-humorada do país – de “Alltag” (cotidiano) a “Zukunft” (futuro). 


Programação Cultural 

Placar Literário – novidade 2013 

Dois espaços inéditos prometem surpreender os visitantes. No clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo, o Placar Literário, com curadoria do jornalista João Máximo, será dedicado à literatura de futebol. 

Conexão Jovem – novidade 2013 

Já os leitores adolescentes terão um novo território: além de, mais uma vez, poderem encontrar seus ídolos no Conexão Jovem, eles conhecerão o Acampamento na Bienal, que, comandado por João Alegria, terá como foco a tecnologia e a cultura de convergência − o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro –, mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia. 

Planeta Ziraldo 

Mantendo o tradicional ambiente dedicado aos pequenos leitores, a XVI Bienal do Livro Rio prestará uma homenagem lúdica e interativa a Ziraldo, autor que, presente em cada edição, se tornou parte indissociável do evento. Seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara. 

Café Literário

E os espaços que mais fizeram sucesso em outras edições permanecem na programação. O tradicional Café Literário, pelo terceiro ano com curadoria do escritor e crítico Italo Moriconi, convidará o público a participar de descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias dos quais farão parte os mais celebrados autores − prosadores, poetas, ensaístas − nacionais e estrangeiros.

Mulher & Ponto 

O Mulher & Ponto terá à frente a jornalista Bianca Ramoneda, que levará novidades aos bate-papos sobre os mais diversos aspectos do universo feminino que chamaram a atenção de homens e mulheres nas duas últimas edições. 

Autores 

Mais de 100 escritores, dos mais variados gêneros e nacionalidades, estarão entre os convidados. Três nomes internacionais já foram confirmados para o Encontro com Autores: Emily Giffin, um dos maiores expoentes da chamada chic lit, que lançou este ano Presentes da Vida (Novo Conceito); Allan Percy, do sucesso de Nietzsche para estressados (Sextante); e James C. Hunter, do fenômeno O monge e o executivo (Sextante). 

Salão de Negócios 

A Bienal do Livro Rio terá pela primeira vez, em sua 16ª edição, um salão de negócios (agent center). Atendendo a uma demanda do mercado, o espaço receberá agentes literários e profissionais do livro de várias partes do mundo. 

O salão de negócios acontecerá nos três primeiros dias da Bienal, no mezanino 2 (Pavilhão Verde). Em 29 de agosto, dia da abertura da Bienal, o horário de funcionamento será de 13h às 18h, enquanto em 30 e 31 de agosto o espaço permanecerá aberto das 10h às 18h. Já estão confirmados representantes de editoras dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Chile, Gana e do Brasil. Visitação escolar 

Com o objetivo de incentivar desde cedo o hábito da leitura, a visitação escolar convida alunos de sete a 14 anos das redes pública e particular do ensino fundamental a conhecer a 16ª edição da Bienal. São seis dias destinados ao programa: 30 de agosto e 2, 3, 4, 5 e 6 de setembro. Este ano as inscrições foram realizadas em tempo recorde: em apenas duas horas em meia as instituições de ensino do Rio de Janeiro cadastraram 170 mil alunos para a visitação escolar. 

Na chegada ao evento os estudantes receberão a Nota Bienal, que, no valor de R$ 5,50, pode ser trocada por um livro do mesmo valor. Com isso, o projeto possibilita aos visitantes a oportunidade de pesquisar títulos, manusear exemplares e ainda criar posteriormente uma rede entre colegas para troca de títulos, criando uma verdadeira roda de leitura. 

Em 2002, a visitação escolar recebeu o Prêmio Caio, na Categoria Evento de Terceiro Setor, pelo compromisso com o futuro das crianças e por sua responsabilidade social. 

Bienal do Livro 2011 – Rio de Janeiro 

Na edição, 640 mil visitantes prestigiaram o evento, percorrendo os corredores, participando da programação cultural e comprovando que o público brasileiro tem investido cada vez mais no prazer e no aprendizado propiciados pela leitura. 

Estarei presente na Bienal nos dias 31/08, 01/09, 07/09 e 08/09.

A Nice estará presente a partir do dia 04/09.

Vamos cobrir o máximo do evento que pudermos para compartilhar com vocês!


Para maiores informações acessem os canais oficiais:



Nos vemos lá!


6 comentários:

  1. Infelizmente eu não vou, mas vou querer conferir tudinho através das postagens.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Eu não vou, porque moro longe bem longe do Rio :(
    Aproveita lá *-*

    ResponderExcluir
  3. Ah eu não poderei ir, :(

    Quem sabe na próxima consiga. A programação está muito boa!

    ResponderExcluir
  4. Eu vou.... Vou ficar na vontade!!
    queria super ir, mas não dá!! Quero muitas fotos, por favor!!

    ResponderExcluir
  5. Me vem até lágrimas nos olhos quando falam em Bienal.
    Ano passado foi em São Paulo, mas nem deu para eu ir.
    Pior este ano, no Rio! Ai que eu não vou poder ir mesmo =(

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Como eu queria que eventos assim fossem aqui por perto =/

    Não vou poder ir, e fico cada vez mais triste quando vejo fotos de lá O.o' rs'

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir