Resenha:O oceano no fim do caminho - Neil Gaiman

Sinopse:

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

"Eu me lembro perfeitamente da minha infãncia... Eu sabia de coisas terríveis.
Mas tinha consciência de que não deveria deixar que os adultos descobrissem
que eu sabia. Eles ficariam horrorizados."

(Maurice Sendak, em conversa com Art Spiegelman)


Eu li do Gaiman, O Livro do Cemitério e fiquei apaixonada pela escrita dele. Acho incrível a maneira como ele envolve o leitor em sua trama e nos deixa ávido por mais! Foi assim que me senti ao término de o O ceano no fim do caminho; iniciei a história com grande expectativa e posso dizer que não me decepcionei em nada, apesar de este livro ser voltado para um público mais adulto do que o anterior lido por mim!

A história tem inicio com o retorno de um homem a cidade onde morou em sua infância. O retorno ocorre devido a um funeral, só que seu retorno fez com que ele ficasse curioso e nostálgico para relembrar os tempos em que viveu ali. Só que nem todas as lembranças são contentes e muitas delas podem ser até mesmo assustadoras!

Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que Gaiman é um grande mestre na arte de entreter o leitor e até mesmo confundir, pois após o término de O oceano no fim do caminho me sinto assustada como se tudo que eu li  pudesse estar me espreitando aqui no "no mundo real". 

Gaiman pontua as páginas de seu novo livro com pitadas marcantes de fantasia que envolve o leitor do início ao fim!
Em uma história que nos faz refletir sobre o que deixamos para trás, escondidos nos recôndidos da memória. O oceano no fim do caminho é um livro que trata principalmente sobre coisas esquecidas da infância que poderia de fato mudar a sua vida na fase adulta, se não fosse por um pequeno detalhe, a lembrança do que aconteceu.. Uma mistura entre fantasia e realidade marcam as páginas durante toda a história e algumas vezes nos confunde sobre o que é real e o que não é!


"... Um momento imaginário, um reflexo tremido na lagoa da lembrança.
Conheço a sensação de quando eles arrancaram meu coração. Como foi
quando os pássaros vorazes, todos bico, rasgaram o meu peito e arrebentaram
meu coração, ainda bombeando, e o devoraram para chegar ao que estava
escondido dentro dele. Conheço essa sensação, como se fizesse ralmente
parte da minha vida, da minha morte. E então a lembrança se recorta e se
destaca, com destreza, e ..."




Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN:
9788580573688
Ano: 2013
Páginas: 208
Skoob: aqui
Avaliação:5

19 comentários:

  1. Oi Karini, tudo bem?
    Gosto muito das obras do autor, e sem sombra de dúvida sua resenha reforçou a minha intenção de ler essa obra.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Quero tanto ler esse livro!
    Tenho dois livros dele aqui em casa, mas só li o Coraline, o outro está aguardando espaço na agenda. hehehehe
    A história desse parece incrível!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro. Não só porque ele esta sendo super bem comentado, mais porque a história e muito linda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu não li nada do autor, mas gostei do livro!!! É a primeira resenha desse livro q vejo.
    Parece ser bem tenso em algumas partes, me interessei muito!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler algo do Neil Gaiman, vejo todo mundo elogiando bastante os livros dele. Só pela sinopse já fiquei muita interessada em ler O oceano no fim do caminho, depois da sua resenha ainda mais.

    ResponderExcluir
  6. Eu tive pouco contato com as obras de Neil, mas já tinha visto o filme baseado no livro dele, Stardust - O Mistério da Estrela e confesso que tinha adorado! Quero ler esse livro assim q possível.

    ResponderExcluir
  7. Estou muito curiosa com o Neil Gaiman. Ainda não li nada dele e estou meio perdida sobre onde começar. Não sei se leio algo voltado para o público infantil ou para o público adulto... Mas nunca ouvi ninguém dizer que não gostou dele, então estou bastante ansiosa para começar a me aventurar por seus livros..

    ResponderExcluir
  8. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Resenha bem elaborada, destacando pontos importantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o enredo, facilitando o entendimento dos leitores, boa pedida para quem gosta de uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conheço nada do autor, vou começar também pelo "O livro do cemitério" que consegui numa troca mas ainda não tive a oportunidade de ler.
    O Oceano no fim do caminho parece ser uma leitura fascinante, trazendo o tema da infância e seus efeitos na vida adulta... com certeza vai para minha lista de futuras leituras!!

    ResponderExcluir
  10. A minha melhor amiga é apaixonada pelo Gaiman! Eu estou louca para ler esse livro, ela me mostrou alguns quotes e tudo mais. E sua resenha confirmou todos os elogios que ela já havia feito! Tomara que seja minha vez de lê-lo. :)
    Beijinhos.
    Thay

    ResponderExcluir
  11. Qd começou o burburinho desse livro me dei conta que nunca tinha lido Gaiman, corri ler o que tinha dele aqui: Coisas Frágeis, e amei a narrativa dele. Agora quero td, td rsrsrs!

    Acho que esse livro tem td para me conquistar! Espero tê-lo logo!

    Miquilissss: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  12. Eu já li do Gaiman o livro Coraline, que conseguiu se tornar um dos meu favoritos.
    Estou morrendo de vontade de ler O Oceano no Fim do Caminho: a capa é linda, é rápido de ler e, bem, é do Neil Gaiman, né? haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Quero muito mesmo ler este livro!! =]

    ResponderExcluir
  14. Esse autor é muito bom mesmo! Eu fiquei fascinada logo com aquele pequeno trecho, a facilidade de escrita e intimidade que ele cria com o leitor é tão boa. Adorei a resenha! :D

    ResponderExcluir
  15. O único livro que li de Gaiman foi Coraline. Ando com vontade de ler seus quadrinhos, Sandman, mas ainda não comprei. Esse livro logo entrou para a lista de desejados, porque com Gaiman basta um livro para querer mais, e a história parece muito boa. Aguardando uma promoção no Submarino.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li nada de NEIL Gaiman, apesar de ter um livro dele e ter visto as adaptações, que gostei bastante. Acho que esse livro deixou todo mundo querendo ler de tanto que o povo fala e acho que estou perdendo tempo em não ler nada desse fantastico autor.
    Gostei muito desse livro ser baseado na história de vida do Neil, quero muito ler pra descobrir um pouco mais sobre isso.

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nenhum livro do Neil Gaiman,mas estou bastante ansiosa para ver se ele é mesmo um bom escritor.

    ResponderExcluir
  18. Oi,

    Nunca li nenhum livro desse autor, mas esse trecho da resenha: "após o término de O oceano no fim do caminho me sinto assustada como se tudo que eu li pudesse estar me espreitando aqui no "no mundo real" definitivamente me cativou, me deixou curiosa.

    Mesmo sendo um rumo diferente da minha leitura habitual, acho que vou apostar :)

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Adorei a resenha, mesmo( foi a primeira sobre o livro que me agradou) e ainda recebi uma dica de outro livro pra ler!

    ResponderExcluir