Resenha Nacional Premiada: "O próximo alvo" - Marcel Trigueiro

Sinopse:
"Quando o medo é usado como arma, o pânico paralisa o alvo como uma teia de aranha que imobiliza as presas nos últimos segundos de suas existências. Daí em diante, dar cabo a uma vida torna-se algo elementar. A cidade do Rio de Janeiro já experimentou o clima de terror no final do ano de 2010, com carros e ônibus sendo incendiados durante madrugadas em sequência. No início de 2011, um clima similar instala-se na cidade, mas desta vez os alvos têm nome e sobrenome. Centenas de milhares de pessoas são progressivamente ameaçadas por terroristas que parecem saber todos os detalhes de suas vidas, sendo algumas delas covardemente assassinadas, numa demonstração de que qualquer um pode morrer. Matheus Erming é o especialista em Computação Forense responsável por investigar os computadores usados pelas vítimas e por descobrir como detalhes de suas rotinas diárias, relações de parentesco e de amizade foram obtidas pelos perpetradores dos ataques. As perícias são o ponto de partida de uma perseguição não apenas cibernética, que toca nas mais baixas esferas do crime organizado e segue em busca da raiz do caos na cidade. No decorrer dessa corrida, a segurança da família do próprio Matheus também acaba sendo posta em risco. Quando isso acontece, ele sabe que só tem uma escolha: seguir em frente, a qualquer custo".

Um livro com uma trama intrigante e inovadora. É dessa forma que defino "O próximo alvo"

O autor consegue demonstrar em seu livro situações de violência através de um único clique no computador. Assustador não é? Mas totalmente viável. E se através do e-mail você recebe uma ameaça clara, indicando a data de sua morte? Primeiramente pensaríamos que se trata de um trote de mau gosto, mas infelizmente não é o que acontece com as vítimas do livro. Sem saber como, por que ou qual a ligação entre as vítimas, a polícia dependerá das descobertas de Matheus Erming e sua equipe para desvendar os acontecimentos.Matheus é um homem traumatizado, vítima da violência. Sente-se culpado por um acontecimento que não tinha como prever ou controlar, mas que de certa forma, alterou a sua vida e a de sua família.Um homem muito inteligente, sensato e íntegro, mas com uma certa dificuldade em interações sociais. O único problema que eu tive com esse personagem foi não conseguir me conectar emocionalmente com ele. Os problemas, dúvidas e questionamentos de Matheus são claramente desenvolvidos no livro, mas a questão sentimental é mais levada pela lógica, o que dificultou essa conexão.
Luana é uma perita em informática da equipe de Matheus. É sagaz e é a única que consegue se aproximar do Matheus, mas com certa dificuldade. Ela traz um lado mais humano para a equipe, preocupada com as vítimas e tentando ajudar o Matheus. 
Além desse caso de terrorismo cibernético, a equipe ainda trabalha em casos de fraudes e outros. O interessante é que o autor exemplificou detalhadamente situações em que os peritos poderiam atuar e como atuavam. Para pessoas que não entendem quase nada do assunto (como eu), o autor exemplifica e explica durante a leitura os termos utilizados, assim como o método de ação. Dessa forma, o leitor não se sente excluído e nem precisa pesquisar os termos citados na obra.
Existem muitos outros personagens que irão compor essa rede complexa de intrigas. Pessoas gananciosas como a jornalista Andreia Medeiros, invejosas como o perito Ricardo, ingênuas e até mesmo honestas. De alguma forma estarão ligadas a esse caso, surpreendendo o leitor. A obra ainda descreve diversos locais da cidade, de bairros nobres a favelas, mostrando como todos estão ligados, independente do seu status social.
Uma obra inteligente e capaz de fazer com que o leitor fique analisando as possibilidades. 
Em relação a revisão, diagramação e layout, foi realizado um ótimo trabalho. A capa é simples, porém demonstra o conteúdo da obra. 
Espero que tenham gostado da resenha.

Edição: 1
Editora: Bookmakers
ISBN: 9788565242295
Ano: 2013
Páginas: 462
Skoob: Clique aqui
Avaliação: 4
 
SORTEIO:

O autor Marcel Trigueiro gentilmente cedeu um exemplar do seu livro para sorteio aqui no Mix. Então um leitor será sortudo e ganhará um exemplar com dedicatória que será enviado direto pelo autor! Legal não é?

REGRAS:

1-Adicionar o livro aos seus desejados do Skoob
2-Comentar nessa postagem sua opinião fundamentada sobre a resenha deixando junto ao seu comentário um e-mail para contato e o seu perfil do Skoob.


Simples assim!

O sorteio irá de hoje até o dia 30 de agosto e será realizado via comentários. E claro iremos conferir se os participantes seguiu as regras.

Boa sorte!
 

Quem tiver interesse em comprar o livro, segue links para aquisição:

 

7 comentários:

  1. Eu amei a capa, simples mais linda. O livro já chamou a minha atenção pela capa, possui um enredo interessante, é o meu gênero literário preferido.
    Adorei sua resenha!
    Beijos :)
    cristianeadnesa@hotmail.com
    http://www.skoob.com.br/usuario/318521

    ResponderExcluir
  2. Oieee!! Boa noite, eu tenho um blog e gostaria mto que vc me seguisse.Estou seguindo o seu!!!AMEI SEU BLOG e a postagem,parabéns!!
    meu blog é http://hopefullyy.blogspot.com.br/
    Aaaa e aproveito para comunicar que o livro ELAS SÃO GÊMEAS já está a venda na editora Baraúna,na Saraiva ,LIVRARIA DA TRAVESSA ,com uma promoção especial no site da editora.Aproveite!!!
    O link do livro no skoob tb caso tenha :
    http://www.skoob.com.br/livro/312875

    Obrigada pela atenção .bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia da teia de aranha, muito boa mesmo. Acho que esse é um dos bons livros nacionais que prometem! De fato a capa é simples, mas exemplifica a sinopse, muito bem feita por sinal.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da capa do livro e do título. A sinopse é muito bem feita, muitas vezes adquiro u livro baseado na sinopse. E me interessei muito por esse livro, gosto muito de policiais nacionais.

    Um abraço!

    maresia7@hotmail.com
    http://www.skoob.com.br/usuario/27838

    ResponderExcluir
  6. Parece ser uma leitura com partes bem tensas!!! Gosto de histórias q envolvam a tecnologia e seus riscos, gostei do enredo do livro!!
    Amei a resenha!!

    Thaynara595@gmail.com
    http://www.skoob.com.br/usuario/659221

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    Sinceramente fiquei curiosa pela história... parece ser uma leitura intensa que consegue absorver o leitor e acho que estou precisando disso. Nunca tinha lido uma resenha desse livro antes, mas gostei da atmosfera que, pelo que você falou, ronda a escrita :)

    Email - dayaneletters@hotmail.com
    Skoob - http://www.skoob.com.br/usuario/417232

    ResponderExcluir