Resenha: Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios - Marçal Aquino


Sinopse:
No momento em que narra os fatos de Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, o fotógrafo Cauby está convalescendo de um trauma numa pensão barata, numa cidade do Pará que algum tempo antes fora palco de uma corrida do ouro. Sua voz é impregnada da experiência de quem aprendeu todas as regras de sobrevivência no submundo - mas não é do ambiente hostil ao seu redor que ele está falando. O motivo de sua descida ao inferno é Lavínia, a misteriosa e sedutora mulher de Ernani, um pastor evangélico. A trajetória do fotógrafo, dado a premonições e a um humor desencantado, vai sendo explicada por meio de pistas - a história de Chang, morto num escândalo de pedofilia; o mistério de Viktor Laurence, jornalista local que prepara uma vingança silenciosa; a vida de Ernani, que no passado tirou Lavínia das ruas e das drogas. Mesmo diante de todos os riscos, Cauby decide cumprir seu destino com o fatalismo dos personagens trágicos. Nunca acreditei no diabo , diz ele, apenas em pessoas seduzidas pelo mal .


Uma história fantástica, muito bem escrita e que eu jamais pensei que fosse gostar tanto.
O livro é trágico porém de uma forma que nos faz pensar que o trágico nos traz ensinamentos e nos forma como ser humano, nos faz crescer, coisa que sem momentos tristes e de desespero ou decepção, talvez não aprenderíamos a nossa lição, o valor das coisas e etc..

A história é narrada em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Cauby que se apaixonada perdidamente por uma mulher chamada Lavínia. Uma mulher sedutora que ao mesmo tempo em que é delicada e recatada é um vulcão em erupção! Só que tem um, porém ela é casada e nisso o romance deixa de ser tão lindo e passa a ser um tanto quanto trágico e desolador! Por mais que a traição em si, cause asco em muitas pessoas, é impossível não se pegar torcendo por este casal. Por mais que a traição em si seja um ato degradante, chocante e que certamente irá ferir e devastar, é possível também perceber que nada acontece intencional, o amor simplesmente acontece.. E só! Aquela vontade que todos temos de sermos felizes, encontrar quem nos satisfaça, nos complete.. Então por mais que eu quisesse julgar o casal e eu julguei, eu também pude perceber que faltava algo na vida deles.. Antes de eles se encontrarem.

Um livro que fala de amor, paixão, traições, consequências e do ser humano em si e suas atitudes!

Como pano de fundo tem o Pará, onde a história se desenrola em meio a uma guerra entre garimpeiros e mineradora. 

Este é  um dos livros nacionais mais bem escritos que eu já li e garanto, é de autores assim de que estamos precisando!



Livro: Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios
Autor (a): Marçal Aquino
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2005
Edição: 1
Páginas: 232
Avaliação: 5

6 comentários:

  1. Ainda não li o livro, mas já assisti ao filme e de fato a história é muito interessante, apesar de todos os detalhes que foram incluídos (e muito bem incluídos) como a própria traição.
    Acredito que apenas o título, muito poético por sinal, seria suficiente para atrair leitores, mas uma resenha tão positiva é sempre bem-vinda. Com certeza irei ler assim que possível.

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Não me atrai muito pela sinopse ,
    mas vou ler :)
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É de se esperar q o livro seja bom quando ele vira filme, ainda mais com a Camila Pitanga e de quebra é lançado pela Companhia das Letras!!!
    Parece ser mesmo maravilhoso, mas nem faz meu estilo!

    ResponderExcluir
  4. Com você falando que esse é um mais bem escritos livros nacionais fiquei com muita vontade de ler. apesar de não ser o meu estilo de livro preferido, leria sem dúvida!

    ResponderExcluir
  5. Não sei se gosto de livros trágicos mas como é bom eu me arriscaria a ler... Seria agora bem diferente do q eu normalmente leio, mas parece interessante...

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    Fiquei em dúvida se leria... seus comentários positivos me deixaram meio balançada kkk'

    Quem sabe eu não aposte nesse, já faz um tempão que procuro um livro nacional que me atraia *-*

    ResponderExcluir