Resenha:Garota Exemplar - Gillian Flynn



Sinopse:

Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?


Esse definitivamente foi um dos melhores thrillers psicológicos que eu já li. Gillian Flynn entrou para o hall dos meus autores preferidos com toda sua desenvoltura em relatar o dia a dia do casamento aparentemente comum e feliz, mas que aos poucos foi se revelando perturbador e destrutivo.

Em Garota Exemplar teremos acesso aos bastidores da mente do ser humano em um cotidiano teoricamente comum que é o casamento. Conheceremos o casal Amy e Nick
Ela uma mulher extremamente inteligente, bonita e bem articulada que foi inspiração para uma série de livros escritos por seus pais (psicólogos) - "Amy Exemplar" - os livros foram sucesso por muitos anos e utilizados até mesmo em escolas, pois eles retratam como uma garota deve se comportar e que decisões tomar mediante situações diversas. Ele, um cara comum, vindo de uma família humilde, com um pai ausente em termos de exemplo e amor, uma mãe extremamente carinhosa ao ponto de ser omissa mimando demais seu filho e uma irmã gêmea que também o ama incondicionalmente e o paparica.

Amy e Nick aparentemente vivem um casamento feliz. Amy é o tipo mulher descolada que não incomoda o marido com as bobagens femininas. Nick é um cara descontraído que gosta de se sentir livre e ama sua esposa e a forma como se relacionam. Eles são o típico casal apaixonado, até não serem mais. Os problemas vão surgindo, pois Amy não consegue ser a garota descolada por muito tempo e passa a exigir de Nick mesmo que internamente, com isso aos poucos vai crescendo uma grande insatisfação por sua parte. 
Ambos em dado momento perdem o emprego e as coisas vão se complicar ainda mais quando Nick anuncia que irão embora de Nova York e irão morar na cidade onde Nick cresceu, pois precisa partilhar com sua irmã Go a responsabilidade de cuidar da mãe com câncer e do pai que sofre de Alzheimer. Amy, mesmo insatisfeita se muda e sempre com expectativas na cabeça, de como Nick deveria agir para com ela.

Com a perda do emprego, Nick demonstra ser um cara insatisfeito com a vida que leva; frustrado, sem perspectiva e que culpa Amy por todo o seu fracasso!

Amy desaparece e a culpa recai sobre Nick, pois o mesmo não demonstra qualquer exasperação pelo sumiço de sua amada esposa, chegando a se comportar de forma bizarra em alguns momentos.

Iremos pouco a pouco conhecer a verdadeira face dos personagens após o desaparecimento de Amy, pois teremos o ponto de vista de Nick que sempre demonstra sua insatisfação com relação a sua vida e seu casamento e sempre colocando Amy como culpada em tudo e o de Amy, relata seu ponto de vista através de um diário encontrado pela policia onde ela relata seu sofrimento com relação a ser uma esposa dedicada, amável e compreensiva para com um marido abusivo, grosso, indiferente e até mesmo assustador!

Todo o enredo gira em torno desse desaparecimento ocorrido no dia do quinto aniversário de casamento do casal. O desaparecimento de Amy torna-se algo viral, sendo sua história transmitida na TV, internet e demais mídias.. E aos poucos Nick vai se revelando como principal e único suspeito.
O que será que aconteceu com Amy? Onde está o corpo? Será que ela está viva? Será que Nick é o culpado pelo desaparecimento de sua esposa?
Essas e muitas outras perguntas serão desvendadas aos poucos e acredite, o leitor ficará de cara com os acontecimentos!

Amy tornou-se minha personagem feminina favorita de thrillers psicológicos, desbancando a "beleza mortal" da série de Chelsea Caim. 
Ela é complexa, inteligente.. Excepcional! 

O final de Garota Exemplar foi ainda mais perturbador do que todas as revelações ao longo dessa história tão bem elaborada e envolvente. 
As perguntas normais que nos fazemos.. Será que ele gosta de mim? O que será que ele está pensando e até mesmo o sentido de relacionar-se em um casamento nunca mais terão a mesma banalidade após essa leitura! 

Extremamente perturbador, envolvente, perverso e prazeroso são as definições que tenho para Garota Exemplar!

Leiam e deliciem-se com um livro realmente inteligente e que não te permitirá parar até que tenha chegado ao final!




ISBN:9788580572902
Livro:Garota Exemplar
Autor (a):Gillian Flynn
Editora:Intrínseca
Tradutor:
Alexandre Martins
Ano:2013
Edição:1
Páginas:448
Avaliação: 5 S2

15 comentários:

  1. Nossa sua resenha me deixou ainda mais ansiosa pela leitura. Eu não li o livro que você cita Beleza mortal, mas gosto desta autora.
    Fico aqui tentando imaginar o que acontece com a esposa, e vem inumeras alternativas, preciso do livro, esta na minha lista..no topo rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse gênero e esse livro parece ser tão bom, histórias em que nem tudo é o que parece e surpresas e suspeitas aparecem a cada página são realmente empolgantes. Já coloquei na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Uau! A cada resenha que leio a vontade de ler esse livro aumenta. Sou uma apreciadora de livros de suspense e investigação, e Garota Exemplar parece mistura isso e muito mais em uma trama inesquecível!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. A palavrinha mágica para que eu queira ler esse livro é psicológico. É minha area então eu sempre quero espiar o que os autores abordam a respeito =D Embora livros policiais raramente entrem nas minhas listas.

    Está na minha lista de compras =]

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  5. Desejo esse livro desde o primeiro dia! Adoro thrillers psicológicos!
    Gosto especialmente dessa brincadeira da autora de deixar o leitor aturdido, desconfiando ora de Nick, ora de Amy! Essa construção de raciocínio e depois a desconstrução é o mais legal. Espero 'investigar' bem, juntar as peças desse quebra-cabeças e descobrir a verdade antes do fim! Haha, tarefinha difícil...

    ResponderExcluir
  6. Thriller psicológico sempre mexem conosco. Este eu ainda não li, mas tenho gostado muito das resenhas que tenho lido.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Uau, até que enfim uma resenha que mostrou o livro de uma maneira que me faça querer ler. Não me entenda mal adoro um thriller arrojado mas são poucos os que conheço :/ E Garota Exemplar à primeira vista não me animou para ler... mas agora estou doida para ler sobre Amy e a causa do "desaparecimento". Fiquei muito curiosa pra variar rsrs

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro trillers psicológicos e a cada resenha eu fico mais louca ainda pra ler esse livro, mas quando vc falou do final perturbador eu fiquei pensando se não terá um continuação, daí eu me pego querendo esperar mais um pouco pra ler...rsrs

    ResponderExcluir
  9. Confesso que quando vi a capa do livro pensei que era diferente, mas pela resenha gostei muito mais. Eu adoro livros que têm misterios e esse com certeza tem muitos, aposto que como você disse o final deve ser uma bomba! Vou torcer para ganhar o livro e poder saber o que houve com Amy.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nada com esse tema e enredo..
    Mas depois da sua resenha fiquei muito curiosa e quero muito conhecer essa história e desvendar os misterios por trás desse livro.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro está totalmente na minha lista de desejados! Eu achei o enredo muito original, algo bem diferente. Imagino a carga emocional da história, "Amy exemplar", veja só que peso que isso tem. Quero muito conhecer o desdobramento que autora arquitetou.

    Bjos!

    GFC: Luseas

    ResponderExcluir
  12. Desejando esse muito!!!!!!
    Bjs da Beca
    GFC:Beca

    ResponderExcluir
  13. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Resenha bem estruturada, abordando pontos importantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o enredo, facilitando o entendimento dos leitores.

    ResponderExcluir
  14. Gosto bastante de livros de suspense, aliás quase sempre gosto de todos os livros que leio. Nunca tive a oportunidade de ler alguma obra do escritor Gillian Flynn, no entanto observei vários livros do mesmo e li suas sinopses e acabei gostando bastante dos enredos abordados. Garota Exemplar de fato promete ser uma história eletrizante, daquelas que você não consegue parar der ler.

    ResponderExcluir
  15. Não leio muitos livros de suspense, mas esse livro parece ser muito bom. Estou mega ansiosa para ler essa história que promete capturar a atenção do leitor até a última página

    ResponderExcluir