Resenha | O Futuro de nós Dois - Jay Asher & Carolyn Mackler


É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 384
Tradutor: Ana Ban
Avaliação: 4

O ano é 1996 e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio já tinham usado a internet. E imagina ter um PC só para você? Emma acaba ganhando seu primeiro computador de seu pai e um CD-ROM AOL de seu melhor amigo Josh.
O que Emma não imagina é que ao instalar o programa, logo em seu primeiro acesso, ela seria conduzida ao FACEBOOK, dali quinze anos.

1996 é um ano espetacular, em especial para mim que era adolescente nessa época: inicio do meu ensino médio, primeiros amores, amigos, festinhas, boy bands... Ai, ai que saudade dessa época! Imagina se eu tivesse acesso ao FACEBOOK naquela altura da minha vida? Haha, não queria outra coisa a não ser ficar navegando e verificar o que meu EU futuro estaria fazendo... Pois bem, foi exatamente o que aconteceu a Emma, ao descobrir o site. Sua primeira reação foi ficar assustada, por isso mesmo procurou por Josh, seu melhor amigo de uma vida e que há meses estavam afastados. Ambos, ao começarem a navegar na pagina, acharam que era uma brincadeira de um colega de classe, mas só ao perceberem que suas atitudes, sendo elas positivas ou não, refletiam em seu futuro, eles caíram na real. A página existe e o que estamos vendo é o nosso futuro.

Foi ai que Emma resolveu mudá-la ao perceber que não estava feliz com suas escolhas e conquistas. O problema era que tudo, absolutamente tudo que se modificava no decorrer do dia era respingado no futuro. Emma e Josh começaram uma verdadeira luta: um para mudar o que não estava lhes fazendo feliz e o outro, exatamente o contrário, lutava para ter aquele futuro que lhe pareceu tão feliz.

O que se percebe no livro é o quão a tecnologia e as redes sociais lhe deixam dependente, você vive por eles. Você acha que eu estou exagerando? Então veremos: me diga quanto tempo você é capaz de ficar sem seu celular ou sem acessar sua pagina no “face”? Qual a primeira coisa que você faz ao "logar" em seu computador? Qual o primeiro objeto que você pega ao acordar? Esses são os pequenos exemplos que temos ao perceber que somos totalmente dependentes da tecnologia e das redes sociais.

E é claro que isso não seria diferente com Emma e Josh, principalmente se você tivesse a oportunidade de saber como seria seu futuro e que poderia mudá-lo para tentar ser feliz. Se eles foram felizes ao final do livro só o futuro dirá, mas a mensagem que ficou clara para mim é que deixemos de viver mais online e passemos a viver mais off-line aproveitando as pequenas oportunidades que a vida nos oferece e que rede social e tecnologia nenhuma poderão viver por nós.

Boa Leitura!

2 comentários:

  1. Eu fiquei super interessada no livro. Achei a capa dele muito linda e com certeza pretendo ler ele.
    A história e muito inusitada e sei que deve serva boas surpresas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Em 1996 eu era uma menina do buchão ahahahah nem sonhava com internet (Só em cuidar das minhas bonecas mesmo), gosto demais do Jay Asher :) Desde que li os 13 porquês. Sei que não irei me decepcionar com O Futuro de Nós Dois ^^

    Beijos

    ResponderExcluir