Resenha:O Teorema Katherine - John Green


Sinopse:

Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.


"Colin conhece Katherine.
Katherine gosta de Colin.
Colin e Katherine namoram.
Katherine termina com Colin.
É sempre assim."




Este é o primeiro livro que leio do autor e gostei bastante!

Colin é um jovem que aos dois anos de idade aprendeu a ler e inclusive possui em sua memória os 99 dígitos do Pi. Ele é um prodígio, muito inteligente e no decorrer das páginas poderemos ver várias referências matemáticas. Aos quatro anos Colin leu um livro sobre Arquimedes e percebeu que gostaria de ser autor de descobertas importantes! 

Colin Singleton coleciona Katherines, todas as 19 meninas com quem namorou se chamavam Katherine, algo curioso eu sei, porém é como se o universo conspirasse para que isso acontecesse e o pior de tudo é que são elas que sempre terminam o namoro com Colin e dessa vez, após o término com a mais recente Katherine, Colin fica mal, bem mal mesmo. A ponto de por os "bofes" para fora!
É difícil para ele aceitar que mais uma Katherine simplesmente enjoou dele e terminou a relação sem mais nem menos! Colin estava verdadeiramente sentindo-se um fracasso.

Foi assim que Colin juntamente com Hassan, seu melhor amigo, resolvem fazer uma viagem de carro. Nessa viagem eles resolvem parar na cidade de Gutshot para conhecer o túmulo do arquiduque Francisco Ferdinando e é lá que eles conhecem Lindsay, uma jovem muito inteligente que resolveu de certa forma desperdiçar seu potencial morando em uma cidadezinha com 864 habitantes e namorar um carinha denominado "ooC", ou seja, o outro Colin (bizarra as "coincidências").

Nessa cidade Colin tem seu momento "eureca", onde percebe que pode desenvolver um teorema determinando as estatísticas de para onde sua relação está seguindo, se dará certo ou não. Se será você a terminar ou não a relação, tudo isso fundamentado nas relações desastrosas com as 19 Katherines que deram um tremendo pé na bunda dele! E levando em consideração possíveis variantes. 
Imagine você, através de um teorema poder evitar sofrimentos como o término de uma relação? Seria isso possível? Colin acredita que sim! E assim ele queria desenvolver seu próprio teorema. O Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines.

E é nesse clima que temos o desenrolar da história. 
O personagem principal em alguns momentos é irritante com toda a sua "mania" de querer ser um gênio e toda a coisa das Katherines apenas o faz ficar cada vez mais obcecado com isso! Tive vontade de chamá-lo de louco algumas vezes.. rs

Alguns podem acreditar que toda essa coisa da matemática no livro seja irritante, porém eu, mesmo que detestando a matéria, me diverti muito com todas as menções.

Eu adorei Hassan com todas as suas tiradas e a meu ver muitas vezes ele rouba a cena do personagem principal o que não é nada ruim, pois ele é engraçado e cativa o leitor desde a sua primeira aparição!

O Teorema Katherine, não trata apenas de um livro com menções matemáticas e uma incrível coincidência de uma determinada pessoa ter namorado 19 meninas com o mesmo nome. Trata de uma história divertida, recheada de reflexões que fazemos ao longo da leitura sobre relacionamento, comportamento, sonhos, desejos e muito mais!

Recomendo o livro! 




ISBN: 9788580573152
Livro:O Teorema Katherine
Autor:John Green
Editora: Intrinseca
Tradutor: Fal Azevedo
Edição: 1
Ano: 2013
Páginas:304
Nota:5 S2

 

24 comentários:

  1. Eu com certeza leria esse livro! Mas sabe quando você está lendo a resenha e não consegue parar de pensar que esse livro foi escrito para uma pessoa? Esse livro é tão a minha irmã. A inteligência, a vontade de racionalizar coisas irracionais: o amor e o desamor. Sem contar que vai ser bom ler um livro onde o "nerd" não é estereotipado, e sim um protagonista de peso.
    Beijinhos.
    Thayane Gaspar
    Autora de Princesa de Gelo
    Editora Modo

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler para tirar minhas próprias conclusões, porque jpavia algumas resenhas meio negativas!

    Laura Cagliumi
    www.gatosnabiblioteca.com.br
    gatosnabiblioteca@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não lli nada do John Green, mas tenho A culpa é das estrelas e o Teorema Katherine (que ainda não chegou), mas quero ver se leio logo, porque sempre ouço falar muito bem do autor. Realmente dá a impressão que a história fica maçante com essa coisa de matemática, mas parece que não é bem assim, né? Acho que deve ser divertido e diferente mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Já estou há hoooorrass namorando o livro... mas peraí, como você não leu A culpa é das estrelas? Isso é um absurdo tremendo! rsrs

    Fico curiosa se ele consegue realmente fazer uma fórmula matemática para saber sobre namoros... vai que conseguem aplicar na vida real e ajudar aquela tia solteirona? rsrs

    adorei a resenha e quero conhecer mais da cidadezinha, acho fofas histórias em cidadezinhas! rs

    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu diria que parece um livro bem nerd, eu gostei da premissa, a Editora fez uma boa divulgação do livro na Semana do Jhon Green, confesso que adorei. A história em si pelo que vi na resenha parece bem divertida, ainda bem a matemática nesse caso parece bem mais interessante e que nos faz refletir muito, gostei disso, já quero ler! rs
    Beijos.
    Rafael Fernandes
    rafersom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. A sua resenha me fez ficar com vontade de ler o livro.
    Gabrielle Castro
    gabyccastro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro soa extremamente original e nerd, eu gosto quando a partir de uma realidade simples teorias loucas são criadas. Acho que vou curtir esse livro. Boa Resenha Moça!

    miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  9. Hhhhahahaha comecei a rir aqui só com a resenha..o engraçado é que conheço pessoas assim, q racionalizam tudo, cheias de estatísticas...rs
    Fiquei curiosa com o desenrolar da história e será q ele finalmente consegue se libertar dos "ciclos Katherine"?!...
    Gostei mto da sua resenha...
    Bjão :D

    ResponderExcluir
  10. Já li' Quem é você, Alasca?' do Green e adorei a escrita do autor.
    Criei muitas expectativas mas eu é que não queria um namorado com 19 ex-namoradas... são muitas pra se ter ciúmes! hahaha
    Dizem que 'O Teorema Katherine' não é melhor que ACEDE, por isso quero ler esse primeiro para não me decepcionar. ;D

    Amanda Péres
    peres_amanda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Tenho o livro A Culpa é das Estrelas, mas ainda não li. O livro parece mesmo muito divertido, pois até você que não gosta muito de matemática gostou! hahaha
    Acho a capa bem fofa :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nenhum livro de Jonh Green, além de O Teorema Katherine, tambem estou querendo ler A Culpa É das Estrelas, então não posso opinar muito, mas ao ler sua resenha pude perceber que o livro parece um pouco nerd, alias o menino aprendeu a ler aos dois anos, que isso gente '-' e é divertido tambem, me interessei bastantes, achei genial e uma pouco coincidência ele ter tido todas as namoradas chamadas Katherine. Acho que todas elas terminaram com ele por essa obesessão por matemática, só pode, não? Quem iria aguentar hahahha

    Way to Happiness
    priis_m@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Apesar de A culpa é das estrelas ter sido o grande sucesso de público e crítica do ano passado e da intensa campnha para o lançamento de O teorema de Katherine eu ainda não li nenhum dos livros do john Green, apesar de querer muito conhecer a obra desse escritor tão querido. Eu também não gosto de matemática mas acho que gostaria de ler esse livro porque me lembro de um seriado que tinha como personagem principal um gênio da matemática que solucionava crimes usando teorias matemáticas e eu achava muito bom, apesar de não entender os cálculos feitos, sempre achava as teorias matemáticas muito interessantes.
    Cris Aragão
    mcrisaragao@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Desde que esse livro foi lançado, eu o estou namorando. Quero muito ler essa história.
    Parece ser um livro divertido e emocionante.
    Estou ansiosa por ganhá-lo.

    Lola Sciwinzki
    lolasciwinzki@gmail.com

    Bjks.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nenhum livro do John Green mas quando for ler vou colocar muita expectativa por só ler resenhas muito positivas dos livros dele!
    Em relação a O Teorema Katherine, achei a história bem diferente, mas no lado bom por ser do John *-*
    Espero ler em breve, desejo o livro desde que lançaram! :(

    Duda Nascimento
    dudanascimento@outlook.com

    ResponderExcluir
  16. Dos livros do John Green eu só li "A culpa é das estrelas". E nossa, foi lindo e emocionante! Valeu muiito a pena!
    E pelo que li da sua resenha de "O Teorema de Katherine" o autor acertou mais uma vez!
    Eu sou Matemática e adoro que o autor tenha conseguido escrever algo que seja divertido e chame a atenção pra matemática de forma tão positiva que consegue fazer até as pessoas que odeiam a matéria ler e gostar do livro!
    Estou ansiosa para ver qual será o teorema feito por Colin.
    Abraços,

    jeje2786@hotmail.com

    Jéh Paixão

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Já li muitas resenhas positivas em relação a este livro, e esses dias estava comentando com minha amiga sobre ele ^^. Gostei dessa temática, parece divertido e diferente. Como não gosto de matemática, haha,gostei de saber que isso não interfere,ai ai esses personagens que entram pras nossas vidas e nunca mais saem *-* Estou curiosa pra conhecer a historia,os personagens,as Katherine's e,claro,qual é este famoso teorema.
    PS: Esta capa é linda
    larissa_mussato@hotmail.com
    Larissa Mussato

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Bah eu tinha um pezinho atrás com o autor, tentando fugir do choro ultimamente rsrs mas percebi que O Teorema de Katherine é um bom livro dele para me aventurar, gosto da sinopse inusitada (E texto inicial que você colocou diz muito sobre ele não? Fiquei mais curiosa) e com pena do Colin também :/ bem diferente ler um livro que o rapaz sofre tsc tsc sempre quis falar Eureka também e descobrir algo de relevância kkkkkk por isso optei pela área da pesquisa na biologia ^^ Bem curiosa para conhecer o teorema que o Colin fez. E que alívio ao saber que o livro é sagaz e divertido \o/
    Bjs

    GFC: Jheyscilane Cavalcante Sousa
    jheyscilane@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. todo mundo diz que John Green é bom!Acho que a fama dele foi por causa do livro "A culpa é das estrelas", e este livro entrou para cada lista de favoritos do ano de todo mundo!Mas quero fazer deferente e começar por outro e ver se ele é bom mesmo!Quem sabe?

    Nome: débora gonçalves
    E-mail:degonsena@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Eu estou realmente a fim de ler esse livro, apenas nao vi muito sobre ele alem do que o autor conta, simplesmente por não quer estragar na hora de ler (é, eu sou assim).
    A culpa é das estrelas me deixou um vazio no peito quando terminei de ler, um gosto de quero mais...Parecia que algo me dizia "Não pode parar por ai não, menina..." ai fui atras de Alasca, ao qual estou me apaixonando...
    Demorei pra ler, assumo, porque como estava muito na moda, e eu nao gosto de autores que são falado muito por ai. Mas minha amiga tipo que me obrigou a comprar e ler dizendo 'esse livro é o tipo que voce gosta...drama de um jeito meio comedia...mas drama' ...tive que ler.
    Acredito que ele está famoso porque merece. Os livros deles são bem escritos, te prendem de um jeito curioso. Digo que faz um tempo, que um autor novo não me deixa assim.(Digo novo, porque os livros dele entraram na minha vida a pouco tempo)
    Deixei Teorema por ultimo, porque ainda não comprei kkk
    Mas eu tenho certeza que não vou me decepcionar com esse autor, ate agora ele está fazendo um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  23. Eu li todos os livro do autor no computador, e acabei virando fã, porque além de autor incrível, John Green é um pai, marido e ser humano maravilhoso. Como todo fã, acho justo ter em minhas mãos o volume físico de suas obras, ganhei a culpa das estrelas e estou indo de sorteio a sorteio para ganhar as outras obras. Porque como não é novidade os livros estão custando "o olho da cara" e eu sou apenas uma adolescente que gosta de ler. E sobre o livro, ah, é incrível, que não queria ser a Katherine desse Colin?

    Giovana Apolinario
    giovana.apolinario@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    ResponderExcluir