Resenha:No escuro - Elizabeth Haynes



Sinopse:

Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele. Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele. Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo. Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.



No Escuro é um livro aterrorizante que mexe com o psicológico do leitor!

Catherine era uma mulher alegre, descontraída.. Que tinha muitos amigos e saia todas as noites para se divertir e curtir o auge de sua juventude.. Até que conhece Lee, um homem lindo, sedutor e do tipo que toda mulher deseja ao seu lado. Ele sempre quer estar junto de Cathy, faz comida, cuida dela e faz sexo como ninguém! Lee conquista a todos do ciclo de amizade de Cathy. O que mais ela poderia querer da vida? A relação deles vai ficando cada dia mais séria e intensa, com isso pouco a pouco Cathy vai se sentindo sufocada, pois já não tem mais tempo livre para fazer o que gosta ou estar com os amigos, a todo instante parece que Lee está controlando-a, mesmo quando ele está trabalhando. 
Lee tem um trabalho misterioso e certa noite aparece todo machucado na casa de Cathy, isso aguça a curiosidade dela, mas ele insiste em preservar seu trabalho oculto, fazendo assim com que Cathy viaje por várias possibilidades, até mesmo a de ele ser um traficante de drogas. Mas nada do que Cathy pensa, a princípio, parece afastá-la de Lee, é como se ele fosse irresistível, mesmo que fosse o homem mais perigoso do mundo.
Só que o encanto pouco a pouco vai passando quando Cathy percebe o verdadeiro lado controlador, obcecado e perverso de Lee e isso a assusta muito.. De todas as maneiras que ela acha possível, ela tenta escapar das garras de Lee, porém todos a sua volta ficam contra ela, afinal.. Lee é o homem que toda mulher gostaria de ter ao seu lado! 

Cathy consegue "se livrar de Lee" por um tempo, ao menos ele não está de fato no seu dia a dia, porém é como se estivesse, pois a todo instante ela sente-se insegura e desenvolve TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e TEPT (transtorno pós-traumático). Ela passa horas verificando portas e janelas compulsivamente e tem ataques de pânico sempre que acredita estar sob ameaça. Por onde quer que vá, ela vê Lee e sente sua presença. Mesmo tendo mudado de cidade e ele estando preso. É como se a qualquer momento ele pudesse estar ali para lhe apavorar novamente.

Um novo vizinho muda-se para o prédio onde ela mora (Stuart) e aos poucos ambos vão desenvolvendo uma relação um tanto quanto incomum devido à doença de Cathy. As crises dela vão piorando quando Lee é solto e mais uma vez, apesar de acreditar nela, Stuart pensa que as neuroses que ela vem tendo são por conta de sua doença.. 

Será que Lee está à espreita ou será que tudo não passa de uma peça pregada pela imaginação de Cathy? Leia e descubra!


A história é narrada pelo ponto de vista de Cathy, intercalando os dias atuais com seu passado não muito distante.
Ela narra de maneira angustiante todos os fatos ocorridos em sua vida desde o inicio de seu namoro com Lee até o momento em que as coisas começaram a fugir de seu controle.

Bateu-me um desespero e uma vontade louca de ajudar Cathy, a agonia foi crescente dentro de mim durante todo o período de leitura, fiquei paranoica e perturbada e me peguei em vários momentos chamando às pessoas a volta de Cathy de idiotas, pois não percebiam a natureza monstruosa de Lee. 
A história entranha no subconsciente do leitor tornando tudo muito real! Não consegui largar a leitura até que tivesse chegado ao final. E a carta que Cathy recebe ao fim da história é perturbadora, pois mesmo depois de tudo que foi relatado durante a história, Lee realmente ama Cathy! Um amor doentio e nojento!

Não sei como é possível seguir em frente após todo o terror vivido por Cathy! Só o que sei é que no mundo real certamente existe muitas mulheres como Cathy e são necessárias medidas mais eficazes contra a violência infligida à mulher!

Os fatos narrados podem muito bem ser confundidos com a realidade que vemos na TV e tudo parece bem real. Quando não passamos por algo assim, sempre dizemos que não entendemos como muitas mulheres mesmo sofrendo abusos permanecem em situações de risco e não deixam seus agressores, com os relatos de Cathy podemos perceber de maneira palpável como situações assim mexem com o psicológico da pessoa que sofre o abuso fazendo-a inclusive a acreditar em determinados pontos que a culpa pelo sofrimento é dela, fazendo-a pensar que merece tal situação!

No escuro é perturbador e irresistível! Um Thriller psicológico assustador que mexe com o leitor mesmo algum tempo após o término da leitura!



ISBN: 9788580572940
Livro:No escuro
Autor:Elizabeth Haines
Editora:Intrínseca
Tradutor: Mauro Pinheiro
Edição: 1
Ano: 2013
Páginas:336
Nota:5 S2 (nota máxima)

25 comentários:

  1. Oi Karini, tudo bem com você?
    Primeiramente, parabéns pela resenha!
    Estou super curiosa com esse livro e após ler a sua opinião eu sei que vou amar a leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bem curiosa amiga, acho que quero ler asuhaush Já tinha visto a capa dele e isso tinha me chamado a atenção ^^

    Bjksss
    Ká Guimaraes

    ResponderExcluir
  3. Bem o estilo de leitura que eu gosto .Espero ler também.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser realmente ótimo! Tinha visto em pré venda acho que na Saraiva e fiquei com vontade de ler. A resenha só reforçou a curiosidade! Espero ler logo!

    bjs ;*

    ResponderExcluir
  5. Quando o livro foi lançado eu não fazia ideia que se tratava disso. Adorei sua resenha! É a segunda que leio e estou morrendo de vontade de ler o livro, que parece mesmo bem perturbador!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. karini!
    Fiquei fascinada com sua resenha, adoro thrillers psicológico e já fiquei ligada com sua narrativa, imagia quando ler o livro.
    Achei o enreddo interessantíssimo!
    Parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Oi Kari, tudo bem? Bom, eu adoro thrillers, mas nunca li nada tão pertubador assim. Gosto mais ainda quando o mesmo se desenvolve tão bem numa narrativa que a gente não consegue resistir. Espero gostar tanto quanto você. parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa, fiquei até com um pouco de medo de ler, mas com certeza é um ótimo livro!

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro trillers psicológicos, esse tem um componente extra porque a personagem sofre de transtorno obssessivo compulsivo e stress pós traumático, condições que podem gerar situaçòes tensas por princípio. Esse livro parece ser muito bom gostei da capa e do título, muito sugestivos.

    ResponderExcluir
  10. Um suspense com transtornos psicológicos? Tô dentro, afinal psicologia é comigo, adoro quando ela surge dentro de uma trama.

    Parece ser de tirar o fôlego o livro hein!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  11. UAU!Nossa,preciso desse livro,adoro esse misto de mistério,romance,perseguição - sou estranha haha Gosto de livros que mexem com o psicologico,aqueles que te fazem abrir os olhos pra mundo e acho que é bem assim,a pessoa(mulher) sente que é sua culpa,se penaliza e não conta pro outros o que está acontecendo e quando conta os outros não acreditam.Já tô vendo que vou querer 'entrar' no livro e bater em todo mundo que a ignorou e nesse Lee,o tipico 'cara perfeito' que é monstro...Amei a resenha.Beijos

    ResponderExcluir
  12. Nossa o livro parece ser ótimo pretendo le-lo!
    Adoro Trhiller como esse'

    ResponderExcluir
  13. Estou muito interessada em thrillers psicológicos.
    Pelo q entendi a personagem tem toc, que me parece ser uma sequela do seu sofrimento emocional com um parceiro violento... coisa mais comum, triste dizer!
    Quero muito ficar tensa com essa leitura e descobrir tudo que o livro me reserva!

    ResponderExcluir
  14. Fiquei curiosa para ler esse livro.. Só a resenha me prendeu *-*


    Beijoss

    ResponderExcluir
  15. É um dos meus desejados, ele me lembra um título de livro que vi em uma livraria religiosa uns tempos atrás que era Amores que matam :/ fiquei intrigada pra ler e quando li a sinopse de No Escuro eu fiquei muito curiosa para saber o que se passa numa situação como essa... e eu já esperava ao ler sua resenha que o possessivo e manipulador Lee amasse Cathy a sua maneira, triste não? Mas nem todos os amores fazem bem :(
    Sua resenha está ótima ^^ Bjs,Jhey!

    ResponderExcluir
  16. É sem dúvidas o meu estilo de leitura.

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro e agora estou desesperada pra ler essa história eu gosto muito de livros assim que são minhas preferidas no momento.
    Não tinha prestado muita atenção na historia por que a capa não me chamou atenção, mas depois de tanto algumas pessoas falaram e ler essa resenha quero muito ler essa história cheia de mistérios, gosto muito quando a autora mistura presente e passado.
    Vai pra minha estante muito em breve.

    ResponderExcluir
  18. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES


    A resenha faz uma abordagem bem interessante do livro, deixando um gostinho de quero masi para os leitores

    ResponderExcluir
  19. ADORO esse tipo de história...que mexe com o psicológico da gente!!!! rsrssrsrs
    Tem alguns que fazem até a gente ficar meio neurótico depois que termina (aconteceu com Identidade Roubada!) e esse parece ser desses..rssrr
    Doida pra ler! Adorei sua resenha.
    Bjão ;-)

    ResponderExcluir
  20. Amei a resenha parabéns, me deixou bem curiosa parece ser muito bom esse livro!

    ResponderExcluir
  21. Caramba, q suspense incrível!!!
    Fiquei na ansiedade só de ler a resenha!!! Gostei muito da.história, estou curiosa para saber como a Cathy vai reconstruir sua vida e pela fuga dela!!!
    Gostei muito da resenha!!!

    ResponderExcluir
  22. Um suspense muito gostoso e bem feito esse, adorei a história dele. Estava pensando em ler, parece ser bem bom!

    ResponderExcluir
  23. Fiquei bem curiosa,adorei a resenha,parece bem perturbador

    ResponderExcluir
  24. Foi um dos melhores livros que já li... um livro envolvente, misterioso, não conseguia parar de ler... fiquei encantada com a maneira que a escritora contou a história. Agora quero ler o outro dela RESTOS HUMANOS, tomara que siga a mesma linha desse.

    ResponderExcluir
  25. Foi um dos melhores livros que já li... um livro envolvente, misterioso, não conseguia parar de ler... fiquei encantada com a maneira que a escritora contou a história. Agora quero ler o outro dela RESTOS HUMANOS, tomara que siga a mesma linha desse.

    ResponderExcluir