Resenha Nacional "Platônico" de A. L. Savioli



Em Platônico, um narrador misterioso conta tudo que sabe sobre a conturbada história de Henrique, um professor de Filosofia casado, que acabou cometendo um erro simples, mas que mudou toda sua vida. Depois de Henrique descobrir frequentes hematomas no corpo de Sophia, uma de suas alunas, o que era uma simples história sobre o crime de um professor tornou-se a busca incessante em compreender a garota que levou o mais correto dos homens ao mais desprezível dos erros. Um estado de paranoia tão grande que ele acabou se incluindo na lista dos acusados de espancá-la. Nesse ponto, Henrique percebe que nada sabe sobre a aluna. Mesmo o amor incondicional que Sophia alega ter parece falso quando surge a desconfiança da traição. Mas seria realmente uma traição tentar fugir dessa relação criminosa? Seria isso tudo um caso de amor ou seria mero oportunismo?

Quando eu li a sinopse, fiquei pensando que o livro tratava de um mistério mais para o lado policial, mas ao começar a leitura, percebi que o livro fala de um amor, que nasceu platônico, mas que com o tempo foi amadurecendo e se transformando em algo mais.
Conforme explica a sinopse, que narra o livro é um amigo não identificado da protagonista, e por isso em muitas situações descritas, não se pode afirmar que ocorreu exatamente daquela forma, mas sim que foi retratada do modo que o narrador acredita que aconteceu.

A trama gira em torno de dois personagens: Henrique um professor de filosofia do ensino médio. Casado, com uma filha adolescente, com quase 40 anos, acredita que leva uma boa vida até que determinadas situações viram a sua vida do avesso e Sophia, aluna de Henrique, com 17 anos. Cabelos negros, olhos verdes e rosto pálido. Sophia é uma das alunas mais dedicadas a matéria de Henrique, inteligente e que sofre de um amor não correspondido pelo professor. Henrique, por sua vez, vê a garota como uma mulher em um corpo de jovem, sempre conversa com ela em pé de igualdade.

Certo dia, Henrique está indo para casa e o seu carro quebra. Sem dinheiro para se hospedar em um hotel, Henrique acaba batendo na porta de Sophia (que por sinal, mora sozinha) e a partir daí eles começam a ter mais do que uma relação professor/aluna. O problema é que, depois de um tempo, Sophia começa a ter manchas arroxeadas na pele, deixando Henrique desconfiado e causando uma situação ainda mais complicada. É claro que não poderia faltar Lucas, um jovem que estuda na sala de Sophia e é apaixonado por ela, e o único que sabe a verdade sobre a garota.

O que eu achei do livro? Interessante, porém algumas partes dele não me convenceram. Primeiramente o casamento de Henrique. Eu realmente gostaria que esse relacionamento tivesse sido mais desenvolvido, pois tive a impressão que a situação apresentada serviu apenas para exonerar o personagem por ter um caso com uma estudante. Depois, a própria relação de Sophia e Henrique em alguns momentos parece não fazer sentido. O livro é ruim? 

De jeito nenhum, apenas poderia ter algumas explicações para dar um melhor suporte à trama central. Também ressalto como ponto positivo no livro, as discussões filosóficas e os poemas criados pela autora, que dão um ar muito romântico em alguns trechos da leitura. O final encheu os meus olhos de lágrimas, e também podemos descobrir quem é o narrador.

O livro é dividido em 32 capítulos curtos e de fácil leitura. Achei a capa diferente das que eu estou acostumada a ver, e por isso a achei intrigante. Quanto à revisão, encontrei alguns errinhos, a maioria deles de digitação, mas nada que interferisse na fluidez da leitura. É um livro de rápida leitura, com uma trama emocionante, e que em alguns pontos me fez questionar os sentimentos dos personagens.

Espero que tenham gostado da resenha!
Beijos

Livro: Platônico
Autor (a): A. L. Savioli
Editora: Novo Século
Ano: 2012
Edição: 1
Páginas: 231




1 comentários:

  1. Gostei dele! Adoro livros que tratam de temas que cheguem perto da realidade... e relação professor/aluno pode ser complicada se um deles ultrapassar o limite
    Fiquei curiosa para ler
    Bjs

    ResponderExcluir