Resenha: Noite sem Fim/Livro 01 - Roberto Campos Pellanda




Sinopse:
A Vila é um lugar onde é sempre noite. A cidade vive sob a rígida Lei dos Anciãos: a cada seis meses um navio deve partir para o Além-mar. Martin tem quatorze anos e ficou órfão há seis meses, quando o pai embarcou em um navio para o Além-mar, de onde, todos sabem, ninguém retorna. Atormentado pela perda do pai e pelo fantasma de que conhecia muito pouco a seu respeito, a começar pelo incompreensível motivo que o fez ser voluntário em um navio, Martin decide partir à procura de respostas. A busca pela verdade levará Martin a visitar algumas das figuras mais folclóricas da Vila e o conduzirá a uma incrível descoberta: uma coleção de livros proibidos. Junto com Omar, seu melhor amigo, e Maya, a filha do livreiro da Vila por quem é perdidamente apaixonado, Martin inicia um clube de leitura para explorar o tesouro recém-descoberto. O mergulho nos livros proibidos levará o trio a uma perigosa jornada, na qual eles não apenas serão apresentados aos segredos que envolviam o passado do pai de Martin, mas também os colocará cara a cara com a própria essência do terrível regime Ancião. À medida que a leitura dos livros avança, eles se veem em meio a uma perigosa trama e percebem, tarde demais que, depois das revelações do clube de leitura, nada será como antes e a vida dos três mudará para sempre. Confrontado com verdades aterradoras e declarado inimigo do regime Ancião, Martin ainda terá que enfrentar o maior temor de todos na Vila: criaturas cujo nome não se diz e que vêm do Além-mar. Durante a grande catástrofe, Martin terá que descobrir em si mesmo uma coragem que não sabia existir, se quiser salvar a vida de Maya e a própria Vila. Noite sem Fim é uma declaração de amor a três coisas: família, amizade e livros.


Se eu tivesse que descrever esse livro em uma única palavra: mágico. Vou explicar melhor: quando comecei a ler o livro, não sabia muito bem o que esperar. A sinopse me intrigou (principalmente por ter a situação de livros proibidos – esse é o problema de quem gosta muito de ler) e eu comecei a ler o livro com muita curiosidade. Geralmente, eu me programo para ler dois livros por semana, mas Noite sem fim foi lido em uma noite, ou melhor, em uma madrugada, porque simplesmente não consegui largá-lo até chegar à última página, curiosa para saber o que iria acontecer no próximo livro. O autor, Roberto Campos Pellanda, soube descrever de modo fantástico, uma história que envolve monstros, anciões, livros proibidos e cientistas malucos (ou melhor, excêntrico – outro motivo pelo qual eu amei o livro. Gostaria de ter habilidades para me tornar uma cientista maluca!). Como explica a sinopse, Martin é um jovem que ficou órfão e foi morar com o seu tio e o seu primo (os personagens para quem eu mostrei a língua o tempo todo durante a leitura). Até aí, seria considerado uma situação normal dentro da Vila, mas Martin acaba ouvindo uma conversa que não devia, onde ele é visto como uma preocupação pelos anciões. Com a sua mente curiosa, Martin, junto com o seu melhor amigo Omar e Maya, vão descobrir uma grande conspiração que assola a vila. O legal dessa história, é que essa conspiração é elaborada com calma, ocorre passagens de tempo importantes, não é aquela correria onde um adolescente, recém-saído da infância luta contra tudo e todos. Outro ponto que me fez amar o livro é a integridade dos personagens. Personagens que sofrem opressão, que são ameaçados e mesmo assim lutam pelo que é certo, defendem seus amigos e protegem aqueles que amam. Omar e Maya são fiéis a amizade com o Martin até o fim, e vice-versa. Martin se arrisca pelos amigos também, mas não só pelos amigos, por estranhos, apenas porque é o certo a se fazer. Sério, como não se apaixonar pelo livro?

Estou na expectativa pela continuação do livro, e quero finalizar minha resenha deixando os parabéns para o autor, por criar um local tão mágico.

Beijos
Carol.

ISBN: 97885615415
Livro: O além mar - livro 01
Série: Noite sem fim
Autor (a): Roberto Campos Pellanda
Editora: Tarja Editorial
Ano: 2011
Edição: 1
Páginas: 300
Avaliação:


2 comentários:

  1. Minha linda Carol, estou ansiosa por ler está obra. Tenho-o em minhas mãos, mas, ainda não dei a oportunidade pra ele... Que triste né? Porém, após ler sua bela resenha, me acendeu uma vontade inooooorme de ler. Amei sua opinião, amei o jeito que nos apresentou, claro, seguindo seu exemplo, lerei o mais breve possível.
    parabéns pela resenha.
    Bjos
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  2. Oi Ni, tudo bem?
    Estou curiosa com a continuação do livro, fiquei empolgada e quero saber o que vai acontecer.
    Eu não sei se você lembra, mas ganhei esse livro no sorteio do seu blog rs..
    beijos

    ResponderExcluir