Resenha: Amigos Inimigos – Vanessa Martinelli

Sinopse:

Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?

Amigos e inimigos é uma comédia romântica adolescente e adorável, com escrita impecável e fluente, fazendo com que eu degustasse a obra em poucas horas. Vanessa soube desenvolver bem os dramas e conflitos adolescentes, de forma engraçada, levando-me a muitas risadas. Eu me senti muito a vontade com a linguagem, apesar da proposta infanto-juvenil, e recomendo a leitura para qualquer idade, pois a partir dela pude recorar de bons e maus momentos da minha própria adolescência e me identificar com a trama.

Maria é uma adolescente em conflito, como qualquer adolescente, que passa pela fase da paixonite aguda e sofre por amor não correspondido. Ela tem uma relação de amor e ódio com o irmão, coisa normal em qualquer família que possui mais de um filho, e uma relação bem amigável com a mãe, que se tornou também um pai após o falecimento do mesmo.
Ela vive entre sua paixão platônica por Mauricio, um riquinho metido a besta, e ódio por Jack, que outrora foi seu amigo de infância. Jack tem o poder de deixar Maria completamente transtornada e furiosa, pois tudo o que ele faz ou diz é capaz de fazê-la sair do sério, mesmo quando a intenção não é das piores.

Na escola Maria tem boas, fies e engraçadas amigas, que são figurinhas divertidas, que arrancaram um monte de gargalhadas no decorrer da leitura. Cada uma com o seu particular, cativando e fazendo com que me identificasse um pouco.

Camila é a CDF da turma, uma figura que encontramos sempre nas melhores rodas de amigos. Possui um bom coração e está sempre disposta a ajudar os amigos. Ela passa por um momento difícil, com seus pais a ponto de uma separação, e isso a faz engordar muitos quilos durante o ano letivo. Em Camila temos a figura da adolescente que se sente feia, gorda e deslocada, apesar dos bons amigos que a amam.

Patrícia é a Barbie da turma, loira, com um corpo e rosto que fazem inveja a qualquer garota, inclusive em Maria. Apesar disso, essa personagem é bem desligada de tudo, vivendo no mundo da lua a maior parte do tempo e quando interage com os amigos fala coisas sem sentindo, gerando piadas engraçadas entre o grupo. Ela possui um coração enorme e não usa a aparência para esnobar as amigas.

Morgana é a rica, esquisita e engraçada, leia-se leitora soltando gargalhadas. Ela é uma menina rica, solitária e boa gente, apesar do comportamento completamente esquisito, que chama a atenção dos outros. Suas tiradas são engraçadas e no decorrer da leitura acabei me identificando muito, pois às vezes também sou assim... Engraçadinha. Apesar dos pesares, ela é uma boa e leal amiga, sempre com a atena ligada e pronta para agir como um bom cupido.

Pedro é um cara legal, descolado e do tipo CDF. Durante a leitura fica implícito que há um sentimento ente ele e Camila, mas nenhum dos dois quer admitir os sentimentos. Um cara calmo, de personalidade pacifica e amorosa.

Mauricio é o riquinho metido a besta, que esnoba, fica todo se querendo e sempre encontra uma forma para demonstrar que é melhor que as pessoas. Maria tem uma paixão secreta por ele, não tão secreta na verdade, e as meninas da escola estão sempre aos seus pés. Com o decorrer da leitura a personagem torna-se mais antipática e persona não grata para mim, como leitura entusiasmada pelo livro. Acabei torcendo de verdade para ele se ferrar bonito. Mauricio e Jack não se batem e podemos ver alguns embates entre os dois rapazes.

Jack é o caso de amor e ódio de Maria. Sua mãe é amiga intima da mãe de dela e os dois praticamente cresceram juntos, como amigos. Em determinado momento da vida surgiu uma inimizada entre os dois, tornando a convivência quase impossível. Jack é boa gente, bonito, engraçado, amigo, mas tem o dom de tirar Maria do sério, um caso clássico de amizade colorida. Sabe quando duas pessoas não se suportam e a simples presença consegue tirar a outra do sério? É bem isso o que acontece com Jack e Maria, deixando implícito que existe algo oculto em toda essa implicância gratuita entre os dois. Ele não precisa fazer nada para que ela se chateie e mesmo quando tem boa intenção Maria acaba ficando toda irritadinha.

Os amigos, e também não tão amigos, são unidos para realizar um trabalho em grupo. Essa experiência acaba se tornando divertida e inesquecível para todos, deixando os sentimentos mais claros.

O que posso dizer sobre o livro? A leitura foi gostosa e fluente, fazendo com que em poucas horas conseguisse terminar o livro. Mais do que isso, ele me divertiu bastante e trouxe lembranças da minha própria adolescência. Parabenizo a autora pelo excelente trabalho realizado, apenas deixando um adendo de que gostaria que a história continuasse. A trama estava deliciosa e acabou me deixando um pouco triste quando terminou. Acho que a autora até pode fazer uma continuação para o livro e que será bem-vinda, com certeza. Parabenizo também a editora pelo excelente trabalho de capa, diagramação e revisão, que ficaram perfeitos. Para ele dou quatro estrelas.

Bjs no core

ISBN:  9788576796596
Autora: Vanessa Martinelli
Título: Amigos Inimigos
Editora: Novo Século
Revisão: Francisco Martins
Capa: Carlos Eduardo Gomes
Ano: 2012
Páginas: 104
Avaliação: 4

5 comentários:

  1. Quero esse livro de presente!! Alguém me dá?? kkk

    Feliz ano novo!!

    ResponderExcluir
  2. Ele estava baratinho na saraiva :) por 9,90 eu acho, tenho muito interesse na leitura dele \o/ Sim, eu curto um livro adolescente (apesar dos meus 21 anos eu continuo adorando livros leves e bonitinhos) adorei a apresentação que vc fez dos personagens! Gostei :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Gláucia, tudo bem?
    Eu já li esse livro e achei os personagens fofo demais! É uma leitura muito gostosa!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi,adorei a resenha,muito fofa. Gosto de ler comédia romântica são agradáveis,leves e divertidas.
    Adoro essa abordagem envolvendo os dramas e conflitos adolescentes, com bom humor,leveza...

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, já li e o livro é ótimo!

    ResponderExcluir