Resenha:O Segredo de Eva - Adriana Aguiar


ISBN:9788565588133
Livro:O Segredo de Eva
Autor (a):Adriana Vargas de Aguiar
Editora:Modo

Ano:2012
Edição:1
Páginas:210

Skoob
Avaliação: 4 S2


As paredes vão tremer diante de um segredo… Eva, estranha e antissocial, descobre grandes tragédias intimas, desvendando os mistérios sobre seu amor clandestino e o verdadeiro valor da amizade pelos amigos que lhe ensinaram a viver. Ela guarda, a sete chaves, um segredo que poderá mudar, não somente sua vida, mas a vida de todos a sua volta. O destino das pessoas que ama, está em suas mãos. Uma obra adulta que persegue os passos literários “claricence”, pelo modo intenso, ofegante e degenerado do amor de Eva por alguém que a sociedade e os dogmas irão condenar. E você, condenará? Todos os conceitos estão sujeitos à revisão. Nada mais será como antes… 



A história do livro em si não é o que me surpreendeu na leitura, e sim a escrita da autora.

Eva tem um grupo de amigos composto por Chris, Tabata e Samantha. O quarteto passa a morar juntos e de certa forma ocorre uma colisão de personalidades, pois apesar de serem amigos, as suas necessidades são diferentes. Chris, na minha opinião, é a alma gêmea de Eva, ele é a pessoa com quem Eva pode sempre contar e vice-versa. Uma situação inesperada ocorre na vida de Chris, deixando o seu mundo sem chão, tendo então que contar com as garotas, principalmente Eva

Eva é uma escritora, introspectiva, que prefere o silêncio e a solidão. Seu passado a moldou para se tornar uma pessoa fechada, que não permite uma interação sentimental com as demais pessoas, até mesmo com Chris ela é um pouco fechada. E por ser uma pessoa tão fechada, é surpreendente que de alguma forma um estranho chamado Tom consiga quebrar essas muralhas. 

É possível acompanhar o “desabrochar” da Eva, de um casulo protegido a uma linda borboleta, essa personagem se solta, e ao continuar a leitura você percebe o coração dela desabrochar. Ah, mas se fosse só isso.... Eva descobre algo que acaba com a sua felicidade, e que precisa tornar um segredo. E depois de ter aberto o coração, o sofrimento e o fato de ter que guardar segredo tornam todos os seus sentimentos mais fortes, mais impactantes. 

O que eu posso dizer do Tom, sem fazer spoiler? Eu sei que terá leitores que irão defendê-lo, mas eu o achei um grande f.d.p.! Sinceramente, ele deu o passo inicial por puro ego (bom, foi isso que eu achei) e acabou trazendo tanta dor e me fez chorar...

É na introspecção da Eva que eu tive o prazer de me aventurar. A autora conseguiu fazer com que os sentimentos da Eva pulassem o papel e entrassem na minha pele. Quando Eva está feliz, eu ficava eufórica, quando ela estava precisando ficar sozinha, eu me sentia solitária, e quando ela sofreu, eu chorei.  Foi isso que me atraiu profundamente nesse livro, eu simplesmente tive minhas emoções conectadas com a de Eva, algo que dificilmente ocorre quando eu leio. Sim, eu choro e me emociono várias vezes, mas me sentir tão ligada ao personagem é uma situação rara. Caso vocês ainda se perguntem se eu gostei do livro, a resposta é sim, eu gostei. 

É o primeiro livro da Adriana Vargas que eu tenho o prazer de ler, e podem apostar que não será o último!




Carolina Durães

12 comentários:

  1. Olá Flor!
    Linda resenha!
    Obrigada pelo carinho e cuidado com meu livro.
    Jamais irei me esquecer disto.
    Beijos
    Adriana.

    ResponderExcluir
  2. Que perfeito Carol!
    Este é o único livro da Adriana que não tenho...ainda!
    Adorei sua resenha, direta e cheia de emoção.
    Muito bom!
    Parabéns
    bjo
    No
    @ciadoleitor

    ResponderExcluir
  3. Olá querida.
    Eu já li esse livro e tive a mesma impressão que você.
    A escrita da Adriana te envolve de uma forma... inexplicável.
    O Tom, não tenho o que dizer dele. Não sei se o amo ou o odeio.
    Fiquei chocada com o desfecho da história, me senti muito fragilizada com essa leitura.
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Curti demais sua resenha! Parabéns!!

    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Realmente o livro é inteso. Amei a resenha, rasmitiu como o livro realmente é. Tbm não gostei tanto assim do Tom, mais passei a entende-lo no final rsrs.
    O que dizer de Eva né? Se palavras ela simplismente faz parte da gente depois que se passa a ler o livro.
    Bjos....

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Adriana, tudo bem?
    A resenha foi sincera, você realmente tem o dom de deixar o leitor envolvido com o personagem, como se estivéssemos vivendo por ele...
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ni... esse é o primeiro livro que li da autora e simplesmente amei... já estou na expectativa para ler os próximos rs...
    Fico feliz que tenha gostado da resenha..
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Kezia, tudo bem?

    O final realmente me deixou chocada também rs.... mas achei perfeito ...
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Marcia, tudo bem?
    Fico feliz que tenha gostado da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Dany, tudo bem?
    Eu sei que algumas pessoas irão entender o Tom, mas eu não consegui... porque de certa forma ele é o único que está ciente da real situação, e foi capaz de alterar a vida da Eva sem nenhum direito... talvez por eu ter ficado tão ligada aos sentimentos dela eu tenha ficado tão intransigente com ele rs..
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu estou com esse livro e confesso que estou roendo as unhas para le-lo, mas tenho que acabar outro primeiro!!!

    Enfim, gostei muito de sua resenha, na verdae todas as resenhas para esse livro que li só aumentam minhas expectativas, pois isso deixa claro que é 100% que aprovou o livro!

    super ansiosa!!!

    bjs

    http://leituradeouro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Parabéns ao Blog pela divulgação de autores nacionais,parabéns também à Autora Adriana Vargas de Aguiar,O Segredo de Eva parece ser interessante com elementos como: tragédias, amor e o verdadeiro valor da amizade.Curiosa para ler e descobrir o que acontece com Eva e saber qual é o seu segredo?

    ResponderExcluir