Resenha: Despertar – Helena Andrade



ISBN: 9788576796138
Título: Despertar
Autora: Helena Andrade
Editora: Novo Século
Capa: Carlos Eduardo Gomes
Diagramação: Sérgio Gzeschnik
Preparação: Katiene Oliveira
Coordenação Editorial: Letícia Teófilo
Revisão:
Ano: 2011
Páginas: 374
Avaliação: 5 

“Mergulhei, senti a sensação em todo meu corpo. Emergi, olhei na direção onde o deixei. Ele continuava no mesmo lugar, me olhando. Estendi minhas mãos e o convidei a vir comigo.” Lívia não podia imaginar as mudanças que aconteceriam em sua vida. Mudanças que a despertariam para uma nova perspectiva profissional, para uma nova visão de mundo... e para um grande amor. Acompanhe esta trajetória emocionante em Despertar!










Hoje vou começar a falar sobre um livro de forma um pouco diferente. Não tenho como fazer diferente, porque os meus sentimentos por ele são bem complexo. Então resolvi colocar muito mais sobre as minhas impressões, do que relatar sobre a história em sim.

Despertar não é um livro surpreendente. Não é um livro cheio de seres mágicos e mitológicos,  como vampiros do bem ou do mau, com seus poderes lutando por poder ou vingança; lobisomens super sexies em busca de suas companheiras ou demarcando territórios, fadas fazendo super porções para salvar reinos e lutar contra os do “mau”. Esse livro está longe de ser incrível e pode criar uma dúvida sobre a minha dificuldade de escrever sobre ele. Sabe quando você lê um livro e passa dias com ele na cabeça? Por mais que tente, de uma forma ou de outra a história está lá, incrustada e você não consegue tirar dali. Pois é... Despertar é esse livro. Antes de chegar ao final, sabia que ele seria meu favorito, não por coisas fantásticas, hot (que adoro) ou porque tem um super mistério e me deixou louca. Bem pelo contrário, esse é um livro comum, mas que mexeu comigo de forma intensa durante a leitura.

A primeira coisa que me chamou atenção, foi que a autora criou personagens com características bem humanas. Elas são fortes, lutadoras, amáveis, honestas, às vezes irritantes, outras intrusas e “fofoqueiras”, desconfiadas e com muitas características reais do nosso cotidiano. São do tipo de pessoas que encontramos no trabalho, colégio ou até mesmo conversando em uma fila de padaria. A protagonista não é aquela mocinha chata, com a estima baixa que se apaixona pelo “homem do pedaço” e se sente insegura. Ela sabe o que quer, sabe que é bonita e inteligente, desafia os seus sentimentos e deixa correr; e depois ela se sente indecisa sobre a maior decisão da sua vida. Os dramas vividos pelas personagens também são reais e colocam em cheque as suas atitudes. Mesmo aquela cara que você acha supor fofo no início, tem atitudes que você vá considerar inescrupulosa em algum momento da leitura, mas depois você conseguirá se colocar no lugar da personagem e compreender as suas ações e até mesmo achar que talvez tivesse a mesma postura diante dos acontecimentos.

A segunda coisa que me chamou a atenção no livro, foi à forma como a autora narrou os sentimentos da protagonista e as descrições do que ela vê a sua volta. Como o livro é narrado em primeira pessoa, temos que tentar sentir os demais personagens com o ponto de vista da narradora. A autora soube trabalhar muito bem o aspecto da narrativa e conseguiu me fazer sofrer, sorrir, chorar e me sentir no lugar de cada um. Eu como leitora consegui vivenciar as cenas claramente e me envolver completamente na trama.

No início do meu texto eu disse que o livro não é surpreendente e realmente não é. Mas eu AMEIIII  a trama. O livro tem uma narrativa deliciosa e me envolvi completamente do início ao fim. A leitura foi bem fácil, fluente e completamente envolvente. Não conseguia parar de ler. Quando me via terminando um capítulo, por mais cansada que estivesse minha mente pensava: “Só mais um capítulo... Só mais um”.  E assim eu fui levando a leitura até chegar ao final. Então que dizer sobre o livro? Eu AMEI de verdade e fiquei dias pensando sobre a trama e as suas personagens. Helena Andrade foi uma bela surpresa e simplesmente já virei fã. Qualquer livro que ela lance, comprarei sem nem mesmo ler a sinopse, pois tenho certeza, depois desse, que ela seria incapaz de me decepcionar.

Bem, agora vamos falar sobre o livro. Já deixei as minhas impressões sobre ele.

Lívia é uma é uma jovem médica linda, batalhadora cheia de sonhos e recém-formada que passa em um concurso público e se muda para uma cidade pequena, quase um vilarejo, no Amazonas; para trabalhar como pediatra. Lá ela  é muito bem recebida e faz muitos amigos, entre eles Rodrigo, um médico que tem o mesmo objetivo de se especializar em cirurgias.

Lívia e Rodrigo tem muito incomum, corte praticamente as mesmas coisas, dividem sonhos, mas apesar do apoio dos amigos do posto médico e dele ser lindo, educado, inteligente e se sentir super atraído por ela, acaba não rolando uma química e Lívia faz o possível para manter o relacionamento no limiar da amizade.

Como vem de família humilde e trabalhadora, que fez quase o impossível para que ela se tornasse médica, sempre se dedicou apenas aos estudos e nunca se envolveu emocionalmente com alguém com quem quisesse dividir uma vida. E apesar de Rodrigo parecer o cara perfeito para ela, a paixão que nunca foi despertada por alguém antes não acontece com ele.

Algum tempo depois de começar a trabalhar no posto, já bem famializada com as rotinas, pacientes e funcionários, Lívia faz um atendimento de emergia em um menino e seu pai parece completamente descontrolado, chegando a entrar em confronto com ela, por achá-la muito jovem para ser médica e sem qualificações para atender o seu filho. Lívia age de maneira corajosa e enfrenta o pai do menino, que fica completamente encantado com ela e sua doçura.

Mesmo após o embate estressante com aquele homem, Lívia não consegue tirá-lo de sua mente e se sente estranhamente atraída por ele. Mas resolve por um ponto final da coisa e tenta levar a vida com sua costumeira rotina. Só que dias depois Lucas aparece no posto médico com sua avó para tirar os pontos e a senhora parece encantada, e ao mesmo tempo curiosa sobre ela. Dias depois, o funcionário do posto passa mal e não há ninguém para levá-lo até em casa, assim Lívia o ajuda a chegar à fazenda onde mora. E no caminho para casa seu carro quebra, deixando-a sozinha na estrada deserta da fazenda. Inesperadamente Thomas, o pai do menino que atendeu, aparece e a ajuda de forma muito cordial. Ele se desculpa pelo ocorrido e fala um pouco sobre o filho. Nesse breve momento surge uma tensão entre os dois e Lívia fica ainda mais desconfortável.

Dias depois ocorre uma festa na cidade e lá Lívia tem um novo encontro com Thomas, que parece muito gentil e amigável. Sua mãe chega até a convidá-la para passar o final de semana na fazenda e as coisas começam a deixar Lívia ainda mais interessada nele, ao descobrir que é viúvo. Contudo Rodrigo aparece e dá a impressão de terem algum tipo de relacionamento, deixando Thomas estranhamente arredio e o afastando dela. A visita à fazenda da família de Thomas ocorre como combinado e quando ele vai buscá-la, ela deixa claro que é apenas amiga de Rodrigo, o que deixa o clima mais ameno e lugar para flerte.

Os dois começam um relacionamento depois desse fim de semana, mas Rodrigo faz de tudo para estragar a relação, causando vários conflitos entre Thomas e ele, o que deixa Lívia em uma situação desconfortável com os amigos do Hospital. Além disso, manter a relação é difícil, pois Lucas é muito pequeno e apegado ao pai, o que os impedes de estarem sempre juntos. Dosar a relação com Thomas e Lucas é algo bem difícil, e quanto mais o tempo passa, ela  se  sente apegada aos dois e indecisa sobre ir para o exterior fazer a sua especialização ou permanecer ao lado de Thomas e formar uma família.

Gostaria de falar mais sobre todas as personagens, pois todas elas me cativaram bastante. O problema é que o texto ficou bem grande, do tamanho da minha empolgação rsrs. Mas posso dizer que o livro e suas personagens são lindos e marcantes. Amei demais Lívia, Thomas e Lucas, e mesmo Rodrigo com suas atitudes conseguiu me conquistar. Então só posso afirmar que AMEI o livro e para ele darei 5 estrelas e um coração de favorito. Helena Andrade simplesmente arrasou em uma história simples, com pessoas normais, situações palpáveis e um amor lindo capaz de gestos generosos, que deixou meu coração cheio de emoção. AMEEEIII!

Bjs no core


8 comentários:

  1. Gláucia PRECISO desse livro! Tô empolgada com a sua resenha. Ele já tava na minha lista de desejados, mas com o tempo outros livros lançaram e esqueci dele! Ainda bem que vc reviveu minha vontade pra lê-lo!
    Obrigada e bjooos!

    ResponderExcluir
  2. O livro é emocionante. Eu realmente AMEI demais e sempre que posso releio algumas passagens. Thomas e Livias são lindos juntos e mesmo com tantas coisas o amor deles é simplesmente cativante.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, Glaucia! Parabéns pela resenha!
    Sou suspeita por falar, pois a Helena é minha parceira no grupo Entre Linhas e Letras, mas eu realmente adorei Despertar. A forma simples como é tratada toda a trama encanta e torna a estória muito verossímil. Com certeza merece a linda resenha que recebeu de ti.
    Um beijo no coração

    Marcia Rubim - autora de Adeus à Humanidade

    ResponderExcluir
  4. A Helena simplesmente me surpreendeu. Não esperava que o livro me tocasse tanto. Esperando agora pelos seus próximos lançamentos.


    bjs no core

    ResponderExcluir
  5. Cara Glaucia realmente esse livro é maravilhoso. Sinto o mesmo que você ele não sai da minha mente.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Gláucia, tudo bem?
    Esse livro chegou esses dias aqui em casa e logo vou poder conferir pessoalmente... Como você elogiou tanto, é provável que eu passe ele na frente de alguns outros rs..
    Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Esse é o tipo de história que você lê e ela não sai da sua cabeça por muitos dias. Fiquei bem encantada com ela.

    ResponderExcluir
  8. O livro é do tipo tocante, que fala de gente como a gente, situações cotidianas e um amor lindo. Eu realmente Amei o livro e acho que deve passá-lo na frente agora.

    ResponderExcluir