Resenha:O Primeiro Dia - Marc Levy

ISBN:9788581050980
Livro:O Primeiro dia
Autor (a):Marc Levy
Editora:Suma de Letras

Ano:2012
Edição:1
Páginas:368
Avaliação:4/5


Ambiciosa e apaixonada, a arqueóloga Keira comanda uma escavação no Vale de Omo, na Etiópia – e, quando uma tempestade de areia destrói o local, se vê obrigada a retornar à Europa. Mas traz consigo um estranho pingente, que recebeu das mãos de um menino etíope. Em Londres, disputando uma bolsa de pesquisa, seus caminhos se cruzam com o de Adrian, um renomado astrônomo – e seu ex-caso, de muitos anos atrás. Numa visita ao apartamento dele, ela esquece lá o pingente, acendendo em Adrian tanto o interesse científico pela origem do artefato quanto o amoroso por sua dona. Logo se tornará claro para o casal que eles não são os únicos interessados no pingente, e que há gente disposta a tudo para consegui-lo. Keira e Adrian partem numa viagem que os levará a vários continentes, seguindo mapas traçados a partir das estrelas e pistas enterradas no solo. E sua meta é achar a resposta para perguntas que intrigam a todos desde o início dos tempos.



Eu nunca havia lido nada de Marc Levy, e O Primeiro dia foi o livro estreia e não poderia ter sido melhor!
Com uma história muito bem construída Marc Levy conquistou meu respeito e despertou meu gosto por ler mais títulos de sua autoria.

Em O primeiro dia iremos conhecer Adrian e Keira ambos tem seu primeiro encontro na faculdade, quando Keira ainda é uma aluna enquanto Adrian é responsável por fiscalizar o exame que ela está realizando. Ali, já existe uma química entre eles e parece que uma paixão surge só que o destino os afasta levando-os a rumar caminhos distantes em busca de seus objetivos profissionais.


Adrian é um astrofísico que almeja revelar qual a origem do universo e tudo que está relacionado a isso. Ele ficou três anos no Chile por conta de suas pesquisas, porém por causa de uma doença foi forçado a voltar para Londres. Em dado momento é convidado a apresentar sua pesquisa a um grupo que pode financiar suas pesquisas e não exita aceitando a proposta.

Em contra partida temos Keira, uma arqueóloga que viveu um tempo na Etiópia a trabalho e após uma tempestade de areia que prejudica sua escavação se vê também obrigada a retornar.

Ambos os personagens são obstinados e colocam suas profissões acima de qualquer coisa. Assim como Adrian, Keira resolve apresentar seu projeto ao mesmo grupo a fim de conseguir financiamento que banque suas pesquisas. E é aí que tudo recomeça para os dois, pois mesmo que aparentemente ambos tenham ideias distintas, o destino parece que resolveu pregar-lhes uma peça unindo os dois mais uma vez.



"Certa lenda diz que a criança, na barriga da mãe,
conhece todo o mistério da Criação, da origem do mundo
até o fim dos tempos. Ao nascer, um mensageiro
passa pelo seu berço e encosta o dedo nos seus
lábios, para que ela nunca revele o segredo que lhe 
foi confiado, o segredo da vida. Esse dedo que apaga 
para sempre a memória da criança deixa uma marca.." 
(pág.352 - carta de Ivory) 



Através das páginas escritas por Marc Levy, podemos viajar por diversos lugares.. A história é recheada de suspense, mistérios e romance. Marc Levy tem uma escrita lenta, porém possui uma química que faz o leitor não desistir por conta dos mistérios implícitos nas páginas e por conta de sua desenvoltura em criar um cenário fascinante e personagens atraentes. A história não é de todo parada, tem momentos em que a adrenalina e curiosidade nos fazem vibrar.

Uma história adulta, sem mimi mimi. Com personagens maduros que estão empenhados em obter o melhor de si. Além de todo o mistério temos um tom de humor que faz com que a história não fique massante. O romance não é nada instântaneo e meloso, é até meio frustrante ver que em muitos momentos eles colocam seus desejos profissionais acima do amor, porém de qualquer forma nem mesmo isso conseguiu tirar meu tesão no livro, pois o autor é definitivamente muito experiente e sabe o que está fazendo. Não dá tempo de "brochar", pois ele sempre tem uma carta na manga que renova nosso interesse. E como não sou dessas que gosta de romance meloso o livro caiu como uma luva!

Enfim.. Só vocês lendo para ter a própria opinião.
O livro me agradou muito e já já inicio a leitura de A Primeira noite.
Espero que gostem tanto quanto eu gostei!
  
 

17 comentários:

  1. Estou muito afim desse livro.
    Quero ele para ontem.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, mais um livro para minha longa lista de empréstimo. Assim que conseguir tempo pego contigo.


    bjs no core

    ResponderExcluir
  3. Eu ganhei esse livro em um evento do Marc Levi e tudo o que falaram dele me deixou muitooooo interessada,quero muito abrir tempo nas minhas leituras para inclui-lo.


    Eu leio muito livro juvenil,mas ler alguma coisa mais adulta de vez em quando,será maravilhoso!!!


    adorei a resenha,despertou mais vontade ainda de ler... bjsss


    Bianca
    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é um dos que assim que tiver em mãos vou ler numa sentada só!! adoroo os livros de Marc Levy e já estou separando na minha estante um espaço só pros livros dele! hehe

    ResponderExcluir
  5. O pouco que li da resenha este enrredo da estória será muito interessante por que pirmeiro: descobrir o mistério do pingente, segundo: um antigo amor que renasce das cinzas e terceiro: odoro livro entorno de mistério.

    Jana Godoy

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada deste autor, mas com essa resenha comecei a me interessar por ele!!!kkkkk Vou colocar em minha lista interminavel de leitura e pretendo ler muito em breve!!!
    Otima resenha parabens!!!

    Bjsssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Finalmente uma história adulta, ando bem cansada de a maior parte dos lançamentos ser direcionado para o público jovem. Eu ainda não li nenhum dos livros do Marc Levy mas já li ótimas resenhas sobre eles e esse livro parece ter todos os ingredientes que me agradam, adoro mistérios e paisagens exóticas.

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nadinha do Levy, mas já tem um tempo que tô afim de ler. E depois de algumas resenhas posso dizer que Primeiro Dia será meu primeiro livro dele, parece ter o suficiente para me agradar, e se agradou vc me confirma mais isso =]


    Boa Resenha!
    Miquilis

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Karini, tudo bem?

    Esse livro é um dos meus desejados pela sinopse original... ainda não li nada do autor, mas ao ler a sinopse, vi uma história adulta com um enredo diferente.... o que mais eu poderia querer?



    O fato de não ser um romance meloso como você disse também funciona comigo.... às vezes é bom deixar o romance um pouco de lado rsrs
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. De início já gostei bastante da capa e da sinopse. Depois comecei a ler algumas resenhas por aí, e meu interesse por esse livro aumentou muito. Gosto bastante de histórias com bastante mistérios e suspenses. Resumindo, quero lê-lo, sim!


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Gostei da capa, boa resenha. Marc Levy conquista leitores com livros interessantes,com suspense, mistérios e romance.Deve ser interessante conhecer Adrian e Keira e acompanhar a história deles.

    ResponderExcluir
  12. que lindo ,a doro livros de romance com aventura , e amei essa capa tbem ...

    ResponderExcluir
  13. Apesar de já ter ouvido falar muito sobre esse autor ainda não li nada dele.
    Fiquei intrigada pois a princípio achei que era uma história de romance, mas depois vi q misturava ação e mistério e isso mexeu com minha curiosidade.
    Dizem que quando é para acontecer tudo conspira a favor... Parece ser o caso desse casal.


    Bjus!

    ResponderExcluir
  14. Já recebi tantas indicações desse livro, estou com muita, mais muita vontade de lê-lo, infelizmente meu tempo está curtíssimo e ainda tenho alguns na estante para ler primeiro. Adorei a sua resenha, muito bem elaborada :D

    ResponderExcluir
  15. já vi resenhas flando mto bem desse livro , e me interesso mto de ler porque quero ser arqueóloga , e já q a mocinha é , livro está na minha lista *-* , ótima resenha

    ResponderExcluir
  16. OI Karini, o livro atraí pela capa, a sinopse ta muito boa. Mas a resenha garanti tudo. Adoro literatura, romance adulto e escrita lenta é tudo. Ainda mais quando o autor nós leva a lugares desconhecidos e nos conta mistérios. Quando o autor nos surpreende a cada capitulo e se nos faz palpitar o coração. Quero muito ganhar.........participando! bjokas

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito de livros com esse tema e me parece que esse é encantador e adulto.

    ResponderExcluir