Conheça Um Neurótico no Divã - Tamara Ramos

Olá meus queridos leitores tudo bem?
Hoje venho apresentar-lhes "Um Neurótico no Divã" da autora Tamara Ramos. 'Bora' conhecer?





Um neurótico no divã é uma comédia filosófica que trata do tema da loucura com humor e profundidade. Alberto é um paciente esquizofrênico que faz sessões de análise com Doutor Mateus Mika e leva seu médico a repensar o conceito da sanidade mental, bem como as escolhas que fez na sua própria vida. Alberto e seu grupo de amigos excêntricos, como o austríaco Henrik e o poeta carioca Garcia, levantam questões polêmicas sobre as dificuldades dos relacionamentos humanos, dos casamentos, da busca pela realização pessoal e da dificuldade em manter-se são diante das adversidades da vida. O livro é baseado nas teorias anarquistas dos psicanalistas Wilheim Reich e Roberto Freire, bem como pela teoria da sexualidade de Freud e pela teoria da individuação de Jung. A obra também se baseia em pesquisa de campo feita nos hospitais psiquiátricos europeus. O texto é desenvolvido com muitos diálogos e foi pensado para ser adaptado aos palcos. A profundidade do tema é amenizada pelo humor presente em todos os momentos do diálogo. Um livro que prende a atenção do início ao fim e leva o leitor a refletir sobre a felicidade, a sanidade e as oportunidades de mudança de vida que estão ao alcance de todos nós.   





Nascida em 1977, em Santos, cidade litorânea brasileira com grande efervescência cultural, Tamara Ramos dedica-se ao estudo das obras literárias nacionais e internacionais desde a adolescência.
Formada em fotografia, a autora valorizou sempre a busca pela estética tanto em seu trabalho visual como em sua obra literária.
Bacharel em Direito, a autora também é criadora e responsável pelo projeto “Formando Poetas” onde ensinou a língua portuguesa e a paixão pela leitura por meio da poesia. O projeto foi desenvolvido para dar apoio às crianças carentes e com deficiência de aprendizagem. 
Seu trabalho infanto-juvenil, “Fiona e o Jardim Secreto”, foi considerado melhor do que Harry Potter por leitores portugueses e brasileiros e será publicado pela Editora Modo em 2013. 
Em 2007 lançou o blog “E eu que era tudo ou nada ao meio-dia” que tem surpreendido a autora devido ao grande número de acessos. Em pouco tempo o blog recebeu mais de trinta mil visitas tendo sido indicado por  três vezes consecutivas, em 2010 ,2011 e 2012, ao TOPBLOG, que seleciona os melhores blogs do Brasil. Em 2008 participou do livro de coletâneas de poesias e contos: ANTOLOGIA DELICATTA III, lançado na XX Bienal do Livro em São Paulo, com dois poemas de sua autoria.
Em 2011 mudou-se para Portugal onde se dedicou à escrita de “short stories”, inspiradas pelos grandes autores do teatro e literatura como Alan Bennett, Milan Kundera e Yourcenar.
Em 2012 sua obra IRINA BLOOM encantou os críticos do Brasil e de Portugal e foi selecionada para ser adaptada ao teatro pelo reconhecido diretor Platão Capurro em Santos.



Um Neurótico no Divã é uma comédia filosófica, que apesar de ter como base os grandes nomes da literatura psicanalítica, foi escrito para provocar no leitor uma reflexão mais profunda sobre a linha tênue que separa a Loucura da Sanidade.
 


"O livro "UM NEURÓTICO NO DIVÃ", vencedor do Prêmio Anchieta Arte e Cultura 2012,  é resultado de anos de estudo autodidata em psicanálise e minha paixão pelo autoconhecimento."


A obra tem sido comparada aos contos russos de Nikolai Gógol e Dostoivesky e tem sido motivo de muito orgulho e felicidade pra mim.

O blog da autora, "E eu que era tudo ou nada ao meio-dia" tem feito sucesso no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Rússia e já conta com mais 35 mil acessos.
Este ano concorre pela terceira vez consecutiva ao TOP BLOG BRASIL que escolhe os melhores blogs do país. 
 
 

Quem aí ficou curioso para conhecer a obra Um Neurótico no Divã? \o/





 
Redes Sociais:

2 comentários:

  1. Bom dia!! Olha que máximo Karini, a autora nasceu aqui em Santos city \o/.. que emoção ....A sinopse do livro parece ser bem interessante... Vou anotar na minha listinha..
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Carolina, o Neurótico está a venda lá na livraria Realejo do Gonzaga! Que aliás,
    é a livraria mais charmosa da baixada, né? Sou s antista sim e bairrista pra
    caramba! rsrs Espero que goste do Livro. Abraço, Tamara Ramos

    ResponderExcluir