Resenha e Sorteio || Caminhos de Sangue - Moira Young

Resenha premiada leia até o final da postagem!

ISBN: 9788580571943
Livro: Caminhos de Sangue
Série: Dustlands
Autor(a): Moira Young
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Ano: 2012
Edição: 1
Avaliação: 5

Saba passou a vida inteira na Lagoa da Prata, uma imensidão de terra desértica assolada por constantes tempestades de areia. O lugar não a incomoda, contanto que o irmão gêmeo, Lugh, esteja por perto. Quando, porém, uma gigantesca tempestade chega trazendo quatro cavaleiros de mantos negros em seu rastro, a vida que Saba conhece chega ao fim: Lugh é raptado e ela tem que embarcar em uma perigosa jornada para resgatá-lo. Repentinamente jogada na realidade selvagem e sem lei do mundo além da Lagoa da Prata, Saba não consegue pensar no que fazer sem Lugh para guiá-la. Por isso, talvez a maior surpresa seja o que descobre sobre si mesma: é uma lutadora incansável, uma sobrevivente feroz e uma oponente perspicaz. Com a ajuda de um audacioso e atraente fugitivo e de uma gangue de garotas revolucionárias, Saba se torna a protagonista de um confronto que vai mudar o destino de sua civilização. Com ritmo arrasador, ação constante e uma história de amor épica, Caminhos de sangue é uma aventura grandiosa ambientada em um mundo futurista e violento.

“Caminhos de Sangue”  é o primeiro volume da serie Dustlands e de estréia da autora canadense Moira Young. O livro já levou dois prêmios: o primeiro em 2011 o Costa Children’s Book Award, divisão dedicada à literatura jovem e um dos prêmios de maior prestígio do Reino Unido e o segundo pela BC Book Prizes 2012, na categoria Sheila A. Egoff Children’s Literature. Além de ter sido classificado pelo Hollywood Crush da MTV como melhor que Jogos Vorazes, com todo esse prestigio não tinha como não me empolgar com a leitura.

Com uma estória distópica, o enredo é contado por Saba, uma garota de 17 anos que passou a vida inteira na Lagoa da Prata, uma imensidão de terra desértica assolada por constantes tempestades de areia. Ela vive com o irmão gêmeo Lugh, o pai e a irmã caçula Emmi de apenas 9 anos. Entretanto, tudo muda quando uma tempestade de areia vermelha chega trazendo quatro cavaleiros de mantos negros e Lugh é capturado. Tudo o que Saba sempre conheceu é destruído e a partir desse momento ela entra em uma perigosa jornada para recuperá-lo.

O que Saba não esperava era ser tomada por uma realidade cruel de um mundo sem lei, após iniciar sua jornada em busca de Lugh ela descobre muito sobre si mesma e uma das principais descobertas é que ela é uma sobrevivente valente e uma lutadora perspicaz e incansável. Contando com a ajuda de um atraente e corajoso fugitivo e de uma gangue de garotas revolucionárias chamada Gavião Livre, ela se tornará o centro de um confronto que mudará o destino de todos.

“Caminhos de Sangue” traz uma estória marcante; a cada página o leitor se depara com novos acontecimentos, o que permiti uma leitura rápida e dinâmica. A autora descreve uma sociedade cruel que está sempre em busca de sobrevivência. Sem falarmos de Saba uma personagem real, cheia de qualidades e imperfeições, assim como todo ser humano. Às vezes é egoísta e injusta, porém cresce de forma extraordinária em sua jornada se tornando uma mulher forte e de fibra.

Um dos pontos que me chamou a atenção no livro fora o enredo, foi a diagramação feita de uma forma um tanto diferente. O livro não traz separação de diálogos nem uma descrição mais abrangente; o vocabulário também é um pouco estranho, os personagens vem com um tipo de linguajar típico de pessoas que não tiveram um acesso a uma educação escolar. São exatamente nesses pontos que torna a leitura inicialmente um pouco complicada, mas com um pouco de atenção o leitor logo se adapta a essa estrutura de texto. Para alguns pode haver dificuldade ou uma não adaptação por que inicialmente é estranho, porém eu me adaptei rapidamente.

Enfim, o livro para mim foi perfeito e não há palavras para descrever as sensações que me causaram a cada virada de página ou a cada novo acontecimento. Moira Young construiu uma trama realista e cruel, tornando impossível não se envolver de uma forma profunda com a história. “Caminhos de Sangue” é um livro que recomendo e entrou para minha must read. Ficarei aqui na ansiedade de saber quando eu terei o enorme prazer de ler a continuação dessa série intrigante. 



Regras para o sorteio:
*Seguir o Mix
*Seguir os perfis no twitter do @mixliterario e a @Intrinseca
*É obrigatório deixar um comentário nesta resenha! Não quero ler apenas gostei, legal ou coisas no gênero. Leia a resenha realmente e comente!
*Todos os participantes deverão ter endereço de entrega no Brasil.
O Sorteio irá de hoje até o dia 30/07. O resultado será postado no dia 31/07 e o livro será enviado para o ganhador pela Editora Intrínseca.

Boa sorte a todos!

a Rafflecopter giveaway

27 comentários:

  1. Bom dia Patrícia, tudo bem? Nossa, eu adorei a sinopse do livro, só fico com receio por ser série.... tenho algumas em aberto ainda. Tirando essa preocupação o livro promete... Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol,
    Posso lhe garantir o livro é muito bom, vale a pena fazer uma tentativa se gostar desse tipo de estória.

    ResponderExcluir
  3. Esse resenha e o livro em si me lembra um pouco Jogos Vorazes como já ouvi em vários post que li, não o li ainda mais acho que são histórias bem diferentes, o enredo pode ser um pouco parecido porém essa história possui outras tramas!
    Participandooo

    ResponderExcluir
  4. OMG!!! Melhor que jogos vorazes? Tenho que ler urgente..uahuah
    sou uma apaixonada pelos jogos vorazes então com certeza irei ler esse.
    Adorei o post e gosto de ver os personagens não só acertando, adoro quando eles apreender com os erros...Muito parecido com a realidade,
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Fiquei sabendo um pouco mais sobre essa série na Turnê da Intrínseca que teve aqui em Sp e, desde então, fiquei bastante interessada, e pelo que tenho lido nas resenhas, acredito que o livro vai atingir minhas expectativas, pois tem sido muito bem conceituado. Embora os diálogos não marcados por travessão nem aspas e os erros ortográficos propositais possam gerar um pouco de confusão inicialmente, achei bem interessante esse detalhe, além disso, o fato de ter muita ação e uma protagonista forte já são ingredientes para aguçar minha vontade de lê-lo.


    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  6. Porque todo mundo está falando tão bem desse livro!!!?!!! Ai gente, eu vou pirar assim. 100% APROVAÇÃO em todas as resenhas que vi. Isso tá...caramba. Deve ser bom demais mesmo. Eu gostei de tudo que vi dele até agora!!

    ResponderExcluir
  7. O livro já me chamou a atenção pela capa, que é linda e sendo melhor que Jogos Vorazes quero ler pra ontem.
    Quando vi essa capa nas redes pensei que era uma outra história e nem liguei, muito depois de ler sinopse fiquei interessada e agora que li sua resenha preciso desse livro para amanhã, quero saber tudo o que vai acontecer com a Saba e sua jornada para encontrar o irmão.
    Gosto de ler as series quando estão todas lançadas mas acho que não vou esperar por essa.

    ResponderExcluir
  8. meu adorei mesmo e é claro que vou ler quando guanhar muito boa resenha mesmo adorei parabens ;-)

    ResponderExcluir
  9. Esse é um livro que eu fiquei curioso. Vi ele, pois minha mãe tem na estante dela. Mas quero ele para mim na minha prateleira.
    Por isso vou participar do sorteio.
    A capa é muito bonita e as imagens contidas no livro também.
    Parece um livro para todas as idades.

    ResponderExcluir
  10. Antes de mais nadam, amei a capa desse livro!
    Acho que estou numa fese "distopia" ultimamente, esse livro tem tudo para agradar. Pela sinopse e resenha tenho certeza de que vou adorar o livro, mas confesso que vou levar um bom tanto de páginas para me acostumar com a "variação linguística social" presente na narrativa. Não é preconceito, nem nada, mas é muito raro ver esse tipo de linguagem em livros, né?!

    Beijos
    Mandinha :)
    minhasconfissoesfemininas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Acho dificil ser melhor que Jogos Vorazes, mas pelas resenhas que tô lendo parece ser tão bom quanto. A diagramação é bem diferente, espero que quando eu ler não tenha problemas! A Saba parece ser uma personagem bem forte! Super quero ler essa distópia!

    ResponderExcluir
  12. Realmente lendo a resenha me empolguei muito pra ler, adoro histórias assim, me chamou muita atenção, meu tipo de livro! Hahah, participando da promoção e torceendo pra levar essa! Beijos

    ResponderExcluir
  13. O livro lembra bem a trilogia de Jogos Vorazes né? um pouco da história,ameiiii a sinopse do livro e também gostei da sua opinião do livro. E o livro é romance distopico né isso?
    Estou amando livros assim que traz uma mensagem no livro!
    Participando da promoção

    ResponderExcluir
  14. Oi meninas do Mix!!! estou de volta depois de muito tempo sumida!!!kkkk Amei essa resenha e estou super curiosa a respeito dessa serie!!!
    Ser considerada melhor que Jogos Vorazes já motivo para deixar qualquer um com os dedos coçando de curiosidade!! Adoro Jogos Vorazes!!
    Vou fazer o possivel para não sumir novamente, Ok!!!


    Bjsssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  15. Nossa, ótima resenha, já estava com muita vontade de ler e depois dessa eu com certeza estou ansiosissimo para ler

    ResponderExcluir
  16. Resenha maravilhosa! Estou morrendo de vontade de ler o livro, e não foi a primeira vez que li sobre o livro não ter separação de diálogos e coisa e tal. Isso mesmo que me deixou mais intrigada ainda. Espero não me decepcionar.
    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Tenho lido algumas resenhas sobre esse livro. Algumas positivas e outras negativas. E isso só está me deixando ainda mais curiosa para ler o livro e descobrir se é bom mesmo. Amei essa capa também. Bjksss

    ResponderExcluir
  18. parece mais um daqueles livros que a gente só pára de ler quando chega no final. O ruim é que, sendo uma série, eu fico louca para ler a continuação... já tenho alguns aqui esperando a continuação e sinceramente eu "esfrio" um pouco com a estória por causa disto. Mas com certeza eu vou ler, só que eu devo esperar o lançamento da série toda para ler tudo de uma vez só!!!

    ResponderExcluir
  19. "A autora descreve uma sociedade cruel que está sempre em busca de sobrevivência". Só com essa frase já tive minha atenção atraída e fiquei estimulado para ler essa obra. Muito interessante acompanhar a jornada de Saba na busca de seu irmão gêmeo e acima de tudo, sua busca pelo auto-conhecimento.

    ResponderExcluir
  20. Gosto de personagens femininos que vão além do “mocinha em
    perigo”…essa coisa de sexo frágil sempre me incomodou muito e por isso a
    Katniss e a Rose (de Academia de Vampiros) sempre foram as minhas
    protagonistas preferidas. Lendo a resenha de vocês confesso que
    simpatizei demais com a Saba…ainda mais quando ela se junta ao grupo de
    meninas…isso realmente é minha motivação para explorar essa distopia.

    Acredito também que será um enorme desafio ler sem as já conhecidas
    marcações de diálogos/pensamentos…e como adoro desafios…DESAFIO
    ACEITO!…^^

    ResponderExcluir
  21. Parece ser uma narrativa bem interessante, só não gosto muito quando o autor usa esse recurso de escrever como uma pessoa de pouca instrução, às vezes acho um pouco cansativo e exagerado, mas como você gostou tanto, creio que não tenha havido exagero nesse caso.

    ResponderExcluir
  22. Essa resenha foi tudo adorei! Pelo que parece Caminhos de sangue é o meu tipo de livro, Gosto de ler algo em que durante a aventura o protaginista amadureça e não fique só sentadoe chorando como muitos livros que li.

    ResponderExcluir
  23. Bem, ao contrário de Jogos Vorazes, quero muito ler esse livro! Ainda bem que essa comparação não poderei fazer, uma vez que não li a trilogia de Suzanne... hehe! Só sei que desde a primeira resenha que li, quero esse livro pra mim! ;) E a sua... pelo amor! SE NÂO GANHAR, vou comprar. PRECISO LER!!! :)

    ResponderExcluir
  24. Fiquei muito interessada neste livro desde que vi a capa, e o interesse só aumentou conforme fui lendo resenhas dele. Quem sabe dou sorte e levo este para mim.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  25. Prefiro leituras mais dinâmicas, e pelo o que vi da resenha, o livro é do tipo que eu gosto! Personagens mais reais tbm me chamam a atenção. Fiquei com super vontade de ler o livro, tomara que eu ganhe!!

    ResponderExcluir