Resenha: Terra sem lei - Luís Boto


ISBN:9788564469709
Livro:Terra sem Lei
Autor(a):Luís Boto
Editora: Dracaena
Edição: 1
Ano:2012
Páginas: 480

Compre aqui:  Dracaena / Saraiva
Avaliação: 5 

Ibipiranga é uma pequena cidade localizada no interior do Ceará, situada numa região extremamente árida do sertão, mais precisamente no polígono das secas. O clima quente e seco faz jus ao nome desse lugar, que em tupi-guarani quer dizer “terra vermelha”. Como uma cidadezinha do interior no inicio do século XX, Ibipiranga deveria ser um lugar extremamente pacato. No entanto, trata-se de um município dominado pelo poder e o autoritarismo de um único homem: Carlos Lucena, um rico fazendeiro que dá as ordens na cidade, tendo em suas mãos o Prefeito e o Delegado, e ainda tendo como braço direito o cangaceiro mais temido da região, o cruel José Moura, mais conhecido como Zé Caolho. Após descobrir uma jazida de granito nas terras de João Silva, o qual não as vende por dinheiro nenhum, o ambicioso Carlos Lucena ordena a Zé Caolho que elimine João e toda a sua família, composta pela esposa e cinco filhos. Carlos Lucena não esperava, porém, que o filho caçula de João Silva, o menino Joãozinho de apenas dez anos, escapasse com vida daquela chacina. Dezoito anos depois, João Filho retorna à Ibipiranga em busca de uma única coisa: vingar-se dos responsáveis pela destruição de sua família! Mas o jovem vingador, além de enfrentar Zé Caolho e seu bando de jagunços, terá que enfrentar também um forte sentimento que nutre pela linda jovem Vivian Lucena, filha de seu grande inimigo Carlos Lucena. Tem-se inicio a um emocionante confronto de João contra seus inimigos, com batalhas alucinantes e de tirar o fôlego, tendo o tórrido sertão cearense como cenário. Ao mesmo tempo trava-se um intenso conflito de sentimentos, os quais o jovem vingador julgava estar preparado, mas que acaba sendo pego de surpresa por algo mais puro do que ódio e vingança. Entre você também nessa empolgante história de aventura, romance e muita ação pelo sertão nordestino.




"Terra sem Lei" é um livro de ficção que pode ser facilmente confundido com alguns fatos que muitos já ouvimos falar. Um romance que transpõe as barreiras sociais e laços familiares!

Esta obra nos mostra a triste realidade de uma pequena cidade chamada Ibipiranga, comandada pela lei do poder aquisitivo. E quem manda nessa cidade é Carlos Lucena, um rico fazendeiro que não tem consciência; que só pensa em enriquecer. Ele descobre uma jazida de granito em terras vizinhas e depois de inúmeras tentativas em comprar essas terras ele manda dizimar uma família inteira a tiros pelas mãos do temível Zé Caolho, um dos cangaceiros mais cruéis da região e seu braço direito!
Porém durante esse massacre, um dos jagunços pertencentes ao grupo de Zé Caolho tem uma crise de consciência e resolve poupar a vida do caçula, João Silva Filho; que foge para retornar a Ibipiranga após dezoito anos a fim de se vingar de Carlos Lucena e de todos aqueles que foram coniventes com aquela situação.

João é movido pelo seu ódio e foi isso que lhe deu forças para sobreviver sozinho pelo mundo! Só que João não contava que pudesse se apaixonar pela filha de seu maior inimigo; a bela Vivian Lucena.
Vivian é uma moça que foi educada em são Paulo e retornou a sua terra natal para ficar junto de sua família.
Ela aparentemente desconhece todas as falcatruas de seu pai e ao desconfiar de alguns fatos, tenta indagar seu pai sem sucesso!
Quando a verdade lhe é revelada, Vivian precisa escolher de que lado ficar e João precisa decidir se leva sua vingança até as últimas consequências, mesmo tendo Vivian em seu coração e sabendo que o que quer que faça sua amada sofrerá!

Este é um livro muito impressionante pela riqueza de detalhes na personalidade dos personagens; tanto os personagens principais como os secundários são dotados de personalidades marcantes que traçam com clareza sua índole e seus sentimentos com relação ao que se passa ao redor!

João, como dizem aqui no Rio, é o cara! Ele é forte, destemido, sagaz, astuto! Sabe se esquivar divinamente diante de situações difíceis e luta como ninguém! Além de ser um homem bastante perseverante com aquilo que se propôs!

Vivian é doce, inteligente, apaixonante, delicada e muito determinada em relação ao amor que sente por João.

Um romance lindo, que ultrapassa as barreiras sociais e que nos mostra que o amor quando é verdadeiro supera as mais inimagináveis barreiras e obstáculos que possam existir!

As cenas narradas entre os cangaceiros e João foram fantásticas. A pressão de quem está lendo em saber se João conseguirá ou não sair daquela situação nos deixa com a adrenalina em alta!

Um livro de quase quinhentas páginas devorado em duas noites!

Luís Boto me surpreendeu, pois não sabia o que esperar de sua obra e tive uma grata surpresa com essa trama tão bem amarrada e deliciosa de se ler!

Esse livro me fez lembrar algumas novelas antigas que eram ambientadas no sertão e nos mostrava esse mundo dos cangaceiros e fazendeiros poderosos que mandam e desmandam e usam de força e crueldade para terem o que querem!

O livro é muito bom! E com grande entusiasmo e alegria recomendo para vocês.
Em Terra sem Lei, vocês encontrarão uma leitura gostosa que te fará viajar pelo Ceará do inicio do século XX, com muita ação, adrenalina e romance!

E o desfecho do livro, não poderia ter sido melhor! Fiquei com o coração na mão, de um lado, torcendo para João levar sua vingança até as últimas consequências e de outro, tendo a certeza que se ele fizesse isso ele perderia mais do que Vivian; perderia a si mesmo!
Querem saber o que acontecerá em Terra sem Lei? Comprem o livro! Tenho absoluta certeza que não irão se arrepender!


O Luís Boto cedeu ao Mix 1 exemplar que será enviado por ele devidamente autografado a um leitor sortudo!
Bora participar?



a Rafflecopter giveaway


A ganhadora anterior do sorteio não apareceu com os dados no prazo então refizemos novo sorteio e a nova ganhadora foi Mayane Boniolo.

O ganhador do sorteio deverá enviar os dados de postagem para karinicouto@yahoo.com.br no Assunto: Ganhador Terra sem lei
Mayane você tem até dia 25/07 as 14:00h para encaminhar os dados de postagem, caso isso não ocorra farei novo sorteio!


Obrigada a todos que participaram! O sorteio foi um sucesso tivemos mais de 2.000 Rts e isso devemos a vocês! Continuem participando dos sorteios, no próximo mês teremos um grande sorteio aqui no Mix fiquem atentos!

O autor é responsável por encaminhar um exemplar do Terra sem Lei autográfado! a Rafflecopter giveaway

66 comentários:

  1. Bom dia Karini, tudo bem? Nada melhor do que começar o dia conhecendo uma nova obra! Eu já tinha ouvido falar do autor, mas não conhecia o livro "Terra sem lei". Enquanto lia a sinopse fiquei pensando: ficção mesmo? mas.... aí eu li seu parágrafo logo após a sinopse, e fiz: ah, entendi rs. O livro realmente parece tratar de assuntos atuais, melhor dizendo atemporais, porque vingança e exploração, infelizmente para a humanidade, ocorre desde sempre. Achei a sinopse bem interessante,com uma história envolvente... e adorei a sua resenha. Lógico que vou participar da promo \o/ Beijos

    ResponderExcluir
  2. O livro me pareceu bem interessante. Até já posso me vê no cangaço. Vou add a minha lista de compras.


    bjs no core

    ResponderExcluir
  3. O livro tem uma história que me fascinou... Ainda mais vindo de um autor brasileiro, vou participar da promo. Se não der certo na promo, compro com certeza (em promoção de loja, UHAUHAUA).


    Adicionado à lista de "vou-comprar-mesmo-com-uma-fila-de-livros-pra-ler!" :D

    ResponderExcluir
  4. Parece algo bem elaborado e inteligente, gosto de livros assim!

    ResponderExcluir
  5. Poxa! Não consigo acessar o facebook do meu trabalho! Ahhhh. =(

    ResponderExcluir
  6. Não é obrigatório curtir o face!

    ResponderExcluir
  7. Que resenha!! E que livrooooo!!
    No começo da resenha pensei que fosse o tipo de drama, cheio de suspense por causa da morte da família do moço. Mas aí vc apresenta a Vivian e um romance!! To beje!! Adoreiiiiiiiiiii

    Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Que capa, que historia *---*
    E se passa no meu querido nordeste =D

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha e estou muito querendo ganhar, gosto muito dos livros brasileiros, Beijos.

    http://meninoironia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou nessa!

    Excelente resenha! Adoro romances... e esse parece ser ótimo! Fiquei encantada com a obra... não conhecia o autor... mas fico feliz em saber que é da nossa terra!

    ResponderExcluir
  11. Uauuuuuuu...500 e poucas páginas em duas noites??? Já me convenceu.

    Prestigiar nossos escritores é o mínimo que podemos fazer, e quando o livro é bom, não me parece um sacrifício.

    No momento em que Gabriela vem a tona como novela das 23h, ler sobre o sertão, o cangaço, vingança e amor...é uma viagem orbigatória.

    ResponderExcluir
  12. ótima resenha o livro aparenta ser muito bom e realmente ler um livro com tantas páginas em duas noites deve significar que o livro é muito bom!

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não sou fã de autores nacionais, mas fiquei curiosa KKKK participando da promoção, pra ver se a sorte está ao meu lado...

    ResponderExcluir
  14. Achei bastante interessante, uma leitura com conteúdo, diferente! Gostei.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da sua resenha e do enredo em si, só achei um pouco clichê essa parte do romance do protagonista com a filha do seu rival.


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. parece ser bem legal....e tem uma capa bem bonita
    nocantodaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. É clichê sim. Mas muito importante na trama no que diz respeito as escolhar de João e até da própria Vivian.

    E em como o pai de Vivian fica ao saber disso e a maneira como ele realiza suas ações após saber que sua filha é apaixonada pelo homem que quer sua morte!

    Enfim, garanto.. o livro é muito bom!

    ResponderExcluir
  18. Não me interessei muito lendo a sinopse, mas durante a resenha eu fui me empolgando. A história me lembra além de, obviamente, Romeu e Julieta, a música Faroeste Caboclo! pkspkspkpskps
    Enfim, parece ser uma história muito bonita e nunca li nada que se passasse no sertão, parece uma experiência super válida. Vou ver se tenho sorte no sorteio!


    Beijos, Karini!
    Celle,
    Três Lápis

    ResponderExcluir
  19. O livro parece ser bem interessante, tem uma história que me faz lembrar dessas novelas de época que costuma passar 6 da tarde na globo rs

    ResponderExcluir
  20. Eu estou curiosíssima para conhecer essa história!
    Não conhecia esta obra do Luis, mas agora já está na minha lista de leitura!

    ResponderExcluir
  21. Meu deus, quero muito ler! mesmo mesmo! *---*


    https://twitter.com/#!/valverdeamandaa

    ResponderExcluir
  22. Não conheçia ainda esse livro.
    Mais realmente parecer ser um excelente livro *-*
    E depois de ler sua resenha fiquei super curiosa para lê-lo!

    Bjus

    ResponderExcluir
  23. Olá,Karini.
    Já conhecia o livro e já venho namorando ele faz tempo. Sua resenha está divina. E tratando-se de um livro que aborda temais tão atuais quanto exploração e falcatruas, com certeza, vale a pena sua leitura.
    Quero muito ter a oportunidade de lê-lo. Parabéns pela bela resenha.
    Bjs!
    @ZildaPeixoto
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  24. https://plus.google.com/110349104510766912789/posts/WU7T1tu9jHD
    https://twitter.com/Ellianeramos/status/215920627377373184
    X
    X
    X
    PARTICIPANDO DO SORTEIO
    AMO O BLOG. SIGO O BLOG.
    NOME: ELIANE RAMOS DE SOUZA
    SEGUIDORA: ELLIANE RAMOS
    skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/570471-elliane-ramos
    twitter: https://twitter.com/#!/Ellianeramos
    newsletter: ellianeramos@hotmail.com
    facebook: https://www.facebook.com/Elliane.linda
    blog: ellianeramos.blogspot.com
    ESTADO: RIO DE JANEIRO
    PAÍS: BRASIL
    AMEI O SORTEIO. QUERO GANHAR.
    OBRIGADA. BEIJOS
    x
    x

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o livro ainda, mas gostei da história e da tua resenha, me deixou com vontade de ler xD

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia esse livro + ele parece ser bem legal! Histórias que se passam em cidades pequenas me fascinam...eu adoro lugares peculiares que fogem do nosso padrão selva de pedra!!


    Boa resenha!! Se vc leu ele tão rapidinho deve ser gostoso de ler mesmo!!!


    Miquilis

    ResponderExcluir
  27. Achei a capa do livro muito linda e pelo que está na sinopse e resenha é bem interessante. Então bora lá participar de mais um. Abraços.

    ResponderExcluir
  28. A capa deste livro é muito linda e estou anciosa para ler ele.
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Participando e torcendo muito, louca para ler! =D

    ResponderExcluir
  30. Mais uma promoção. #ADOROOOO, estou torcendo muito.

    ResponderExcluir
  31. Uma amiga minha ganhou esse livro em um sorteio, também. Fiquei super interessada quando li a resenha. Espero ganhar...

    ResponderExcluir
  32. Histórias do sertão brasileiro são sempre interessantes, é bom ler obras assim, nos trás conhecimento sobre o nosso próprio país, as nossas culturas, que são ao mesmo tempo nossa, mas estão longe da nossa realidade. Muitas vezes os leitores brasileiros dão muito valor a autores estrangeiros e esquecem que existem ótimos escritores brasileiros que têm obras maravilhosas. Quero muito ganhar o sorteio e ler este livro que me parece bem interessante.

    ResponderExcluir
  33. embora não goste muito de histórias no sertão a resenha me fez ficar interessado :)

    ResponderExcluir
  34. Gosto muito de novelas de época o que me fez lembrar após ler a resenha.
    Essa temática de sertão, cangaceiros e toda a briga territorial e por dinheiro, somado ao romance já me deixou encantada.

    ResponderExcluir
  35. Em tempos de "Gabriela" quem não se interessaria por uma obra dessas?
    Já fiquei com água na boca e vou procurar valores para aquisição da obra.
    A resenha está linda e conseguiu passar seus sentimentos com a obra.

    ResponderExcluir
  36. Uma história que se passa perto daqui, finalmente! Ei, autores, o Nordeste também é Brasil e nós temos muitos cenários legais para servirem de lugares! E temos muitas realidades além da retratada no livro. Aposto que será legal conhecer melhor um pouco da história do vizinho Ceará. :)

    ResponderExcluir
  37. Adorei o post por muitos motivos, entre eles autor brasileiro, fala da minha terra Ceara, adoro conflitos no vilão/mocinho do livro... torcendo para leva-lo para ksa...

    ResponderExcluir
  38. Adorei a resenha.
    Com certeza esse livro já entrou para a minha listinha.
    Achei o título ótimo, já descrevendo bem o próprio livro. A capa é linda.
    Adorei

    ResponderExcluir
  39. Não me interessei muito pelo livro na sinopse, meio glichê, mas resenha inspira todo mundo a ler o livro, deixa um gostinho de quero mais, preciso desse livro deve ser bom, espero que o blog não tenha me enganado quanto ao livro, kk, pela sinopse eu não leria o livro mas a resenha é boa demais.

    ResponderExcluir
  40. Tem um ar de Gabriela, Avenida Brasil, Revenge. Gostei.
    Histórias assim me agradam. E a resenha me instigou ainda mais a lê-lo.

    ResponderExcluir
  41. Autor nacional é sempre uma caixinha de surpresas, muitos não dão nada por eles, principalmente quando não se trata de uma história sobre vampiros, lobos ou outros seres sobrenaturais.

    O que achei interessante nesse livro é que se trata de uma realidade vivida no Nordeste e até muitas vezes retratada em novelas e filmes.

    Fiquei realmente instigada pela resenha, que está escarecedora e incrivelmente bem elaborada, ressaltando pontos da obra sem contar em excesso.

    Pela capa e sinopse eu não dava muito pelo livro, mas as resenhas são importantes por isso, faz com que nos interessemos por obras que não leriamos se tivessemos apenas cruzado com o livro em uma livraria.
    Livros que vão além do que esperamos, que tem mensagens e trata de carater, e decisões difíceis são em geral, aqueles que mais me interessam.
    Com certeza esse livro será um dos que comprarei para leitura ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde David, eu sempre sou sincera em minhas resenhas.
    Quando eu gosto eu gosto, quando não gosto digo isso também.
    Se ler resenhas minhas como:
    Garota Replay
    A bruxa de ferro
    A filha do pastor das árvores

    Verá que quando tenho críticas ruins também as faço.

    Enfim.. eu adorei Terra sem lei, foi uma leitura muito prazerosa.. mas lembre-se livros tocam cada leitor de forma diferente!
    As vezes o que é ruim para mim, não é para você ou vice versa!

    ResponderExcluir
  43. hummm será q é bom?
    Antes eu tinha preconceito em relação aos escritores Brasileiros, mais depois de ler alguns me admirei com a qualidade de seus trabalhos.Espero q esse seja de se admirar também.

    ResponderExcluir
  44. Uii..nao sou de ler livros de autores nacionais, mas esse me fez voltar atrás..amei

    ResponderExcluir
  45. Adoro ver que temos autores tão bons quanto os estrangeiros, espero ganhar!

    ResponderExcluir
  46. Nunca tinha ouvido falar deste livro e ainda bem que esta foi a primeira resenha que eu li porque mais positiva que isso é impossível não?
    A sua resenha me deixou muito intrigada para descobrir qual é o desfecho desta história que me parece ser tão marcante.
    Sem dúvidas, vingança é um sentimento auto destrutivo, portanto é mais pesaroso para quem a busca do que para o alvo.
    Me interessei bastante pelo livro e lerei espero que em breve.
    Um beijo ;*


    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  47. Esse livro eu já tinha visto sobre ele, realmente tem uma história interessante, e passa pelo Ceará, gosto disso.

    ResponderExcluir
  48. nunca vi esse livro mais quando li a resenha fiquei com vontade de ler a e to participando ;-)

    ResponderExcluir
  49. O livro me pareceu bastante intenso e gostei da sua sinceridade na resenha. Por ser autor nacional fiquei ainda mais curiosa com ele.

    Participando

    ResponderExcluir
  50. Que interessante!
    Gostei!
    Parece aquelas novelas antigas com os senhores e seus escravos recém libertos!

    ResponderExcluir
  51. Parabéns Kezia, tenha uma ótima leitura!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  52. Bom dia a todos...
    Estou imensamente feliz com o sucesso do sorteio e quero agradecer a todos que participram, além de parabenizar a grande vencedora Kézia.
    Agradeço também à Karine e ao blog Mix Literário pelo profissionalismo e seriedade com que conduziram o sorteio desde o inicio.
    Fico no aguardo dos dados para envio do exemplar autografado.
    Um abraço a todos!
    Luis Boto

    ResponderExcluir
  53. Oi Luis o sorteio foi refeito, pois a ganhadora anterior nao fez contato no prazo então temos uma nova sortuda!
    Aguardando os dados de postagem para te encaminhar!

    ResponderExcluir
  54. Eu ganheeeei *-*
    Já enviei meus dados por e-mail
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  55. Parece ser bem aquele estilo das novelas antigas!
    Me interessei muito! Pena ter perdido o sorteio!

    ResponderExcluir
  56. Não conheçia ainda esse livro.
    Mais realmente parecer ser um excelente livro *-*
    E depois de ler sua resenha fiquei super curiosa para lê-lo!

    Bjus

    ResponderExcluir
  57. Meu deus, quero muito ler! mesmo mesmo! *---*


    https://twitter.com/#!/valverdeamandaa

    ResponderExcluir