Resenha Premiada: Não deixe o sol brilhar em mim - Evandro Raiz

RESENHA PREMIADA LEIA ATÉ O FINAL DA POSTAGEM
Sinopse:
Em Não Deixe o Sol Brilhar em Mim o autor volta no tempo em um acerto de contas com o passado. Misturando reminiscências de sua infância com ficção, conta a história de Dennis e Valquíria, dois pré-adolescentes perdidos na solidão de suas vidas, cada um preenchendo o vazio existencial que há no outro em meio aos anseios da adolescência, descoberta do primeiro amor e amizade sincera. Porém Valquíria tem um segredo terrível. Não Deixe o Sol Brilhar em Mim é uma história de vampiros diferente em que a fuga da solidão ultrapassa o limite do sobrenatural.

ISBN:9788564469341
Livro:Não deixe o sol brilhar em mim

Autor(a): Evandro Raiz Ribeiro
Editora:Dracaena
Edição:1
Ano:2011
Páginas: 312
Avaliação:  5
 

Não deixe o sol brilhar em mim conta a história de Dennis, um menino de apenas quatorze anos que após a morte de seus pais muda-se de João Pessoa rumo a São Paulo para morar com seu tio Olavo e a família dele. Porém as coisas não são como Dennis esperava, a esposa de seu tio não o queria ali e o maltrata, chegando até a ameaçar envenena-lo.
Como se já não bastasse isso, na escola as coisas também não vão bem, por conta de dois indivíduos que implicam constantemente com Dennis.

Dennis já meio que desanimado em determinado momento se depara com Valquíria, uma menina de aparentemente treze anos que é diferente de todas que ele já viu. Dennis se encanta por Valquíria e pouco a pouco ambos vão se ligando um ao outro e eis que surge um sentimento forte entre eles. Ambos se apaixonam um pelo outro. Só que Valquíria não é uma garota comum; ela é um vampiro e eles terão de lhe dar com as emoções do primeiro amor e a diferença de ambos!

Minhas impressões:

Dennis é um menino de coração enorme, com uma personalidade bem delineada pelo autor, bastante maduro para sua idade e muito solitário.

Os maus tratos sofridos por Dennis através de sua tia Gertrudes é no mínimo cruel. Ela é uma mulher sem caráter, capaz de destratar e até mesmo levar sua ira por ter alguém indesejado em sua casa às últimas consequências. Ela é daquelas pessoas dissimuladas, que faz cara de anjo, mas quando você menos espera te apunhala pelas costas.

Olavo, tio de Dennis, é um cara que vive em um casamento fracassado; mas é daqueles que deixa o barco ir conforme a maré, por achar mais fácil e mais cômodo! Somando este motivo ao fato de ele trabalhar de noite e durante o dia estar dormindo; ele não desconfia do que Gertrudes tem aprontado para Dennis, até que ele vai parar no hospital!

Valquíria, ao mesmo tempo em que é delicada e gentil com Dennis, ela mata com requintes de crueldade ou pune de forma cruel aqueles que de alguma forma se intrometem em seu caminho seja para saciar a sua cede ou para proteger Dennis e a sim mesma!

O romance e amizade entre Dennis e Valquíria é forte, sincero e consegue transpor qualquer esquisitice que possa haver no dia a dia de ambos!

A forma como Dennis, procura uma solução boa para tudo a sua volta, indica o quão altruísta ele é!

Um ponto interessante foi à cena de sexo protagonizada por Valquíria e Dennis, apesar de ser uma cena protagonizada entre dois pré-adolescentes; a cena foi muito delicada e sucinta, salientando apenas a beleza do ato entre os dois; sem vulgaridades e exageros; passando a essência do primeiro amor, da amizade, do companheirismo.. da preocupação de um com o outro e não com sigo mesmo!
Sei que pensar em dois pré-adolescentes fazendo sexo pode chocar alguns, mas ambos os personagens possuem uma maturidade que não condiz com a idade deles e em se tratando de um romance sobrenatural, a cena de amor entre ambos teria de acontecer em algum momento! Afinal Valquíria está digamos que "congelada", não envelhecerá nunca; então agora ou daqui a 100 anos ela teoricamente continuará tendo aparência de uma menina de treze anos! E o mais interessante é que Valquíria se abriu de uma maneira linda para o amor de Dennis! Digno de um verdadeiro conto de fadas!

O livro possui uma narrativa fácil e rápida; o autor concluiu sua obra com maestria, me levando a crer mais uma vez quão altruísta Dennis é; e nos fazendo acreditar que para tudo há uma solução! Para seu pior pesadelo.. com amor e boa vontade podemos encontrar uma maneira de levar uma situação aparentemente ruim e sem solução, a se tornar algo melhor.. algo que além de tudo pode beneficiar mais pessoas do que você pudesse imaginar!

Não deixe o sol brilhar em mim ganhou 5 estrelas, pela desenvoltura do autor em desenvolver uma história (sobre um tema batido como Vampiros) com muitas singularidades e um romance delicado e puro apesar da contrariedade do significado de ser um vampiro! Que nada tem de delicado ou puro. Mas Evandro Raiz de forma extraordinária conquistou esse feito e me encantou com seu romance sobrenatural! Que espero poder ler uma continuação em breve!

Recomendo "Não deixe o sol brilhar em mim" aos leitores do Mix que são amantes de romance e de sobrenatural. E digo que os autores nacionais são tão capazes quanto os entrangeiros em criar histórias fascinantes e encantadoras. E foi isso que acabei de ler, uma história fascinante e encantadora! Leia você também e tire suas conclusões! 

Evandro Raiz conseguiu passar muito mais que uma história sobrenatural, sua mensagem está implicita nas entrelinhas e pode facilmente ser desvendada por seus leitores através da pureza e delicadeza como abordou a relação entre os protagonistas e seus princípios diante situações contraditórias!


Gostei bastante desse livro, tanto que o Mix irá sortear 1 leitor com 1 exemplar de Não Deixe o Sol Brilhar em Mim, preencha abaixo:




a Rafflecopter giveaway


 

*Todos os participantes deverão ter endereço de entrega no Brasil.

O Sorteio irá de hoje até o dia 27/07. O resultado será postado no dia 29/07 e o Mix terá até 30 dias para enviar o livro ao ganhador.



60 comentários:

  1. Bom dia Karini, tudo bem? Gente, eu estou simplesmente louca para ler esse livro, você não tem idéia.... Eu já havia lido a sinopse e fiquei babando, louca para ler... e agora eu abro a página e descubro que tem sorteio? Claro que eu vou participar \o/ Beijos

    ResponderExcluir
  2. Você sabe como é ler um resenha assim e não ter o livro para ler-lo ? kkk - Estou muito louco para ler esse livro a capa também eu achei muito linda (:


    Beijos e já estou participando do sorteio !

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha e a história!!
    Gosto de histórias com um toque de sobrenatural ^^
    Fiquei doida para ler o livro =D

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre fico bem feliz quando vejo os blogs literários destacarem um livro nacional. Bom saber o quanto você gostou do livro espero poder ler também.

    ResponderExcluir
  5. Gosto bastante de romances nacionais, acho que tem mais a ver com o nosso povo. Ainda não conhecia este autor, fiquei curiosa para descobrir mais sobre seu trabalho e a história parece-me ser bastante interessante, espero ganhar o sorteio e poder ler a obra toda para ficar sabendo de todos os detalhes!!

    ResponderExcluir
  6. Olha, realmente estava com vontade de ler o livro. Mas depois que li a resenha, eu perdi um pouco essa vontade'
    Talvez não era o que eu estava esperando, ou... sei lá, mas acho que vai ser difícil eu ler este livro algum dia de novo'
    (e não é nada contra tua resenha, que alias ficou muito boa)

    ResponderExcluir
  7. Que pena. Está perdendo uma estória bem escrita por um de nossos autores!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacqueline. Eu tb adoro os nossos romances e nossos autores..certamente conseguimos reconhecer fatos ou lugares muito mais facilmente do que quando lemos os estrageiros!

    ResponderExcluir
  9. Leia sim Cris, o Evandro Raiz escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  10. Por ser livro de um autor brasileiro, fico com um pé atrás, mas ao mesmo tempo, chateado, por não ter uma divulgação necessária para vender e publicar livros nacionais... Mesmo assim, quando tiver a chance, irei comprar o livro resenhado, a história me prendeu justamente pela resenha que diz que o autor escreveu de forma magistral a definição original dos vampiros... :)


    Irei participar do sorteio, mas não ganhando, procurarei comprá-lo...

    ResponderExcluir
  11. Gostei, acho que vale a pena conferir!
    Quem já leu os livros de Anne Rice, mestre do romance sobrenatural, não irá se espantar com a temática e muito menos com o amor dos jovens. Quem leu a Saga das Bruxas Mayfair sabe muito bem do estou falando.
    A história me lembrou um pouco o livro Deixa Ela Entrar, que tem filme com mesmo título. Porém fiquei muito curiosa pra saber qual foi o final criado pelo autor.
    Participando da promoção!
    Bjks...

    ResponderExcluir
  12. A capa é linda, a história é linda!!
    Mas a resenha é um espetáculo!!!

    Bjaks

    ResponderExcluir
  13. Vale as 5 estrelas , o autor nãos e deixou cair no básico, narra muito bem e o personagem não se faz de vítima, o que me deixa aliviada , porque ngn merece personagem que arrasta corrente em livro que tem tudo pra ser envolvente !

    ResponderExcluir
  14. O autor Evandro merece muito sucesso, o livro dele tem tido realmente excelentes críticas. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas espero resolver este problema logo - rsrs. Principalmente depois dessa resenha que me deixou ainda mais curiosa.


    Bjs karini =)

    ResponderExcluir
  15. Que legal livro nacional, e que se passa no Brasil.Nunca vi nada desse autor, mas parece ser muito boa a historia, gosto muito de romance sobrenaturais.

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante da resenha, gosto de livros nacionais e acho que deveriam ser mais valorizados ... tbm confesso que me assustei um pouco com o fato de eles terem tão pouca idade e ja fazerem sexo... não sei se isso é legal, principalmente se um pré-adolescente ler o livro... mas enfim, não posso dar minha opinião sem le-lo, espero então ler em breve * *

    ResponderExcluir
  17. gostei muito, mais um pra minha fila imensa de livros a ler o/

    ResponderExcluir
  18. Praticamente todo livro sobrenatural e ainda mais sobre vampiros é vontade certa na minha wishlist...Já conhecia esse livro tem um tempo, mas não tinha parado para ler uma resenha...fiquei surpresa pelo protagonista ser tão novinho e assim mais curiosa para saber o rumo que a história toma...


    Boa Resenha!


    Miquilissss

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal, aproveitei para dar uma passadinha e agradecer a Karini por sua bela resenha. O história lembra "Deixa Ela Entrar" porque foi esse filme que me inspirou, que deu a inspiração inicial para escrever meu livro. Mas só a inspiração, foram 320 dias que resultaram em 83429 palavras que se combinam formando um texto totalmente de minha autoria. Os meus protagonistas são pré-adolecentes sim, mas tirando a parte sobrenatural e os crimes, a história é toda baseada em fatos reias.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Bela resenha do livro do meu querido amigo Evandro. Tbm já o li e passei momentos lindos, viajando com Dennis e a Val por esse universo que eu tanto amo. O Evandro deu um show em todos os sentidos. Quero logo uma continuação.
    Parabéns pela resenha e parabéns ao autor! Sucesso sempre!
    Bjos
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  21. Já tinha ouvido falar do livro, mas não sabia que era nacional Me surpreendeu bastante o fato de o personagem Dennis ter saído de João Pessoa (minha cidade) para São Paulo. Até achei estranho uma história de vampiros se passar no Brasil, um país tropical. Geralmente se passam em cidades frias...
    O livro parece ser muito bom! A capa, aliás, é linda demais! Como amo romances sobrenaturais, vou participar da promoção e torcer muito para ganhar!!!Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  22. Foi para minha listinha, com certeza.
    Adoro histórias que abordam solidão, melancolia, a busca para preencher o vazio da existência, o significado da vida... Acho que são sentimentos que todos, em algum momento da vida, sentem. Isso torna a história mais envolvente.
    Adorei a resenha. Exemplificou bem o livro.
    E acho, como foi dito na resenha, que esse é o desafio do autor. Mesmo com um tema tão batido, fazer com que o seu trabalho se sobressaia. Fazer uma história completamente nova, sobre algo que todos já conhecemos.
    Espero poder ler esse livro em breve :)

    ResponderExcluir
  23. Gostei da proposta do livro e a resenha ficou atrativa.
    Vou participar do sorteio.

    Admiro muito os blogs que fazem uma divulgação mais ampla dos autores nacionais, valorizando a nossa literatura.
    Temos realmente muita coisa boa aqui no Brasil.
    Quero conhecer a obra de Evandro Raiz que parece encantar.

    ResponderExcluir
  24. Eu adorooo este livro, li como booktour, mas ainda terei esse livro na minha estante, para mim um dos melhores que li ano passado.

    ResponderExcluir
  25. Fiquei curiosa após a leitura de sua resenha. Vampiros com certeza é um ser que temos visto tanto na literatura quanto nas telas de cinema.
    E vendo pela perspectiva de vampiros no Brasil e a delicadeza dos personagens que vc citou fiquei um tanto intrigada.

    Evandro Raiz deve ser um autor e tanto!

    ResponderExcluir
  26. Amei a sua resenha,confesso que quando li a sinopse do livro achei meio sem graça,mas sua resenha mostra o conteúdo que abrange o livro e ,com toda a certeza esse livro estará entre os meus desejado \o/
    Beijos*

    ResponderExcluir
  27. Esse livro é maravilhoso!
    Não só pela capa (que dispensa conteúdo)
    Mas também pelo seu conteúdo, que me deixou ainda mais curiosa e ansiosa pra lê-lo.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  28. Gostei da sua resenha, mas já estou um pouco cansado do tema Vampiro. E mesmo que o livro seja bom, nesse momento não conseguirei ler com a mente aberta, e vou acabar não gostando dele. Mas a dica está anotada, e daqui há alguns meses, poderei dar uma chance a ele.


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. Eu também adorei o livro! Não achei que fosse gostar, mas me apaixonei! Literatura nacional de primeira linha, que traz uma nova abordagem sobre o universo dos vampiros. Valquíria e Dennis formam um casal tão lindo e improvável. O que o verdadeiro amor não pode fazer! E o final... o final é... massa!

    ResponderExcluir
  30. Amei a capa, ao lê o post fiquei super animada e feliz, pois a historia parece ótima e o autor brilhante e nacional, adorei.
    Quero saber mais sobre esse personagem tão bondoso.

    ResponderExcluir
  31. Já vi várias pessoas dizerem que a história do livro é parecida com o filme Deixe-me entrar e eu também acho pela sinopse. Li algumas resenhas sobre o livro e todas falam muito bem sobre ele. Ainda mais por ser um autor nacional eu tenho vontade de lê-lo, pois são poucos os que conheço! Deixei na minha listinha, mas eu enrolo demais para comprar!! D:
    Espero que eu ganhe! o/


    beijos

    ResponderExcluir
  32. eu não li esse livro ainda, mas pela resenha já dá para saber que é no minimo interessante. o tema vampiro já está ficando batido, entretanto esse parece não apenas se focar nisso, mas também tratando da solidão e melancolia (que por si só já me chama atenção em um livro). também fala sobre as questões existenciais da adolescência, o que me faz me identificar com essa questão. espero que eu ganhe para poder comentar o livro com mais propriedade.

    ResponderExcluir
  33. Mega curiosa, quero ler o livro com urgência!!!
    Participando!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  34. eu quero ler... parece ser muito bom XD

    ResponderExcluir
  35. "deixe-me entrar" feelings. haha
    Mas diferente do filme, a história do livro realmente parece ser boa. Esse jeito "Carminha" de ser da tia dele, deve render muita coisa ruim pro pobre garoto. Mas pelo menos tem a Valquíria, que pelo visto, de certa forma, ameniza esse sofrimento dele.

    ResponderExcluir
  36. Adoro livros sobre vampiros, imortais, anjos caídos... tenho lido montes nesta linha. Mas com personagens de 13 anos???Tão novinhos!!! Já acho os de 17 anos muuuuuito novos para tanto "agito" neste mundo sobrenatural. E eu fico me perguntando como um ser de 100 anos de idade (mesmo tendo aparência de 13) pode se relacionar com um pré-adolescente? Tipo, será que não há um abismo intelectual aí?

    ResponderExcluir
  37. Este livro está na minha wishlist há um tempo e quero muito lê-lo, ainda mais depois dessa resenha! Já estou participando!

    ResponderExcluir
  38. Esses é um dos livros que quero muito ler. Vampiros *-*
    Adorei a resenha. Cara to muito doida por esse livro. A capa é tão linda hahaha

    ResponderExcluir
  39. quero mto ler esse livro
    participando

    ResponderExcluir
  40. Gostei da dica e da sensibilidade e ao mesmo tempo instinto natural que os personagens demonstram.
    Não acho estranho a cena de sexo entre os personagens, afinal um deles é vampiro, então em algum momento de sua imortalidade isso iria acontecer e sabemos que o sexo está cada vez mais começando cedo.
    O importante, como você disse é a forma como o autor nos mostra a cena de sexo.
    E como você Karini escreveu, ele usa de uma sutileza para relatar a cena, nos fazendo entender que ali é algo além do sexo, mais profundo.
    Fiquei imensamente curiosa com esse livro.
    E assim que sair a nova edição que li que terá vou adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  41. Quero ler, *-*. Não conhecia, mas fiquei super curiosa agora.

    ResponderExcluir
  42. Enfim, o estilo não parece ser como os que estão bombando agora. Me lembrou um pouco de dança na Floresta, não sei o motivo. Enfim, é bom livros que tratem relacionamentos com delicadeza. Fiquei realmente curiosa em relação ao livro, pois realmente adoro romances sobrenaturais. OBS: quero ver como ele trata a parte sexual do relacionamento entre eles, é raro encontrar livros que tratem sem vulgaridade.

    ResponderExcluir
  43. Confesso que quando li somente o nome do livro sem ver capa nem resenha, não me interessei por ele, mas sabe aquele clique que dá tipo "vai lá ver sobre o que é" e quando vi essa capa e soube sobre o que era me apaixonei pelo livro, gosto do tema vampiro, o gênero sobrenatural me atrai muito aí pronto tiro certeiro.
    Gostei bastante da resenha, ficou bem detalhada sobre os personagem, só fico me perguntando quantos anos será que a Valquíria tem?
    Eu peguei um nojo daquela tia do Dennis, que mulher horrível, bem que a Valquíria podia dar um jeitinho nela.
    Depois dessa resenha fiquei mega curiosa pra ler esse livro, aaaaaiiiii eu quero esse livro!!!!!!

    ResponderExcluir
  44. Ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas amei a resenha e me interessei muito pelo livro. Vou participar da promo, pois o livro já entrou para minha wishlist hahaha :D

    ResponderExcluir
  45. Interessandte em um tema como esse a relação ser tratada com delicadeza. E mais interessante ainda a idade dos personagens e o altruismo e maturidade vindo de ambos.
    Essa tia é um monstro heim? Com uma dessas você está bem servido de inimigos, nem precisa de mais.kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  46. Não conhecia o livro, mas me pareceu super interessante, eu realmente acredito no talento dos autores brasileiros. Quero muito ler este livro, participando!!!!

    ResponderExcluir
  47. Gostei muito da resenha me deixou com muita vontade de ler esse livro! Espero ter essa oportunidade!!!

    ResponderExcluir
  48. Adorei a resenha e fiquei muito curiosa pra ler o livro, espero ganhar!

    ResponderExcluir
  49. Estou querendo ler este livro há bastante tempo, mas nunca tive a oportunidade. Parece ser bastante promissor e a resenha está ótima! Eu adoro este tipo de leitura e espero mesmo ter uma oportunidade de lê-lo num futuro próximo! Estou realmente precisando dar uma recada em um bom livro de literatura nacional, e este parece cumprir a premissa.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  50. Já li bons comentários deste livro.Como sou fã de romances sobrenaturais gostei da recomendação,vou tentar na sorte primeiro rsrs.Boa resenha

    ResponderExcluir
  51. meu adorei melhor resenha do mundo claro que vou partisipar e claro que vou ler se eu ganha

    ResponderExcluir
  52. Pra ser sincero, eu ainda não conhecia o livro. Mas lendo essa resenha fiquei bem interessado. Pelo texto já é possível perceber a semelhança com "Deixa Ela Entrar", o que o próprio Evandro Ruiz comentou aqui. Não que isso seja ruim, ao contrário: eu gostei muito das duas versões desse filme. E a questão da história ser parte biográfica deixa tudo ainda mais interessante. Vou cruzar os dedos pra ganhar ^^

    ResponderExcluir
  53. Fiquei realmente intrigada com sua resenha e estou louca para ler esse livro. Tenho certeza que o autor soube dosar na medida certa.

    Participanto!

    ResponderExcluir
  54. Esse já é um romance diferente por ser a mulher uma vampira, e não o homem (como é comumente tratado). A partir da resenha fiquei muito curiosos para conhecer em detalhes a vida de Dennis e acompanhar suas alegrias e tristezas. Estou curioso para saber qual vai ser minha impressão sobre a vilã Gertrudes. A relação sexual entre vampiros realmente deve ser atemporal... ficar preso em corpo, em um dado momento a maturidade transparece à aparência. Quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  55. Não conhecia o livro e acho que apesar desse tema de vampiros com humanos já estar batido, parece que vale a pena conhecer a história.
    Pelo que deu para perceber na resenha, o autor retratou tudo de uma forma interessante, capaz de nos cativar o tempo todo e nos fazer pensar em tudo que acontece com os personagens e apesar de ser um romance sobrenatural trazer algo de positivo para nossas vidas mostrando que no fim tudo dá certo.

    ResponderExcluir
  56. Quase perco a chance de participar!
    Eita! Isso que dá tirar férias! rs


    Eu amo vampiros e essa história parece ter suas diferenças das demais!
    Eu quero!

    ResponderExcluir
  57. Adorei a resenha !
    Parece ser um ótimo livro, e sim, fiquei chocada por ter cena de sexo com adolescentes, mas tudo bem..
    As personalidades de Dennis e Valquíria parecem ser interessantes, ele solitário mas com um coração enorme e ela gentil com Dennis, mas durona quando é preciso.
    Vc conseguiu me fazer acreditar que esse é um dos melhores livros que já leu!

    Abraços.

    ResponderExcluir