Resenha – Faces de um anjo – Hermes M. Lourenço

Sorteio de marcadores entre os comentáristas, leia a postagem até o final!

ISBN: 9788564469594
Título: Faces de um anjo
Autor: Hermes M. Lourenço
Editora: Dracaena
Edição: 1
Ano: 2011
Onde comprar: DRACAENA | SARAIVA
Avaliação: 5

Leticia Lorn, uma renomada física é chamada por um genial professor do Instituto de Tecnologia para encontrar respostas em uma pesquisa secreta: A possibilidade de viajar no tempo, através de uma esfera de origem obscura, encontrada em Luxor - Vale dos Reis. Enquanto envolve-se com a pesquisa, misteriosamente surge Samael, um psicopata que inicia uma verdadeira caça as bruxas, cometendo assassinatos brutais com traços da Santa Inquisição de forma a incriminar a brilhante pesquisadora e roubar a esfera, podendo assim interferir no espaço-tempo e até mesmo na história da humanidade. De forma equilibrada o autor nos leva a um mundo mesclado de magia e suspense, desafiando o leitor ao exercício das deduções, fazendo-o mergulhar em uma nova realidade. Uma leitura capaz de envolvê-lo do início ao fim, que o conduzirá a um final surpreendente e instigante. A chave é acreditar.

Faces de um Anjo é um livro intrigante e ao seu término me deixou revoltada. Revoltada? Sim revoltada! Não revoltada com a narrativa, muito menos com o enredo criado e os seus personagens. O que mais me incomodou, sinceramente, foi chegar ao final sem ter ao menos me aproximado do desfecho criado pelo autor.

Normalmente quando lemos um romance policial, ou um suspense, passamos o tempo inteiro indagando sobre o desfecho, tentando descobrir o assassino, as motivações e na maioria das vezes o grandioso segredo. O que posso dizer sobre Hermes? Um gênio? Talvez... Não sei se minha percepção, que tentava o tempo inteiro acompanhar os fatos, deixou passar coisas importantes. Se sou um pouco burra para compreender o desenrolar da estória. Não sei! Prefiro acreditar na genialidade do autor. Acho que o mérito da questão foi toda dele, por ter conseguido desviar a minha atenção do que realmente era importante e me enganado...  Muito boa Hermes!

Fique furiosa! Confesso que fiquei! Mas também com uma sensação gostosa, de apreciar uma obra de ótima qualidade. O que posso dizer sobre Hermes? Pergunto novamente e me vem à mente. Ele é o Dan Brown brasileiro. A diferença é que Hermes é sucinto e sabe escrever na medida certa, sem enrolar com fatos irrelevantes. Acho que esse foi o grande X da questão. Enquanto lia tentava ligar os fatos e quanto mais fazia, mais confusa eu ficava e me afastava do fato real a ser notado.

A narrativa do livro foi realizada em terceira pessoa, de forma brilhante e inteligente. Capítulo a capítulo o autor coloca acontecimentos que o leitor tenta conectar, porém relevantes apenas no final. Todos eles, no entanto, têm algo a acrescentar na estória, mesmo que naquele momento não faça o menor sentido. A compreensão vem com o avançar da trama.

As personagens são bem interessantes, mas eu gostaria de me focar em apenas duas, que são as protagonistas do livro: Letícia e Samael.

Letícia  Lorn é PhD em física quântica e respeitava no meio academio. Ela viveu um grande drama em sua vida, após a morte do irmão, e tem uma vida dedicada ao trabalho, aos estudos e a mãe. Nossa protagonista é uma mulher boa, forte e com uma personalidade muito amável. Possui uma inteligência notória, mas sua vida sentimental não é muito movimentada, apesar das investidas do promotor Igor. Tem um segredo, que somente as mulheres da família têm conhecimento... É uma bruxa e está prestes a ser elevada ao mais alto grau conferido pela bruxaria.

Letícia é convocada por um antigo professor, Isaac, a participar de uma pesquisa importantíssima, que pode render as eles o premio Nobel. Assim que fica a par da descoberta, uma esfera encontrada no Egito, ela percebe a importância daquela pesquisa, pois a esfera tem o poder de retroceder o tempo, e com o avanço das pesquisas poderia permitir viagens ao passado.

Porém nem tudo são flores. No dia da sua cerimônia de elevação ao alto grau da bruxaria, uma de suas tias desaparece, isso faz com que Letícia deixe de ir ao laboratório para trabalhar. O que ela não imagina é que o professor Isaac e o Militar responsável são assassinados, a esfera roubada e ela  incriminada por esses crimes. De uma hora para outra, a vida de Letícia Lorn vira de cabeça para baixo, outrs assassinatos são cometidos e Letícia acaba presa por agentes internacionais.

A outra personagem intrigante, e em minha opinião mais importante, é Samael. Se você me perguntar como definir esse homem, teria apenas uma palavra para ele: psicopata. Sim! Esse homem se diz um “anjo inquisidor” e dedica sua vida caçando bruxas. Samael se acha acima da lei e dos homens, como se fosse a própria voz de Deus. Na verdade é um louco dotado de extrema inteligência, que canaliza isso para matar com requintes de crueldade e sem a menor compaixão. É capaz de entrar e sair de qualquer local sem ser notado. Um verdadeiro mestre dos disfarces, com enorme poder de persuasão, charme, carisma e que passa confiança nas outras pessoas.  Tem muitas caras, muitos nomes e uma obsessão: Letícia Lorn. E é por causa dessa obsessão que ele fará com que Letícia seja incriminada pelos seus crimes e a perseguirá para executar o “seu dever” como exterminador. Mas também para descobrir o poder da espera que Letícia está estudando com o professor Isaac. Sua nova obsessão agora é se tornar o “Senhor do Tempo”.

Bem gente, acho que só pela descrição dessas duas personagens vocês podem imaginar o que é o livro. É claro que existem outras personagens importantes e que dão mais dinamismo ao livro. Mas foque-se nessa situação: “Um louco que se diz anjo, caçando uma física que também é uma bruxa, e que deseja descobrir como manipular o tempo”. É basicamente isso e todos os fatos nos levam a esse ponto.

Tenho que destacar que o autor também soube trabalhar bem a parte mística e mitológica. Acho que deu um pouco de trabalho falar sobre as bruxas e os costumes. Também deve ter pesquisado algumas coisas sobre simbolismo, para tentar explicar o símbolo da esfera e a sua ligação com a bruxaria. Não foi simplesmente sentar, inventar e escrever. Ele fez isso com algum fundamento, que estudou e isso também é trabalhoso. Então é mais um motivo pelo qual devo parabenizar o Hermes.

Espero que tenham gostado da resenha e que não deixem de comprar o livro. Esse tipo de livro é aquele que fica na estante, que você não empresta, não dá e não troca. É uma pequena jóia que deve ser relida e apreciada.

Bjs no core


Atenção sorteio: 
Para alegrá-los iremos sortear marcadores do livro Faces de um anjo entre os comentárista dessa postagem!
O número de marcadores sorteados vai depender do número de comentários!

10 comentários - sortearemos 5 marcadores
15 comentário - sortearemos 10 marcadores

O sorteio irá de hoje até dia 21/06!

*1 comentário por pessoa
*Somente comentários coerentes e bem elaborados participarão do sorteio; nada de gostei da resenha.. que legal ou coisa do gênero! O autor merece mais do que isso!
*Todos os participantes deverão residir no Brasil
*O blog cuidará do envio dos marcadores, com um prazo de até 30 dias para a postagem
*Deixar e-mail para contato e nome de seguidor do blog.

Divulgue o autor nacional e traga seus amigos para conhecer a obra do telentossímo Hermes M. Lourenço

24 comentários:

  1. Carolina Durães07 junho, 2012

    Bom dia Gláucia, tudo bem? Eu estava lendo a sua resenha e vi: "eu fiquei revoltada". Nesse instante, eu fiquei triste, mas depois disso, quando eu entendi o porque da sua revolta, eu comecei a rir. É um tipo de boa revolta, não é? Quando você lê o livro, e começa a discutir com os personagens, ou realmente fica brava com as atitudes, ou até mesmo quando você segue a sua lógica e no final não é aquilo que você imaginava. Vou admitir que eu ainda não li nenhum livro do autor (sim, eu sei, que vergonha). O livro faces de um anjo tem um estilo que eu realmente adoro, e depois de ler a sua resenha, tenho certeza de que vou me apaixonar pelo livro. Adorei a sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pois é, amore! Eu sou metida a inteligente e queria muito ter descoberto as motivações de Samael. Fiquei prestando bastante a atenção em tudo e quebrei a cara. kkkk Isso não é motivo para revolta? Quem não gosta de descobrir o assassino ou os segredos logo de cara? Olha quando penso nesse livro, fico imaginando como o autor teve essas ideias. Foram muito bem sacadas.

    Obrigada por comentar.

    bjs no core

    ResponderExcluir
  3. Elaine Velasco08 junho, 2012

    Quando li o livro, também fiquei muito surpresa com o final, que eu também não imaginava (nem de longe!), realmente surpreendente.

    ResponderExcluir
  4. Bom,a resenha ficou boa mesmo,e a capa é bem bonita!Confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro,mas ao longo da sua resenha me interessei muito pelo mesmo,adoro livros intrigantes que tenha um suspense,que faça o leitor querer ler sem parar!Vi que você amou o livro né? estou pensando seriamente em adquirir,também por ter historias mitologicas,que me atrai muito! Enfim,irei pesquisar para comprar com certeza!

    Nome seguidor: Paula Camargo Souza
    paulacamargo@comp.ufu.br

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é bem estilo anjos e demônios, e eu adoro suspense' ><
    A capa é linda,e eu adorei a protagonista seja mulher,da pra me identificar mais sabe?! rsrsr'
    Já ta na minha lista.Ótima resenha ^.

    ResponderExcluir
  6. Agora me diz, ele é muito esperto, né? Fiquei com tanta raiva por não ter conseguido alcançar a criatividade do autor. Adoro descobrir tudo antes do final do livro. Isso me motivo e aguça a minha curiosidade. Fico frustrada quando não consigo sacar as cosias loco de cara. Eu AMEI esse livro de verdade

    bjs no core

    ResponderExcluir
  7. Esse tipo de livro é bem a cara do Brown. Cheio de suspense, mistério e deixa o leitor roendo as unhas.Estou até agora boba com o desfecho da estória! Simplesmente ARRASOU!

    Bjs no core

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de livros que instigam a minha curiosidade. Fico roendo as unhas e prestando a atenção nos detalhes. Geralmente saco as coisas antes dos livros terminarem. Quer me frustrar é não conseguir advinha o final. Ai fico realmente frustrada. Eu nem de longe sonharia com a genialidade desse autor. O livro é realmente muito bom. Vale a pena gastar e comprá-lo.

    bjs no core

    ResponderExcluir
  9. Hermes M. Lourenço09 junho, 2012

    Olá Gláucia, tudo bem?
    Também já ouvi falar do livro. kkkkk
    Obrigado pela resenha. Ficou ótima!
    Aproveito para deixar a boa notícia de que já fechei com a Dracaena a publicação de um novo livro.
    Aguardem...
    Um forte abraço,
    Hermes M. Lourenço

    ResponderExcluir
  10. Ameeeei!
    Para começo de conversa amei a capa. O símbolo céltico no fundo, o anjo, ficou incrível. Eu tenho uma fixação por anjo, qualquer livro que tenha anjo no meio eu estou lendo hehe
    Eu sei que não se deve julgar o livro pela capa (aprendi isso com a serie Georgina Kincaid da Richelle Mead, as capas são horríveis, nunca me interessei de ler e quando por acaso li, fiquei chocada com o quão incrível os livros são) mas a capa e o tema já me chamaram a atenção. E eu andei dando uma olhada em outro livro do Hermes o ‘Enigma do Fogo Sagrado’ e a capa também é linda, lembrei logo de Stardust do Neil Gaiman, por causa das cores, alias o Gaiman é outro que só tem capas e ilustrações incríveis. Enfim, estou divagando hehe
    Tenho que ler esse livro e logo. É bem o estilo de leitura que eu gosto, algo instigante, que exija sua atenção aos detalhes.
    Adoro livros que envolvem mitologia e sobrenatural. Acho que são os que estão em alta ultimamente. Mas ai é que esta o desafio do autor, inovar. Fazer com que seu trabalho, entre tantos outros, se sobressaia.
    Agora só me resta ler para saber se esse livro vai sobressair no meu conceito :)

    Kezia Martins
    Kezia_gm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Cristiane dornelas12 junho, 2012

    Acho que já vi esse livro em algum lugar. Achei ele familiar pelo nome, mas não lembro de nada, nem pela sinopse. Bem, li a sinopse e achei muito legal. E pela resenha ele parece ser mesmo bom heim? Isso se não contar uns "fiquei furiosa" que você comentou ali xD eu achei engraçado isso. O livro parece ser bom e o gênero é um que eu estou adorando ler ultimamente. Queria ter a oportunidade de conferir esse livro. Quem sabe em breve?

    cristiane dornelas
    dornelas.cristiane2@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Antônio Derley12 junho, 2012

    Livro de suspense... Acho que esse e ficção são os melhores temas pra se ler. Esses livros que tem o ar curioso, que te empolga pra ler são os melhores e ultimamente tenho lido apenas isso. E ele tá inovando, colocando bruxas ao invés de apenas anjos, ou vampiros, ou etc. e isso sempre é bom. Me interessei por ele, assim que dê, lerei.

    antônio derley
    derley.dmpj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Achei interessante saber que a Letícia é uma bruxa.

    Suzy Xavier
    suzy_nyappy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um livro interessante.
    Quero muito ler ^^

    Lilian Ueda
    megumi_chan22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Estou louco para ler esse livro!
    A resenha está muito entusiasmada o que me faz crer que o livro é realmente muito bom!

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro. O mais breve possível!
    Eu amo histórias assim.
    E só de pensar em uma história onde o autor foi tão sagaz que é dificil de desvender o mistério que o cerca já fiquei empolgada!

    ResponderExcluir
  17. Pera aí! Para tudo!! Como eu não conhecia este livro???
    ADOREI!!!!
    E que resenha, heim minha filha!!! Faça me o favor!! Assim meu bolso não aguenta!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  18. Faz um tempo que não leio livros de
    suspense ( tenho me prendido muito aos sobrenaturais) e esse livro chamou a minha atenção pois já vi em algumas resenhas as pessoas falando que esse era um ótimo livro e a historia me pareceu interessante , pela sua resenha pude perceber que esse é um daquele livros que prende o leitor até o final da história , espero ler esse livro logo.
    Gostei muito da sua resenha.


    Seguidor : jaqueline silva
    E-mail: jakelinescustodio@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Que resenha apaixonada! Eu preciso desse livro. Fiquei muito curioda para saber se eu também ficarei com a mesma sensação de que não consegui desvendar os mistérios!
    Adorei!
    Mais um autor nacional que parece estar conquistando o mercado!

    ResponderExcluir
  20. um Dan Brown brasileiro? Sério! Já curti!
    Gosto de histórias bem construidas e com um Q de mistério e foi hilária sua forma de colocar que sentiu raiva kkkkkkkkkk
    Entendo como é isso, fico assim ao ler um policial que não consigo desvendar o mistério e no fim quando descubro me acho uma burra kkk

    ResponderExcluir
  21. Uau é só o que tenho que dizer sobre essa resenha e a proposta do autor!
    Esse aí pelo visto vai longe!
    Parabéns pela resenha entusiasmada e sincera e ao autor por toda sua sagacidade!

    ResponderExcluir
  22. Este livro é excelente. Indico para todos que fazem questão de uma leitura prazerosa.

    ResponderExcluir
  23. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir